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Galera, estou sendo cutucado pra conseguir informaÇão sobre essa suposta versão de reconhecimento, com câmeras embutidas na fuselagem.  mas pelo que soube, essa foi uma versão proposta mas deixada de lado, jÁ que o uso dos pods de reconhecimento oferecem melhor desempenho e podem ser usados em qualquer aeronave. 

 

No entanto insistem que tal versão existe e que teria atÉ na deriva a designaÇão RA-1A.  AlguÉm me ajuda nisso?

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Em 2010, operam na Base Aérea de Santa Maria as seguintes unidades da FAB:

  • 1° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação (1º/10º GAv), o Esquadrão Poker, unidade de reconhecimento e ataque com aeronaves RA-1A e RA1-B (AMX).

Pois é Guacyr, disso eu sei também, a picuinha é que de algum lugar apareceu a informação que existe, ou existiu, uma versão especial de reconhecimento, com câmeras dentro da fuselagem, e com "RA-1A" pintado na deriva...

 

No site "sistemas de armas" eles citam que o Esq. Poker "realiza reconhecimento tático (Rec-tat) com os RA-1A e RA-1B"  Quando essa designação não existe...  RA-1A pelo que se mostra é apenas um A-1A com o pod de reconhecimento instalado.  Não é uma aeronave específica e exclusiva com essa função, nem existe "RA-1A"pintado na deriva de nenhum deles.  Se tiver, preciso ver...

Last edited by Felipe C. Miranda

As Unidades aéreas da Força Aérea Brasileira se encontram elencadas a seguir:

ComandoEsquadrãoCódigo Rádio (callsign)AeronaveFunçãoBase Aérea
I FAe1º/5º GAvRumbaC-95Treinamento Aviação de TransporteBase Aérea de Fortaleza
 2º/5º GAvJokerA-29A,A-29BTreinamento Avião de CaçaBase Aérea de Natal
 1º/11º GAvGaviãoUH-50Treinamento para Asas RotativasBase Aérea de Natal
II FAe1º/7º GAvOrunganP-95BPatrulha MarítimaBase Aérea de Salvador
 2º/7º GAvPhoenixP-95BPatrulha MarítimaBase Aérea de Florianópolis
 3º/7º GAvNetunoP-95APatrulha MarítimaBase Aérea de Belém
 4º/7º GAvCardealP-95APatrulha MarítimaBase Aérea de Santa Cruz
 1º/8º GAvFalcãoUH-1HDivervas das Asas RotativasBase Aérea de Belém
 2º/8º GAvPotiUH-50Divervas das Asas RotativasBase Aérea de Recife
 3º/8º GAvPumaCH-34Divervas das Asas RotativasBase Aérea dos Afonsos
 5º/8º GAvPanteraUH-1HDivervas das Asas RotativasBase Aérea de Santa Maria
 7º/8º GAvHárpiaUH-1H,H-60LDivervas das Asas RotativasBase Aérea de Manaus
 2º/10º GAvPelicanoUH-1H,SC-95BBusca e SalvamentoBase Aérea de Campo Grande
III FAe1º GAvCaJambock (1º/1º Pif-Paf (2º/1ºF-5E, AT-27CaçaBase Aérea de Santa Cruz
 1º GDAJaguarF-2000,AT-26,AT-27InterceptaçãoBase Aérea de Anápolis
 1º/3º GAvEscorpiãoAT-27,A-29ACaça e ataque leveBase Aérea de Boa Vista
 2º/3º GAvGrifoAT-27,A-29ACaça e ataque leveBase Aérea de Porto Velho
 3º/3º GAvFlechaAT-27,A-29ACaça e ataque leveBase Aérea de Campo Grande
 1º/4º GAvPacauAT-26Treinamento de caçaBase Aérea de Natal
 1º/6º GAvCarcaráR-35A,R-95Reconhecimento FotográficoBase Aérea de Recife
 2º/6º GAvGuardiãoR-99A/B,C-98Alerta Antecipado, Mapeamento do Solo, Inteligência EletrônicaBase Aérea de Anápolis
 1º/10º GAvPokerA-1,A-1BReconhecimento e AtaqueBase Aérea de Santa Maria
 3º/10º GAvCentauroRA-1,RA-1BAtaqueBase Aérea de Santa Maria
 1º/14º GAvPampaF-5EM,F-5FM,AT-27CaçaBase Aérea de Canoas
 1º/16º GAvAdelphiA-1,A-1BAtaqueBase Aérea de Santa Cruz
V FAe1º GTTCoral (1º/1º Cascavel (2º/1ºC-130E/HLançamento de Pára-quedistas e TransporteBase Aérea dos Afonsos
 1º/1º GTGordoC-130H/KC-130HReabastecimento em vôo e TransporteBase Aérea do Galeão
 1º/2º GTCondorC-99Correio Aéreo Nacional e TransporteBase Aérea do Galeão
 2º/2º GTCorsárioKC-137Reabastecimento em vôo e TransporteBase Aérea do Galeão
 1º/9º GAvAraraC-115, C-105Transporte de Tropas e de CargaBase Aérea de Manaus
 1º/15º GAvOnçaC-105, C-98ATransporte de Tropas e de CargaBase Aérea de Campo Grande
I COMAR1º ETATracajáC-95B, C-97, C-98 Base Aérea de Belém
II COMAR2º ETAPastorC-95, C-97 Base Aérea de Recife
III COMAR3º ETAPioneiroC-95B,C-97 Base Aérea do Galeão
IV COMAR4º ETACarajáC-95A, C-97 Base Aérea de São Paulo
V COMAR5º ETAPegasusC-95M, C-97, C-98A Base Aérea de Canoas
VI COMAR6º ETAGuaráC-95c,VC-97, C-98A, VU-35 Base Aérea de Brasília
VII COMAR7º ETACobraC-95B,C-97,C-98 Base Aérea de Manaus

Legenda:

  • GAv - Grupo de Aviação
  • GDA - Grupo de Defesa Aérea
  • GT - Grupo de Transporte
  • GTT - Grupo de Transporte de Tropa
  • ETA - Esquadrão de Transporte Aéreo
  • GAvCa - Grupo de Aviação de Caça

Outras unidades aéreas:

UnidadeEsquadrãoAeronaveBase Aérea
DECEAGEIVEC-95B/C,EU-93/AAeroporto Santos Dumont
CTAGEEVA-1,XU-93,C-95,C-97,T-25,AT-26,T-27,CH-55São José dos Campos
DEPENS1º EIAT-27Pirassununga, AFA
DEPENS2º EIAT-25A/CPirassununga, AFA
DEPENSClube de Vôo a VelaU-19,Z-15,Z-16,TZ-13Pirassununga, AFA
DEPENSSuporteC-95A, UH-50,U-7Pirassununga, AFA
Subordinado ao Gabinete do Comandante da AeronáuticaGTEVC-1A,VC-96,VU-93,VH-34,VH-55Base Aérea de Brasília
Subordinado ao Gabinete do Comandante da AeronáuticaEDAT-27Pirassununga, AFA

Só preciso ressaltar que o foco aqui é modelistico, não é uma questão operacional relativa aos A-1, e sim a dúvida levantada quanto a existência de uma versão de reconhecimento com cameras embutidas na fuselagem:

 

Motivo: inclusão de peça com a configuração da tal câmera no kit do AMX.

Outra questão:

 

Meu lobby em favor da inclusão da opção da A-1M está dando certo, mas estão pegando algumas coisas, e a mais complicada está sendo relativa ao painel de instrumentos frontal.  Não o painel especificamente, desse as fotos disponíveis já resolvem, mas está pegando ver uma foto mostrando aquela cobertura por cima dele... 

Originally Posted by guacyr:

No site do Rudnei cunha fala algo importante a respeito, que teriam sido 15 unidades ao serviço dedicado de reconhecimento, RA-1

http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/a-1.html

Sim, fala que teriam sido designadas 15 aeronaves, mas não tem foto de nenhuma, ele tão pouco fez perfil, logo creio que foi uma idéia abortada, no site Spotter, onde tem várias fotos de esquadrões, todos os aviões do Poker são A-1A normais.

Originally Posted by guacyr:

Você só poderia estar mesmo falando de aviãzinho de plástico, afinal está levantado sobre o AMX não é de agora.

Por estranho que possa parecer, é com os aviõezinhos de plástico que eu ganho meu pão, e pela primeira vez estou participando do desenvolvimento de um...

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by guacyr:

Você só poderia estar mesmo falando de aviãzinho de plástico, afinal está levantado sobre o AMX não é de agora.

Por estranho que possa parecer, é com os aviõezinhos de plástico que eu ganho meu pão, e pela primeira vez estou participando do desenvolvimento de um...

Não é estranho, estamos em fórum de modelismo, se alguém entender diferente, tem tomar remédio.

Em último recurso:

1º/10º GAV

PRIMEIRO ESQUADRÃO DO DÉCIMO GRUPO DE AVIAÇÃO

Base Aérea de Santa Maria - Faixa de Camobi, Km 12

Caixa Postal 951, CEP 97.001-970 - Santa Maria , RS

DDD

55

COMAR

V

PABX: 3220 3300 

FAX: 3220 3600 

Comandante: 3220-3660 

Comunicação Social: 3220 3672 

Portaria : 3220 3600 

Operações: 3220 3670 

Material: 3220 3667 

Pessoal: 3220 3680 

Inteligência: 3220 3662 

SPAA: 3220 3684 

PIS: 3220 3668 

Instrução: 3220 3673 
 

Até onde sei,foi desenvolvida um rack,e já vi foto do A-1 com esse rack de reconhecimento,que salvo engano era nacional.Já teve foto dele aqui,mas  não consigo localizar.

 Esse equipamento não teve uma vida opercional muito longa,pelo que sei.

 RA-1 é uma designacão  "extra oficial",seguindo o site sobre o esquadrão Poker,essa nomenclatura não era utilizada nas aeronaves,pois elas mantinham as mesmas capacidades de todo o lote,ataque.Apenas o esquadrão tinha a atribuicão de reconhecimento,mantendo sua capacidade de ataque.

 

 RA-1 é uma designacão  "extra oficial",seguindo o site sobre o 

Também acho, acho que não foram identificados visualmente RA-1, qualquer um pode ser, mas os pod devem estar nesta base de Santa Maria, os comprados pela FAB e os que ganharam da MB.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Tem não Guacyr...  Estou chegando à conclusão que RA-1A é apenas um termo burocrático, o avião é o mesmo.

Isto mesmo:

o Esquadrão "Poker", baseado em Santa Maria, RS, é a única unidade da FAB que tem por missão principal o reconhecimento tático, operando desde 1999 as aeronaves Embraer RA-1A/B AMX. O esquadrão realiza o Reconhecimento Tático como função primária e mantém a capacidade de ataque, interdição e apoio aéreo aproximado. 



Os RA-1 tem provisão para levar cameras internas num compartimento abaixo e a esquerda do cockpit. O Pallet III usa cameras Zeiss de longo alcance, para cobrir alvos de área e sensoriamento remoto. Este mesmo palete pode usar duas cameras Vinten 360 para baixa altitude. O casulo nacional Gespi é levado no cabide central e leva quatro cameras Vinten cobrindo a frente, abaixo e os lados da aeronave. Atualmente os RA-1 estão sendo equipados com os novos casulos Reccelite da Rafael (Israel) com datalink, podendo transmitir as imagens capturadas em tempo real.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Outra questão:

 

Meu lobby em favor da inclusão da opção da A-1M está dando certo, mas estão pegando algumas coisas, e a mais complicada está sendo relativa ao painel de instrumentos frontal.  Não o painel especificamente, desse as fotos disponíveis já resolvem, mas está pegando ver uma foto mostrando aquela cobertura por cima dele... 

Vou tentar um canal, o mesmo das fotos do Super Tucano da África.

Last edited by Guacyr.

Não se utiliza a denominação RA-1 na deriva das aeronaves, no entanto, existiu o pallet III durante um bom tempo. Deixou de ser utilizado por causa da evolução dos pods de rec. Já está aposentado com o Reccelite. Mas existem diferenças mínimas, que nada mais são a presença do painel de controle do pod de reconhecimento no cockpit. De resto a aeronave é igual às aeronaves do 3/10 gav. Não sei de cabeça a diferença do lote 2 e 3, mas sei que são significativas em relação ao lote 1 (1/16 gav), tal que o lote 1 não utiliza o Litening ou Reccelite. Isso vai ser corrigido com o A-1M que vai padronizar a frota.

Com a implantação dos pods israelenses, foi instalado o painel de comando sobre o painel das aeronaves mono. Não sei o porquê das biposto não operarem o pod.

Resumindo, existe sim o RA-1. A diferença das demais aeronaves é que ele tem a interface para a operação de pods de reconhecimento que as aeronaves dos outros esquadrões não possuem.

Tá procurando isso aqui Felipe?

 

 

Se reparar tem uma "janelinha" na lateral e outra na parte de baixo. É a melhor foto que já vi de A-1 com esse rack.  

 

Menciona-se muito "RA-1", mas não sei dizer se chega a ser uma designação oficial, pois nunca vi ela estampada na cauda de nenhum A-1. 

 

Abs

 

Serelle

 

O pod Orpheus (esses recebidos com os A-4 da Marinha. que é esse grande branco da foto) vai estar com o kit, só que na versão original, que é a mesma usada pelo italiano.  Essa "cabeça aerodinâmica" aí que é exclusiva do nosso, feita aqui mesmo no estilo "fundo de quintal", não vai ter...

Felipe,

 

Quando se falou em A-1 de reconhecimento apareceu um com uma espécie de Rac que ficava acoplado ao avião  proximo ao bico do avião e se não me engano do lado direito. Ficava uma protuberância apenas. Achei muito moderno na época. Mas não sei se foi operacional. Acredito que devo ter essa foto em alguma revista. Vou procurar para você. Pode ser o que procura.

 

Ayres

A "dead-line" do projeto é final de Julho, acho que até lá, que é quando tem que se encerrar todas as dúvidas e pendências para o projeto seguir para a confecção dos eletrodos, a coisa virá à tona publicamente.

Um monoplace bem injetadinho, com saída dos canhões diferentes das versões daqui e italianas resolvidas, com armamentos e pods bacanas e uma folha de decais que possibilite fazer Centauro/Poker/Adelphi e mais uns 2 ou 3 italianos (atuantes no Kosovo e Afeganistão por exemplo), deixará qualquer modelista bem faceiro!!!

 

 

Os decalques não serão FCM, até porque não tenho porte pra bancar essa empreitada, talvez eu possa contribuir com a arte dos decalques, mas ainda não fui convidado a isso...  Independente de qualquer coisa, vai ter sim decalque FCM sendo feito em paralelo pra sair junto com o kit.

O projeto está sendo feito trabalhando tanto as versões mono e biplace. Me procurem no salão da APRJ para verem a coisa em detalhes. 

 

Alguém sabe onde tem foto do A-1M por cima?  Parece que ele tem uma série de antenas achatadas novas que o A-1A não tem...

Last edited by Felipe C. Miranda

Boa noite Felipe!

Falei com um amigo piloto de AMX e que voou no 1/10...e acompanha a aeronave desde os primeiros aviões do 1/16...ele me disse que nunca houve qualquer versão que tivesse fuselagem ou asa modificada para abrigar um conjunto de câmeras, como por exemplo o Mirage R ou o RF 5.

Abs

Originally Posted by Los:

agora que eu atentei para algo...o AMX so tem radar agora?? ou antes tinha tb??

Los, sem radar um avião a jato não tem como sair do chão em segurança...  Até pode voar, mas só no visual.  São maquinas muito caras pra correr esse risco...

a pergunta foi sem pe nem cabeca mesmo..hahahah

achei que eram iguais aos Xavantes,sem radar..

perguntei pois os AMX sempre tiveram aquele cone preto pequeno...nao achei que daria uma antena ali dentro...hahahhaa

Last edited by Los
Originally Posted by Lourenço:

Boa noite Felipe!

Falei com um amigo piloto de AMX e que voou no 1/10...e acompanha a aeronave desde os primeiros aviões do 1/16...ele me disse que nunca houve qualquer versão que tivesse fuselagem ou asa modificada para abrigar um conjunto de câmeras, como por exemplo o Mirage R ou o RF 5.

Abs

 

Lourenço e Felipe, 

 

então o que são estas janelinhas neste A-1 que postei lá trás?

 

 

Alguém me explica?

 

Abs

 

Serelle

Originally Posted by Serelle:
Originally Posted by Lourenço:

Boa noite Felipe!

Falei com um amigo piloto de AMX e que voou no 1/10...e acompanha a aeronave desde os primeiros aviões do 1/16...ele me disse que nunca houve qualquer versão que tivesse fuselagem ou asa modificada para abrigar um conjunto de câmeras, como por exemplo o Mirage R ou o RF 5.

Abs

 

Lourenço e Felipe, 

 

então o que são estas janelinhas neste A-1 que postei lá trás?

 

 

Alguém me explica?

 

Abs

 

Serelle

Este é o famigerado Pallet 3...

 

Originally Posted by Los:

a pergunta foi sem pe nem cabeca mesmo..hahahah

achei que eram iguais aos Xavantes,sem radar..

perguntei pois os AMX sempre tiveram aquele cone preto pequeno...nao achei que daria uma antena ali dentro...hahahhaa

Todo o espaço do canhão para frente, seja preto ou camuflado, seria para a antena do radar. Mas o que se tem até hoje é um lastro de chumbo. Os radares para o A-1 ficaram durante muito tempo nas prateleiras da Mectron por falta de dinheiro, e o A-1 durante muito tempo foi um Xavantão que faz REVO e CCIP...

 

agora com a modernização que eles serão instalados. 

Serelle, boa noite!

Vou verificar com o meu amigo, mas conhecendo o tamanho das câmeras de Rec Ae o espaço existente abaixo do cockpit inviabiliza uma instalação.

Mas não custa nada saber que painel de acesso ou entrada é essa que aparece na foto... Mas que não é para uma câmera, a certeza é quase que absoluta.

Assim que souber eu posto a resposta.

Abs

 

 

O que eu entendo é que o tal pallete 3 e as cameras na fuselagem são um conceito de reconhecimento tático antigo, que surgiu na WW2 e seguiu até os anos 80.   Com os pods externos se miniaturizando e ganhando mais capacidade, o uso de cameras fixas na aeronave se tornaram uma idéia velha. 

Acredito que por conta dessa evolução dos recon pods que a idéia do pallete 3 foi abandonada por nascer obsoleta.

Se nos anos 70 conseguiram colocar 3 câmeras no pequeno nariz de um F-5, não seria difícil colocar 2 naquele espaço do AMX.

Se não são câmeras, o que são? Se os caras que estão fazendo o kit querem saber, é preciso ir até o fim. A possibilidade existe, o Rafael disse que usaram, tem foto mostrando algo que "pode ser", então tem de verificar.

Minha opinião.

Abs

Serelle
Originally Posted by Lourenço:

Serelle, boa noite!

Vou verificar com o meu amigo, mas conhecendo o tamanho das câmeras de Rec Ae o espaço existente abaixo do cockpit inviabiliza uma instalação.

Mas não custa nada saber que painel de acesso ou entrada é essa que aparece na foto... Mas que não é para uma câmera, a certeza é quase que absoluta.

Assim que souber eu posto a resposta.

Abs

 

 

Esta câmera era para tirar fotos panorâmicas lateralmente. Acredito que foram aposentados por que o tipo de câmera se tornou obsoleta e se tinha o pod Gespi. Amanhã pergunto pro pessoal das antigas do 1/10 se cruzar com alguém pela base. 

 

Curiosidade: o pod Orfeu chegou sem condição de uso repassado pela Marinha, no entanto, um suboficial gasoso (o mesmo que fez o painel de controle do Gespi... Pq não veio de fábrica) consertou o mesmo com correia de máquina de lavar (ele viu pelos catálogos que era compatível) e reparando a placa de circuito impresso. Essa brincadeira custou a bagatela de 250 reais de material que o esquadrão gastou... Se fosse o fabricante, não sairia por menos que algumas centenas de milhares de dólares...

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

O que eu entendo é que o tal pallete 3 e as cameras na fuselagem são um conceito de reconhecimento tático antigo, que surgiu na WW2 e seguiu até os anos 80.   Com os pods externos se miniaturizando e ganhando mais capacidade, o uso de cameras fixas na aeronave se tornaram uma idéia velha. 

Acredito que por conta dessa evolução dos recon pods que a idéia do pallete 3 foi abandonada por nascer obsoleta.

A vantagem do pallet 3 é que, por estar incorporado à fuselagem, não gera o arrasto que um pod gera por estar pregado em baixo da aeronave. Geralmente a missão de reconhecimento tático acontece com apenas uma aeronave lambendo o chão apenas com armamento de autodefesa em linhas inimigas, então qualquer drag a mais atrapalha. Mas os novos pods, por terem capacidade digital e lente fuderosa aliada ao IR, permitem que seja realizado um rec stand off ou acima da capacidade dos manpads. 

Conversei com o pessoal do 1/10 gav pra tirar as dúvidas da versão de rec.  Existiram três pallets de reconhecimento. O pallet 1 nunca foi utilizado. A aeronave da foto está equipada com o pallet 2, com a câmera obliqua lateral. Este foi utilizado normalmente, mas saiu de uso por falta de material para manutenção. O pallet 3 ficava na mesma posição, no entanto a câmera ficava apontada para baixo e tinha um leve calombo na parte inferior do pallet para acomodação da câmera. Era o mesmo sistema utilizado no R-35 (learjet) na época que ele utilizava filme fotográfico. No entanto, era muito sensível  as forças G aplicadas no voo a baixa altura e com o tempo as câmeras se danificaram. Tempo de vacas magras e os pallets foram deixados de lado por causa do custo do reparo. Com a chegada do Reccelite, tornaram-se obsoletos e foram aposentados.
Originally Posted by Rafael:
Originally Posted by Los:

a pergunta foi sem pe nem cabeca mesmo..hahahah

achei que eram iguais aos Xavantes,sem radar..

perguntei pois os AMX sempre tiveram aquele cone preto pequeno...nao achei que daria uma antena ali dentro...hahahhaa

Todo o espaço do canhão para frente, seja preto ou camuflado, seria para a antena do radar. Mas o que se tem até hoje é um lastro de chumbo. Os radares para o A-1 ficaram durante muito tempo nas prateleiras da Mectron por falta de dinheiro, e o A-1 durante muito tempo foi um Xavantão que faz REVO e CCIP...

 

agora com a modernização que eles serão instalados. 

exato!

eles nunca tiveram radar!

...só agora, depois de 30 anos, é que vão colocar um radar. houve até alteração estrutural para receber essa "novidade"...

Eu achei que sempre tiveram, pois foram projetados para ter, mas faltou grana, a falta de radar não os impedia de voar, o radar não é para navegação, para navegação usam-se outros instrumentos, como o Mirage 5, não tem radar.

Originally Posted by Rafael:
Originally Posted by Los:

a pergunta foi sem pe nem cabeca mesmo..hahahah

achei que eram iguais aos Xavantes,sem radar..

perguntei pois os AMX sempre tiveram aquele cone preto pequeno...nao achei que daria uma antena ali dentro...hahahhaa

Todo o espaço do canhão para frente, seja preto ou camuflado, seria para a antena do radar. Mas o que se tem até hoje é um lastro de chumbo. Os radares para o A-1 ficaram durante muito tempo nas prateleiras da Mectron por falta de dinheiro, e o A-1 durante muito tempo foi um Xavantão que faz REVO e CCIP...

 

agora com a modernização que eles serão instalados. 

Putz....típico do LisarB...

Voces também sabiam o porquê dos AMX italianos sempre voarem com Sidewinder na ponta das asas e os nossos sempre andarem com os trilhos vazios (no máximo com mockups de madeira do Piranha)?

Era porque não havia conecção entre o cockpit e os trilhos, os nossos eram simplesmente incapazes de disparar um missil.  Na verdade ainda são, devem passar a ter essa capacidade agora com o upgrade para A-1M...

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by azotta:
Originally Posted by Rafael:
Originally Posted by Los:

a pergunta foi sem pe nem cabeca mesmo..hahahah

achei que eram iguais aos Xavantes,sem radar..

perguntei pois os AMX sempre tiveram aquele cone preto pequeno...nao achei que daria uma antena ali dentro...hahahhaa

Todo o espaço do canhão para frente, seja preto ou camuflado, seria para a antena do radar. Mas o que se tem até hoje é um lastro de chumbo. Os radares para o A-1 ficaram durante muito tempo nas prateleiras da Mectron por falta de dinheiro, e o A-1 durante muito tempo foi um Xavantão que faz REVO e CCIP...

 

agora com a modernização que eles serão instalados. 

exato!

eles nunca tiveram radar!

...só agora, depois de 30 anos, é que vão colocar um radar. houve até alteração estrutural para receber essa "novidade"...

 

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Voces também sabiam o porquê dos AMX italianos sempre voarem com Sidewinder na ponta das asas e os nossos sempre andarem com os trilhos vazios (no máximo com mockups de madeira do Piranha)?

Era porque não havia conecção entre o cockpit e os trilhos, os nossos eram simplesmente incapazes de disparar um missil.  Na verdade ainda são, devem passar a ter essa capacidade agora com o upgrade para A-1M...

 

Ficamos sabendo de cada coisa que chega a dar arrepios. Como assim não tem radar e não lança mísseis ???? Inacreditável como o governo fazia propaganda desse avião na melhor década, e na verdade eram ocos como aqueles mísseis que os russos colocavam em desfile. RIDÍCULO !

 

Originally Posted by guacyr:

Parece que tinha dois que podiam disparar sidewinders.

Dois entre cinquenta e tantos...  Legal, era o suficiente para as apresentações...

É como o Rafael falou: o A-1A é um "xavantão". Como A-1M ele passa a ser o que o italiano já é desde o início...

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:
Originally Posted by guacyr:

Parece que tinha dois que podiam disparar sidewinders.

Dois entre cinquenta e tantos...  Legal, era o suficiente para as apresentações...

É como o Rafael falou: o A-1A é um "xavantão". Como A-1M ele passa a ser o que o italiano já é desde o início...

 

não vamos nos esquecer que a "doutrina" da FAB também mudou há pouco tempo... na época em que o AMX entrou em operação era o vetor mais moderno que possuíamos. para se ter uma idéia, era o único que tinha RWR e que tinha um computador de bordo, que permitia calcular o CCIP das bombas (burras!)...

além disso, o Mirage III não tinha mísseis também! o super 530 ficou operacional por muito pouco tempo e eu não sei se o F-5E estava realmente habilitado a disparar os AIM-9B que a FAB tinha...

A mentalidade dos nossos brigadeiros estava "travada" na segunda guerra mundial! avião com canhão para combate aéreo e com bomba para ataque ao solo!

ou seja, só fomos nos "modernizar" a partir do início dos anos 2000!

 

 

Last edited by azotta
Originally Posted by guacyr:

1- Achavam que nunca iriam entrar em guerra novamente.

2-Metralhadoras e canhões e bombas de queda livre já seriam o bastante para conter quaisquer levantes populares.

Nenhum caminho leva mais fácil à ruína que o excesso de confiança...

Olá Felipe, tudo bem?

 

Sim, houve uma versão adotada pela FAB que incluía uma "caixa" com algumas câmeras, intalada no lado direito da aeronave, logo abaixo do tanque de combustível interno do cockpit. Tenho foto disso.

Sim João, esse assunto é antigo, do tempo que o AMX 1/48 da Kinetic estava sendo desenvolvido (voce cavou fundo pra trazer isso a tona de novo), isso quatro anos atrás...

A coisa já está bem esclarecida hoje.  

Esses RA-1 AMX da Base Aérea de Santa Maria possuiam o mesmo pod de reconhecimento colocados na parte inferior do Learjet de reconhecimento.

 

Tenho fotos desses A-1s ainda com o padrão cinza de camuflagem, mas não sei como postar aqui no WK.

Ricardo Leão posted:

Se alguém tiver um email e que saiba dispor a imagem nesse artigo para todos posso enviar por email.

 

Manda pra mim que eu coloco no Imgur.

fcmdecal@yahoo.com

Last edited by Felipe C. Miranda

Aqui estão as fotos que o Ricardo me enviou.  Realmente eu não conhecia essa variante, com essa protuberância:

A versão que conheço é essa das fotos abaixo. Com abertura ambaixo e na lateral:

parece que a FAB abandonou essas versões com câmeras embutidas por uma questão de desempenho.  O uso do pod especializado é o esquema usado atualmente.

Last edited by Felipe C. Miranda

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