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Significa que ele é rápido de giro de asa e não tende a voltar para a posição inicial.  Isso é fundamental para uma aeronave que realize manobras de combate aéreo. Aeronaves com eixo longitudinal estável tendem a amortecer as variações de rolamento, de modo que mantêm uma proa estável. É o perfil buscado para aeronaves de trNsporte de passageiros. Aeronaves instáveis, tendem a aumentar a razão de giro a medida que recebem o comando de rolamento. Isso torna a aeronave mais ágil e arisca. A fim de reduzir a carga de trabalho dos pilotos para o voo reto e nivelado nestas aeronaves, em geral elas possuem sistema de estabilização eletrônica nos comandos de voo, a fim de corrigir repetidamente a trajetória de voo caso o piloto não esteja atuando de algum modo no manche. 

Prezados,

Estabilidade estática relaxada não é só pra caça. Tudo depende da missão e do emprego. O FD&C (Flight Dynamics and Control) pode variar de aplicação pra aplicação e temos projetos no Brasil que já empregarão esse conceito, como o Embraer 190-E2.

Com a estabilidade relaxada podemos aumentar o range específico assim como performance de decolagem e pouso. Tudo depende dos aerodinamicistas, controle de voo e do emprego do avião.

Se alguém quiser ler um paper de um PHD sobre o assunto, recomendo o link: http://arrow.utias.utoronto.ca...Revision_3_Paper.pdf

Boa leitura.

Abração,

Sydy

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