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Boa noite, ilustres colegas!

Como relatei nesse tópico aqui, estou retornando ao hobby depois de mais de uma década afastado. Quando parei de montar kits tinha recém adquirido uma série de ferramentas novas (incluindo um aerógrafo) que não cheguei a me familiarizar, então está sendo todo um aprendizado novo.

Para (re-)começar escolhi um dos kits que estavam guardados no meu armário que me pareceu de montagem mais simples. Esse aqui:

Caixa

A ideia é montar direto da caixa, com o mínimo possível de firulas. E o kit ajuda bastante: as cores necessárias para a montagem, a rigor, são apenas Olive Drab, Preto Fosco, Branco brilhante e cinza. Além dessas vou usar algumas outras para dar alguns efeitos básicos e melhorar os detalhes.

Em tempo: ao longo da montagem todas as críticas e sugestões são bem-vindas. Sei que minhas habilidades de modelista são bem modestas (especialmente comparando com a média do pessoal aqui), mas a ideia é melhorar sempre.

Abrindo a caixa encontramos algo interessante: as metades da fuselagem vem protegidas não em um bag, mas amarradas e uma lâmina de papelão:

Sprues

O kit vem injetado em plástico preto, o que a princípio parece bem legal (afinal, é a cor do avião, não?), mas vai gerar alguns problemas (especialmente para o tapado aqui que não se tocou de colocar um primer...).

O longo tempo guardado causou o aparecimento de um tipo de mofo no plástico, mas nada que não tenha sido resolvido na lavagem das árvores.

Sujeira

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Nos primeiros passos na montagem fiz o cockpit:

Aqui já foi o primeiro aprendizado. Usei os decais do kit, mas além de bem simplórios eles não são compatíveis com o relevo do plástico

Cockpit

Juro que não consigo entender esse tipo de coisa... 

No assento ejetor apliquei o básico: um pouco de washed no assento e um pouco de dry brush nas laterais. Deu uma ressaltada (não tão óbvia nas fotos). A parte onde encaixa o assento ficou meio suja. Não dei bola por que vai sumir.

No painel resolvi dar uma melhorada com tintas clear (Tamiya):

Painel melhorado

Longe de ser aquela maravilha, mas deu um up.

Também comecei a pintar algumas peças ainda no sprue. Portas do porão de bombas, trens de pouso e portas dos trens de pouso. Todas em branco brilhante. E foi aqui que os problemas começaram. Estou usando Revell acrílica e simplesmente está complicadíssimo de me acertar com o aerógrafo. Se uso uma diluição que dá uma boa cobertura o aerógrafo entope. Se diluo mais a tinta... entope também! Usei água, para ver se não secava tão rápido e, adivinhem, entupiu de novo.

O aerógrafo nunca havia sido usado, e só hoje precisei desmontar e limpar 3 vezes. Se me conheço bem é CERTEZA que antes do Natal (provavelmente muito antes) vou arruinar o bicho, batendo a agulha em algum lugar.

Nas fotos abaixo da para ver a diferença da pintura com diferentes diluições:

Problemas com branco brilhante

À direita, em cima, portas do porão de bombas. Ficaram joia.

À esquerda, embaixo, cabides de bomba. Uma bela caca....

(A pintura parece amarelada, mas é por causa da luz. Na hora da foto estava com uma lâmpada morna).

Se estiver pintando com acrílica esse entupimento no nose dele e comum

Um macete além do básico ar-tinta-ar e sempre que pintar por um tempo maior dar uma empurrada forte em uma outra superfície isso elimina o acúmulo da tinta acrílica que fica na agulha e na saída

Esse acúmulo tb e devido a pressão do compressor que vc está usando e a forma que está aplicando a carga de tinta

Prezado Henrik:

Alguns painéis são injetados com o relevo dos instrumentos para o caso do modelista preferir pintá-los. Se você vai utilizar os decais, basta lixar o relevo e aplicar os decais normalmente. Se o relevo não for muito proeminente, talvez a aplicação de um bom amaciante de decais faça o mesmo se conformar.

Abraço do Jet e bom retorno ao hobby

Boa noite, pessoal!

Depois de muitas agruras com o aerógrafo resolvi simplesmente aposentá-lo. Não dava. Eram 2 minutos funcionando (mal) e 30 minutos limpando aquela encrenca. Ressuscitei o meu antigo (mandei para manutenção) e adquiri um novo da Steula (acredito que essa marca não seja censurada). Está tudo correndo bem. Sem maiores entupimentos (inclusive quando usei o aerógrafo com a "famigerada" Acrilex para pintar umas molduras da minha digníssima esposa).

Segui com a montagem, mas terminei não relatando aqui.

O estado atual do bichinho é esse:


Envernizado na parte de cima, ainda hoje deve começar a ganhar decais. Em seguida envernizo a parte de baixo. Tudo sob controle. Na sequência pretendo fazer um desgaste leve (até faria um pesado, mas não domino as técnicas, então por enquanto vou pegar leve).

Agora enfrento problemas com a transparência do cockpit. Dei um banho de Brilho Fácil para dar mais brilho, só que ficaram algumas marcas de escorrimento. Para tentar tirar apliquei MAIS Brilho Fácil, só que com um cotonete. Aí esbranquiçou boa parte da peça.
Tentei remover com o removedor adequado, mas não saiu tudo. Pasta de dente também não adiantou.

Agora não sei se continuo tentando, se tento outro banho de Brilho Fácil....


E nem tenho ideia de como vou mascarar essa traquitana. Apesar de estar demarcada, a demarcação não é em relevo (sei lá como foi feita), então nem tem como cortar a fita depois de colar. Acho que vai ter ser na base dos micro-quadradinhos (tremendo serviço chato...).

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Considerando que é Academy, verifique se o relevo das linhas do canopy não está POR DENTRO !! ... Isso aconteceu comigo quando montei o F-86. Foi a maior dor de cabeça .

Não sei como o amigo aplicou o Brilho Fácil no canopy, mas eu procedo assim:

- Separo uma caixa para a secagem (proteger do pó)

- Deixo uma folha de papel-toalha dobrada em dois ou quatro para absorver justamente o excesso que vai escorrer.

- Com uma pinça (a mais fina possível) seguro o canopy e mergulho na cera; retiro e faço as arestas, cantos, entrarem em contato com o papel toalha; normalmente isso já "suga" um pouco do excesso. Depois coloco o canopy dentro da caixa, repousando sobre o papel toalha dobrado (num local diferente do utilizado primeiro para absorver o excesso) e deixo secar fechado, de um dia para outro.

Espero ter ajudado. Abraço do Jet

Muito obrigado pelo toque, Jet. Vou dar uma olhada.

Mas terminou que estou encomendando umas máscaras da Eduard para fazer a pintura do canopy. Até lá o modelo está em stand-by (mas já recebeu os decais, etc...).

Sobre o Brilho Fácil, faltava o passo 3 da sua técnica. Depois de passar uns dias para remover a primeira camada, tentei de novo e fiz isso de encostar as arestas no papel toalha. Deu boa.

Vou ver se atualizo as fotos aqui.

De novo, muito obrigado!

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