Skip to main content

Galera, gostaria de saber se o F-15K Koreano seria equivalente ao F-15E da USAF, digo em termos de montar um kit do F-15E como F-15K.  Havendo diferenÇas alÉm do decalque, na maquina tem diferenÇa tambÉm?

Last edited by Felipe C. Miranda
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Valeu Cesar, mas nesse meio tempo eu achei uma pagina especifica sobre o F-15E (http://www.f-15e.info/joomla/) e descobri que tanto O F-15K como as demais versões de exportação do F-15E usam o bocal de exaustor com pétalas, semelhante ao escapamento do F-16 (o motor é superior ao usado nos F-15E americanos).  A versão americana vem com as tubeiras sem as pétalas externas, exibindo o mecanismo de fechamento da tubeira, e assim é o kit da Tamiya 1/32.

Sei que a Academy tem o kit pronto, minha questão é até aquele momento não conhecer as diferenças, e a intenção seria montar um F-15E 1/32 diferente do americano, sair do ponto comum...

Last edited by Felipe C. Miranda

Pois é Leonardo, mas estou encontrando dificuldade pra conseguir fotos em close da versão saudita,  eles levam um escrito em árabe embaixo da insignia da fuselagem que nenhuma foto mostra direito...  O de Singapura tem umas carenagens estranhas de cada lado do cockpit, os demais é só trocar as tubeiras.  Reparei que está paupérrima a oferta de decalques pra F-15E, na 1/32 então não tem nada.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Valeu Cesar, mas nesse meio tempo eu achei uma pagina especifica sobre o F-15E (http://www.f-15e.info/joomla/) e descobri que tanto O F-15K como as demais versões de exportação do F-15E usam o bocal de exaustor com pétalas, semelhante ao escapamento do F-16 (o motor é superior ao usado nos F-15E americanos).  A versão americana vem com as tubeiras sem as pétalas externas, exibindo o mecanismo de fechamento da tubeira, e assim é o kit da Tamiya 1/32.

Sei que a Academy tem o kit pronto, minha questão é até aquele momento não conhecer as diferenças, e a intenção seria montar um F-15E 1/32 diferente do americano, sair do ponto comum...

Nem todos, Felipe... o saudita, por exemplo, usa tanto a tubeira no estilo "turkey feathers" americano como o estilo coberto, de exportação:

 

 

 

 

[img]http://cdn-www.airliners.net/a...os/9/1/9/2062919.jpg[/img]

 

Tenho os decais da Two Bobs em casa... posso te mandar um scan da insígnia com a inscrição, se quiser...

 

Abs!

 

 

 

 

Last edited by Urubu-Rei

Eu tenho o F-15K, Felipe. Pensei em converter ele pra versão L mas acho que vale mais a pena comprar o F-15L de uma vez, pois os armamentos e os decalques da Isracast são bem carinhos...

 

Preciso de algo da versão K?

Caiu do céu Jonck!  Se voce puder escanear a folha de decalque em boa qualidade (400 DPI)e junto a instrução de aplicação deles (200 DPI), seria tudo que eu preciso!

 

Realmente a Academy tem o F-15I (não L) que já vem com armamentos israelenses, comprar esses itens separados da isracast saem muito caros mesmo.  A Skunkmodels (do grupo Kinetic) tem esses armamentos israelenses 1/48 em sets separados que não saem tão caros, isso porque eles vendem os F-16 israelenses mas vem com armamento americano padrão de todos os kits.

 

 

 

Last edited by Felipe C. Miranda

no caso do F-15I, a academy não fez todas as mudanças necessárias nele, literalmente pegaram o kit do F-15E e fizeram só o cockpit do I, o decal Ra'am, e os misseis, no caso o AGM-142 e o Python 4. Isso sem dizer que o radome está errado, eu mesmo em função disso desisti desse kit. Comprei um E da revell, o set da Isracast para converter em I, e o decal. Seria melhor no caso Felipe, você ver primeiro se existe um set para a versão Slam Eagle da Coréia do Sul e o decal, se tiver ambos, compensa mais pegar o revell e converter!

Na verdade André, o que eu estou querendo é colher dados dessas versões de exportação pra juntar tudo em um decalque, 1/32.   Sei que F-15E na 1/48 é o Revell e fim de papo, já comprar o set de conversão da isracast na 1/48, é basicamente só a tubeira com pétalas e mais duas pecinhas que a imagem não me permitiu identificar:

 

O kit da Academy tem suas imperfeições se comparado ao Revell, mas pra quem convive bem com elas, acho o kit bem válido...

Na 1/32 a conversão é bem mais extensa:

 

 

Mas pra mim as tubeiras feitas pela Aires dão surra nessas da Isracast.

Last edited by Felipe C. Miranda

na verdade é bem mais que as tubeiras! A antena da cauda esquerda é diferente da versão E, é mais fina. A segunda mudança, são o primeiro pilon de cada lado, que fica nos tanques conformais. A terceira mudança é a antena na frente do parabrisa que no kit da academy não vem, nem e nenhum kit do E. A quarta mudança é o sensor que fica na parte de trás da cauda esquerda, ao lado do estabilizador esquerdo. A quinta mudança é um sensor oval que fica em cima da fuselagem ao lado direito do freio de velocidade, e a sexta e ultima mudança são exatamente os exaustores dele. Isso tudo no lado externo.  Eu terminei o meu F-15I coisa de duas semanas atrás, e as fotos dele estão na bancada virtual de aviação aqui do site!

 

O que vem nesse set em resina é justamente:

1) Antena que fica na frente do parabrisa

2) Sensor oval que fica em cima da fuselagem, no lado direito do freio de velocidade!

3) Primeiro pilon de cada tanque conformal

4) Antena da cauda esquerda

5) Sensor que fica atrás da cauda esquerda, ao lado do estabilizador esquerdo

6) Exaustores

 

Dentro, o cockpit dele é totalmente diferente do F-15E, no caso, eu usei um Aires do F-15I feito para o kit da revell mesmo!

 

Um abraço!

Last edited by AndréRM

Entendo que quando se conhece tais diferenças, se busca faze-las.  Se voce não citasse, eu continuaria como até agora: enxergando como diferença apenas o lance das tubeiras, e a massiva maioria acho que está na mesma situação minha, por isso que continuo considerando o kit da Academy válido.  Pra massiva maioria a diferença que mais se enxerga é o armamento diferente e a Academy pelo jeito ainda chegou a fazer o cockpit diferente!

 

ressalva: 

Não estou desmerecendo suas observações André, só colocando aqui o ponto de vista do mercado massivo.  Pra mim que além de modelista sou também produtor dentro desse mercado e tendo contato com outros produtores, consigo enxergar a coisa por um angulo diferente de quem apenas monta.  Tá certo que são detalhes que poderiam ter sido incluídos como pecinhas adicionais em cantos das arvores de peças, mas pra discutir isso eu teria que conhecer os protocolos de produção de peças, daí não falo nada.  Mas quando vemos modelistas montando A-4E como da Marinha do Brasil, se lixando para todos os alertas que não é a mesma coisa, o F-15I da Academy está bem legal né?   Do outro lado temos modelistas que se preocupam ate se o gabarito da banda de rodagem dos pneus está correta...  Essa diversidade é que garante a sobrevivência do kit da Academy e sets de resina como da israCast.

Last edited by Felipe C. Miranda

Bom, acho que o tópico era diferença do E para a versão K, e acabei jogando o assunto para a versão I e o André já deu várias dicas 

 

Enfim, a dúvida ficou a respeito das diferenças entre a E a K...seria só o fechamento em pétala?

Segundo a Wikipedia, as diferenças seriam essas:

 

The F-15K variant has several features not typically found on F-15Es, such as an AAS-42 Infra-red search and track,[94] a customized Tactical Electronics Warfare Suite to reduce weight and increase jamming effectiveness,[94] cockpit compatibility with night vision device, ARC-232 U/VHF radio with Fighter Data Link system, and advanced APG-63(V)1 mechanical-scanned array radar. The APG-63(V)1 radar has common digital processing equipment with the APG-63(V)3 AESA radar, and thus is upgradable to an AESA radar via antenna replacement.[82] The F-15K is equipped with the Joint Helmet Mounted Cueing System.[94] Weapons such asAGM-84K SLAM-ERAGM-84H Harpoon Block II, and JASSM have been integrated.[95]

 

Trocando em miúdos, além do lance das pétalas da tubeira, deve ter diferenças nas anteninhas que pede um olhar com lupa pelo avião todo.

 

O que apresenta uma diferença bem maior me parece o de Singapura:

 

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Entendo que quando se conhece tais diferenças, se busca faze-las.  Se voce não citasse, eu continuaria como até agora: enxergando como diferença apenas o lance das tubeiras, e a massiva maioria acho que está na mesma situação minha, por isso que continuo considerando o kit da Academy válido.  Pra massiva maioria a diferença que mais se enxerga é o armamento diferente e a Academy pelo jeito ainda chegou a fazer o cockpit diferente!

 

ressalva: 

Não estou desmerecendo suas observações André, só colocando aqui o ponto de vista do mercado massivo.  Pra mim que além de modelista sou também produtor dentro desse mercado e tendo contato com outros produtores, consigo enxergar a coisa por um angulo diferente de quem apenas monta.  Tá certo que são detalhes que poderiam ter sido incluídos como pecinhas adicionais em cantos das arvores de peças, mas pra discutir isso eu teria que conhecer os protocolos de produção de peças, daí não falo nada.  Mas quando vemos modelistas montando A-4E como da Marinha do Brasil, se lixando para todos os alertas que não é a mesma coisa, o F-15I da Academy está bem legal né?   Do outro lado temos modelistas que se preocupam ate se o gabarito da banda de rodagem dos pneus está correta...  Essa diversidade é que garante a sobrevivência do kit da Academy e sets de resina como da israCast.

 

Concordo com o que disse Felipe, mais se a academy se deu ao trabalho de fazer certos detalhes que são diferentes para a versão I, porque não fez todas as mudanças então? Já que tiveram iniciativa, que as tivesse feito. Realmente não é todo modelista que se preocupa com as diferenças entre as versões, mais 95% com certeza se importa. Esse set da Isracast é perfeito diga-se passagem, justifica cada centavo pago. Agora, se pra você não tem tanta importância estes pequenos detalhes, melhor, vai gastar menos, será menos uma dor de cabeça. Eu mesmo tive que esperar pelo set, esperar pelo decal, só o cockpit foi mais facil de encontrar. Voltando ao kit da academy, acho que vai acabar o mundo, e eles não vão acertar um radome, pois não é só alguns dos detalhes diferentes que deixaram de fazer, mais o radome também! E o do K, E deles também está com a mesma irregularidade!

 

Um abraço!

Isso mesmo André, a única observação que eu faria ao que voce disse:

 

"Realmente não é todo modelista que se preocupa com as diferenças entre as versões, mais 95% com certeza se importa."

 

Se 95% se importasse, a Academy com certeza seriam mais precisa nos detalhes.  A HobbyBoss / Trumpeter, com seu padrão de qualidade super irregular, já teriam falido, e os fabricantes amargariam encalhes enormes de seus kits errados.  

Mas não é isso que vemos, mais uma vez entra o ponto de vista de nicho: Um modelista do seu nível é parte de uma casta significante e que marca presença, mas não é a que sustenta essa produção.  Tem um lojista aqui no Rio que costuma dizer: "Se eu dependesse de modelista eu estaria falido".  O que afirma que a maioria que compra é o montador eventual.

Resumindo:  Os que se importam, os modelistas aplicados, se muito, não chegam a 30% do mercado total que compra kits.  Nós nos achamos muitos porque somos ativistas, aparecemos muito, mas só fazemos barulho.  A quem fabrica importa vender, e a massa que compra, leva pra casa e monta seus kits no anonimato, sem se preocupar em pesquisar ou comprar acessórios.  Eu inclusive lamento muito isso.

 

 

Tem fabricantes que se importam em produzir kits de primeiríssima linha, como é o caso da Tamiya.  Temos também a Wingnut que faz kits que até batem os Tamiya, mas nesse caso a verdade foi revelada:  O dono da Wingnut é modelista detalhista, e quer que os seus kits tenham a qualidade que ele busca nos kits que monta...  Já pra outros isso é apenas comércio.

 

 

 

Last edited by Felipe C. Miranda

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×