Skip to main content

BF1_BF4_Mode_4

O U.S. Marine Corps declarou hoje a initial operational capability – IOC dos seus caÇas F-35B Lightning II, com um esquadrão de 10 aeronaves prontas para desdobramento global.

O esquadrão Marine Fighter Attack Squadron 121 (VMFA-121), baseado em Yuma, Arizona, É o primeiro esquadrão na histÓria militar a se tornar operacional com uma variante do F-35.

O USMC jÁ qualificou 50 pilotos de F-35B e certificou mais de 500 especialistas em manutenÇão para apoiar o avião. O F-35 deve substituir o the AV-8B Harrier, o F/A-18 Hornet, e o EA-6B Prowler nos Marines.

 

 

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

F-35B: o caminho percorrido até o IOC

dos Marines

 

No dia 31 de julho de 2015 o U.S. Marine Corps fez a decisão de tornar o F-35B pronto para o combate. O sistema de armas agora está na mão dos combatentes e pode ser chamado para cumprir sua missão. Parabéns aos Marines pela liderança!

 

Assista ao vídeo para ter uma ideia das etapas que F-35B teve que superar até chegar ao IOC. Não foi fácil e o avião ainda precisa de muitos ajustes até alcançar a plenitude.

Sim...ainda tem chao pela frente...

 

Mas ja e um começo!......

 

Eu acredito que, quando acertarem todos os problemas e ele estiver operacional nas tres armas, ai todo o trabalho ira valer a pena, e muito...

 

Edilson 

Não existe projeto de caça supersônico que não tenho problemas a serem resolvidos pós-prancheta.

 

Em 1.972 a General Dynamics apresentou o ante-projeto do YF-16.

 

Em 1.974 ele voou de forma muito perigosa e sem nenhuma graça, todo desequilibrado.

 

Em 1.975 o anuncio que venceu a concorrência ACF contra o YF-17

 

Em 1.978 ele entrou em serviço.

 

Em 1.981 unidades de F-16 que seriam destinadas ao Irã, são então repassadas à Israel devido à revolução e estas fazem um strike contra as instalações nuclares de Osirak no Iraque. 

 

Em 1.992 é lançado o filme Afterburn (Voo rasante) que conta a historia de um piloto americano que morreu em 1.982 na Coréia devido a falha do sistema elétrico da aeronave, mas que a USAF e General Dynamics acuram de falha humana. Não foi o único acidente do tipo ocorrido na década de 80.

 

Tendo sido fabricadas mais de 4.400 unidades em diversas versões e fábricas, o F-16 está, após 42 anos do início de produção, ainda na linha de montagem "mesmo com as cagadas iniciais de projeto" e tendo custado algumas vidas humanas de inestimável valor.

 

O F-35 está num momento crucial de seu desenvolvimento e embora tenha um custo altíssimo por unidade, acredito ser uma arma que ainda poderá ser melhorada assim como aconteceu e acontece com o F-16. 

 

Até nosso ST EMB-314 tem seus probleminhas, mesmo sendo uma aeronave infinitamente mais simples.

 

Daqui 40 anos a gente fala novamente do F-35  

 

 

 

 

 

Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

F-35B é declarado operacional pelo US Marine Corps

 "... O F-35 deve substituir o the AV-8B Harrier, o F/A-18 Hornet, e o EA-6B Prowler nos Marines. ..."

 

Interessante!! São três aeronaves bem diferentes... O alto custo de aquisição do F-35B vai ser com certeza compensado em alguma medida pela padronização da manutenção na operação.

 

Empuxo vetorado e capacidade de pouso decolagem na vertical!! O F-35 abre uma nova era do conceito de poder aéreo!!

 

E ainda por cima é LINDÃO!!!

 

Originally Posted by Gilson:

1 - O F-35 é um "pato".

O pato nada, anda e vôa, mas nenhum destes consegue fazer com perfeição.

 

2 - Provavelmente o F-35 será o último caça tripulado desenvolvido pelos EUA.

Gilson,

 

Você acha que se colocar duas esquadrilhas com 10 elementos cada em dog-fight, sendo SU-30 e F-35, os SU-30 vencem?

 

 

 

 

Originally Posted by Gilson:

1 - O F-35 é um "pato".

O pato nada, anda e vôa, mas nenhum destes consegue fazer com perfeição.

 

2 - Provavelmente o F-35 será o último caça tripulado desenvolvido pelos EUA.

Talvez...

 

Mas e um"pato" que nao pode ser facilmente visto, que pode passar por outros pássaros, e que pode tanto "largar o barro" quanto alguns "ovinhos" de poder destrutivo bem grandinho na cabeça dos inimigos...

 

Eu duvido que ele venha a ser o ultimo avião de combate tripulado dos E.U.A...e duvido tambem que cheguemos a ter somente avioes nao-tripulados numa Força Aérea...

 

A questão principal e que, quando operacional, o F-35 vai reduzir os custos de operação de uma forma tao grande, que vai criar uma capacidade e um precedente que talvez modifique a forma de se projetarem aeronaves militares no futuro...

 

Edilson 

 

 

Last edited by Jaguar (Edilson C. Araujo)
Originally Posted by xxAgnaldoxx:
Originally Posted by Gilson:

1 - O F-35 é um "pato".

O pato nada, anda e vôa, mas nenhum destes consegue fazer com perfeição.

 

2 - Provavelmente o F-35 será o último caça tripulado desenvolvido pelos EUA.

Gilson,

 

Você acha que se colocar duas esquadrilhas com 10 elementos cada em dog-fight, sendo SU-30 e F-35, os SU-30 vencem?

 

 

 

 

 

Amigão Agnaldo.

 

Um piloto de caça, de preferência com conhecimentos sobre as anvs citadas poderia responder com maior propriedade. 

Mas os vídeos acima são bem esclarecedores, com opiniões de algumas autoridades conhecedoras do assunto. E são taxativos: no curto alcance (visual range) o F-35 não tem velocidade, não tem razão de subida e não tem manobrabilidade.

 

Na minha opinião (que não vale p......@ nenhuma), os americanos erraram quando quiseram colocar "TUDO" em uma única plataforma.  Imagino o pesadelo da integração de sistemas, já complexo num avião "convencional".

Esse negócio de aviâo de alta performance de decolagem vertical é uma coisa que deveria ser esquecida. 

 

Em matéria de Defesa as coisas ficam obsoletas muito rápido.

Deve-se pensar muito bem o quanto se pode gastar, a troco de quê e durante quanto tempo. 

Apesar de tudo, acho que os EUA ainda detêm a vanguarda tecnológica. (*)

 

 

(*) - Que também não significa muito, ex.: Vietnam, Baía dos Porcos, Afeganistão...

Por pouco, a Operação Lança de Netuno também não foi por água abaixo.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:
Originally Posted by xxAgnaldoxx:
Originally Posted by Gilson:

1 - O F-35 é um "pato".

O pato nada, anda e vôa, mas nenhum destes consegue fazer com perfeição.

 

2 - Provavelmente o F-35 será o último caça tripulado desenvolvido pelos EUA.

Gilson,

 

Você acha que se colocar duas esquadrilhas com 10 elementos cada em dog-fight, sendo SU-30 e F-35, os SU-30 vencem?

 

 

 

 

 

Amigão Agnaldo.

 

Um piloto de caça, de preferência com conhecimentos sobre as anvs citadas poderia responder com maior propriedade. 

Mas os vídeos acima são bem esclarecedores, com opiniões de algumas autoridades conhecedoras do assunto. E são taxativos: no curto alcance (visual range) o F-35 não tem velocidade, não tem razão de subida e não tem manobrabilidade.

 

Na minha opinião (que não vale p......@ nenhuma), os americanos erraram quando quiseram colocar "TUDO" em uma única plataforma.  Imagino o pesadelo da integração de sistemas, já complexo num avião "convencional".

Esse negócio de aviâo de alta performance de decolagem vertical é uma coisa que deveria ser esquecida. 

 

Em matéria de Defesa as coisas ficam obsoletas muito rápido.

Deve-se pensar muito bem o quanto se pode gastar, a troco de quê e durante quanto tempo. 

Apesar de tudo, acho que os EUA ainda detêm a vanguarda tecnológica.

 

Melhor explicado impossível!

 

Valeu Gilson!

 

A anv foi projetada para substituir várias outras, e só isso já a faz uma anv fantástica, mas aqui, a estão comparando com caças de 4ª geração, e fazendo as análises para combate como fazem as de 4ª geração...

 

Ela não é uma anv de 4ª geração, e sim, de 5ª, ou seja, é furtivam tem aviônica e armas muito superior às de 4ª, seguindo a filosofia de "1ª a ver, 1ª a disparar, 1ª a matar".

 

Bobagem ficarem comparando-a e colocando-a num cenário onde velocidade, autonomia, manobrabilidade, razão de subida, etc., são os únicos parâmetros para se vencer um combate.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Não entendo muito de aviação moderna, mas o que acho curioso é que sempre falam do F-35 como se fosse uma única aeronave. Posso estar errado - provável - mas, pelo pouco que li, não é...

 

O F-35A da USAF é uma aeronave de decolagem e pouso convencionais, com um motor P&W F-135 "simples", com empuxo vetorado... É o menor membro da família e o único com um canhão interno, de 25mm...

 

F-35A

 

O F-35B do USMC é uma aeronave STOVL - decolagem curta e pouso vertical - com um motor P&W F-135 com LiftSystem da Rolls-Royce... 

 

F-35B

 

O F-35C da USN é uma aeronave preparada para operação em porta-aviões, com trem de pouso reforçado, gancho de parada etc. É o maior da família, possuindo asas maiores, com pontas dobráveis e superfícies da cauda também aumentadas, para melhorar o desempenho em baixa velocidade...  

 

F-35C

  

Esta foto mostra como o F-35C é maior que o B (centro) e o A (direita)...

 

Attachments

Images (3)
  • F-35A
  • F-35B
  • F-35C
Last edited by Sergio Menezes

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×