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Em 1939 os Italianos resolveram desenvolver um motor em linha que fosse uma respostas aso Rolls Royce InglÊs e aos Daimler Bens alemão. A Isotta-Fraschini projetou este motos para ser usado no Caproni Vizzola F6, sucessor do modelo F.4

 

O motor era um desenho inusitado, um 24 cilindros em X com refrigeraÇão a ar. Os primeiros testes sÓ ocorreram em 1943, mas problemas de aquecimento e de perda de potencia estavam sem soluÇão quando o armÍsticio ps fima ao projeto. A idaie era usar o motor tamb;em no Reggiane 2004

 

 

 

 

 

 

 

O Unico F6 testado

 

 

 

Last edited by Augusto
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Rapaz,

 

Isso aí devia ser um pesadelo, igual ao Napier Sabre.

(Fico pensando nos mecânicos ajustando a ordem de ignição, "calando" magnetos, trocando pistão,  etc). 

 

Mas também, gerava mais de 3.000 hp em potência máxima.

 

 

Napier Sabre:

 

 

 

Para vê-lo em movimento (legal o funcionamento das "sleeve valves"):

 

http://www.enginehistory.org/C...e/NapierSabre_04.gif

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by Mano"El Coyote" Neto:

Parece o intestino grosso e o delgado!

Boa coisa não devia sair disso aí...

 

E tá faltando tubo, aí.

Ele só está com os tubos de admissão. 

Os tubos de escapamento iriam acoplados nas aberturas cobertas com uma tampa vermelha.

 

Este está completo:

(Tubos pretos: admissão.  Verdes: escapamento)

 

Obs.: São 28 cilindros dispostos em 4 estrelas de sete.

Observem o turbo-compressor embaixo ("super-charger").

 

Clique para ampliar:

 

 

 

Last edited by Gilson

É.

 

Foi o motor de aviação a pistão mais potente já fabricado e um dos últimos representantes de sua era.

A partir daí começaram a surgir os turbo-jatos e turbo-hélices.

Last edited by Gilson
Last edited by Mano"El Coyote" Neto

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