Skip to main content

 
O ExÉrcito dos EUA disse ter estacionado toda a frota de 97 Lockheed Martin Corp F-35 aviÕes de combate atÉ a conclusão das inspeÇÕes adicionais do motor único do avião de guerra construÍdo pela Pratt & Whitney, uma unidade da United Technologies Corp F-35 escritÓrio do programa do PentÁgono , ForÇa AÉrea e Marinha emitiram directivas na quinta-feira que ordenam a suspensão de todos os vÔos dos F-35 apÓs um incÊndio em 23 de junho em um jato da ForÇa AÉrea F-35A na Base AÉrea de Eglin, na FlÓrida. O PentÁgono disse que as autoridades dos EUA e da indústria não identificaram as causas do incÊndio, que ocorreu quando o piloto se preparava para decolar. O piloto não ficou ferido. O incidente É o último a atingir o mais caro programa de armas do PentÁgono no valor de 396,8 bilhÕes de dÓlares para o F-35 Joint Strike Fighter. Seguiu-se um vazamento de Óleo em voo que desencadeou inspeÇÕes fleetwide obrigatÓrias dos jatos no mÊs passado."inspeÇÕes adicionais de F-35 motores foram encomendados, e voltar ao vÔo serÁ determinado com base em resultados de inspeÇão e anÁlise de dados de engenharia", o Departamento de Defesa disse em um breve comunicado divulgado na noite de quinta-feira. Pratt & Whitney disse que estava trabalhando em estreita colaboraÇão com oficiais da ForÇa AÉrea que estão investigando o fogo e estÁ inspecionando todos os motores da frota. O porta-voz Jay DeFrank disse que seria imprÓprio comentar mais uma vez que o incidente foi objecto de uma investigaÇão. F-35 escritÓrio do programa do PentÁgono fez determinar a causa do incÊndio a sua maior prioridade e estÁ a avaliar o impacto sobre os testes de vÔo, treinamento e as operaÇÕes do avião de guerra de evasão de radar. Uma pessoa familiarizada com a situaÇão disse que era prematuro descartar dentro ou fora de qualquer problema de qualidade ou defeito de fabricaÇão. O ministro da Defesa japonÊs Itsunori Onodera queria discutir o problema F-35 quando visitar os Estados Unidos na prÓxima semana para visitar as bases americanas e se reunir com o secretÁrio de Defesa Chuck Hagel. "Na minha vinda viagem para os EUA eu pretendo rever tropas e terÁ a oportunidade de discutir o desenvolvimento do F-35 no chão", disse a Onodera em uma regular entrevista coletiva. "Eu gostaria de confirmar os detalhes deste acidente." O Japão encomendou 42 dos jatos furtivos monomotores que serão montados localmente pela Mitsubishi Heavy Industries, fabricante da Segunda Guerra Mundial do caÇa Zero. TÓquio pode pedir mais F-35 quando se decide o futuro de 100 dos seus mais antigos F-15. AustrÁlia e Coreia do Sul disse que não tinha havido nenhuma mudanÇa em seus planos para comprar os caÇas. AustrÁlia planeja comprar 58 caÇas, e a Coreia do Sul pretende comprar 40. AtÉ à data, a aeronave JSF acumulou 15.000 horas de vÔo Enquanto o motor F135 foi concluÍda com Êxito quase 32 mil horas de testes", disse um porta-voz do ministro da Defesa da AustrÁlia David Johnston . CaÇas monomotores são operados por muitas forÇas aÉreas e de defesa que permanecem confiantes de que o F-35 JSF serÁ confiÁvel e seguro. A Reuters apurou nesta quarta-feira que as autoridades americanas e britânicas estavam preparando directivas sobre a inspeÇão obrigatÓria. FuncionÁrios britânicos tiveram parte das discussÕes com autoridades norte-americanas e concordou com a recomendaÇão EUA para estacionar os jatos, enquanto se aguarda mais os resultados da inspecÇão, disse o escritÓrio do programa F-35.  O fogo jÁ descartou os planos para um jato F-35 para voar por sobre uma cerimÔnia de nomeaÇão do novo porta-aviÕes da Grã-Bretanha na sexta-feira. The Royal International Air Tattoo (RITA) arranca 11 de julho, seguido pelo Farnborough International Air Show, a partir de 14 de julho.
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Originally Posted by ArmouredSprue:
A Austrália vomeça receber os dela a partir do final desse ano.

Uma pena, como parte da Commonwealth deveria usar também o Typhoon, que também é caro mas não dá tantos problemas.

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by ArmouredSprue:
A Austrália vomeça receber os dela a partir do final desse ano.

Uma pena, como parte da Commonwealth deveria usar também o Typhoon, que também é caro mas não dá tantos problemas.

Eu também concordo, mas o governo aqui tem um alinhamento muito forte com o governo americano e algumas indústrias australianas participaram do desenvolvimento do caça.

O F-35 so esta tendo esse tipo de problemas porque e simplesmente um dos projetos mais ambiciosos que ja foram desenvolvidos em termos de aeronautica militar...

 

Pensem bem: E um aviao basico que vai ser adaptado para tres servicos diferentes, com as consequentes modificacoes de projeto e acomodacao das diversas exigencias e parametros de cada um, e alem disso vai ser um aviao com capacidade stealth, supercruise, e sensoreamento alem de qualquer coisa que voe hoje em dia (ou va voar num futuro proximo)...

 

Ha ocorrido muitos problemas, sim, mas assim que eles sejam acomodados ele vai trazer uma reducao de custos, aumento de disponibilidade, e facilidade de manutencao/logistica para as forcas armadas americanas que ninguem no mundo tem ainda condicoes de igualar...

 

Edilson 

Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

O F-35 so esta tendo esse tipo de problemas porque e simplesmente um dos projetos mais ambiciosos que ja foram desenvolvidos em termos de aeronautica militar...

 

Pensem bem: E um aviao basico que vai ser adaptado para tres servicos diferentes, com as consequentes modificacoes de projeto e acomodacao das diversas exigencias e parametros de cada um, e alem disso vai ser um aviao com capacidade stealth, supercruise, e sensoreamento alem de qualquer coisa que voe hoje em dia (ou va voar num futuro proximo)...

 

Ha ocorrido muitos problemas, sim, mas assim que eles sejam acomodados ele vai trazer uma reducao de custos, aumento de disponibilidade, e facilidade de manutencao/logistica para as forcas armadas americanas que ninguem no mundo tem ainda condicoes de igualar...

 

Edilson 

Muito bonito o F-35.O modelo B para mim,e o mais armonioso.Tenho o kit dele da Kittyhawk na 1;48.Ja vi em um forum internacional, que a pintura dele e de um cinza escuro metalico.

Last edited by João Melo
Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

E um aviao basico que vai ser adaptado para tres servicos diferentes, com as consequentes modificacoes de projeto e acomodacao das diversas exigencias e parametros de cada um, e alem disso vai ser um aviao com capacidade stealth, supercruise, e sensoreamento alem de qualquer coisa que voe hoje em dia (ou va voar num futuro proximo)...

 

De fato, quando não existe um teto que defina uma fronteira do economicamente viável, tudo é possivel...

É por isso que a tecnologia avança tanto nos tempos de guerra, na guerra o importante é atingir o objetivo, não importam os custos.  Como os EUA tecnicamente continuam em guerra desde 1941...

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Rogerio77:

Não sabia que os japoneses haviam fechado a compra de F-35. Com isso eles vão parar de desenvolver o caça furtivo de projeto japonês ?

Uma pergunta que me surgiu: O Japão já pode ter forças de ataque ?

Originally Posted by Jaguar (Edilson C. Araujo):

O F-35 so esta tendo esse tipo de problemas porque e simplesmente um dos projetos mais ambiciosos que ja foram desenvolvidos em termos de aeronautica militar... (...)

A solução para isso era o Harrier !

Descolagem vertical: uma ideia do passado 

Ao contrário do que muitos podem pensar, os aviões de descolagem vertical não foram desenvolvidos com a marinha em mente.
O conceito era eminentemente defensivo e foi desenvolvido na Europa, como forma de garantir a possibilidade de manter grupos de aeronaves que poderiam responder a um ataque soviético, mesmo que as suas bases fossem destruidas.

O avião de descolagem vertical mais conhecido e de maior sucesso, o Harrier britânico, começou por ser uma aeronave da força aérea destinada a ataque e combate a curta distância.
A versão naval do Harrier foi estudada posteriormente e mostrou as suas qualidades durante a guerra nas Malvinas, contra a Argentina. A partir daí, o Harrier passou a ser muito mais conhecido como um caça de porta-aviões (Sea Harrier)[1].

O fim da guerra fria, tornou o conceito de caça de descolagem vertical pouco útil. O desenvolvimento das redes de estradas e auto-estradas, já tinha demonstrado a viabilidade da utilização de um grande numero de rodovias como pistas de pouco em caso de necessidade. Tanto a Suécia como Taiwan, por exemplo, desenvolveram planos eficazes para utilizar caças convencionais, operando a partir de estradas civis fechadas ao trânsito. A não existência de um inimigo claro na Europa, acabou por tornar o caça inútil.

Originally Posted by FІЯЭFФЖ:

Descolagem vertical: uma ideia do passado (...)

Concordo até certo ponto: claro que o foco do VSTOL, como o acrônimo indica, reside nas decolagens e aterrissagens, mas é preciso lembrar que existe manobras de combate somente possíveis com caças deste tipo.

 

A própria existência do projeto F-35 com VSTOL corrobora que existe espaço para esta plataforma. O que acho controverso, no caso do Harrier x F-35, é descomissionar centenas de aeronaves que ainda voariam por muito tempo, e ainda atendendo as necessidades atuais, para aguardar um projeto que consome rios de dinheiro (e que em alguns momentos parecia fadado ao fracasso), mas que apesar das inovações eletrônicas no final faz o mesmo que o Harrier já fazia, e sem queimar o chão do deck...

 

Me parece aquelas teorias de obsolescência induzida, onde as pessoas compram celulares novos mesmo sabendo que o antigo ainda iria durar e atender por muito tempo.

 

Mas no final, sabemos que o que está por trás disso tudo é $$.

 

Os VSTOL tem lugar sim nas marinhas, pois o que se gasta na construção de catapultas ou a perda na capacidade de decolar com carga total no caso de porta-aviões com rampa, ganha-se com o uso desses.

 

O Harrier tem um único defeito: é subsônico, portanto, não pode voar a altas velocidades contra inimigos em rota, e o F-35 não é só uma aeronave de ataque, mas sim, combate aéreo e furtivo.

 

O Harrier nas Falklands foi muito bem frente ao Mirage, mas tiveram que usar da tática de se manter o mais longe para que as aeronaves gastassem muito combustível e ainda teriam que guardar pra retornarem ao continente.

Last edited by FІЯЭFФЖ

Concordo com o Fire...

 

Eu nao acho que o conceito seja obsoleto...principalmente agora que existem motores muito mais potentes e com capacidade supercruise...mesmo porque o F-35 VTOL foi projetado para operacao pelos Marines, em uma funcao que ja foi testada e sob um envelope que se adequa a maneira com que as forcas dos mesmos sao (ou virao a ser) empregadas...

 

Edilson 

Edilson,

 

Um ponto interesse é a utilização pelos fuzileiros. Creio que uma aeronave leve como o Super Tucano, que pode dar suporte às tropas e operar em pistas improvisadas seja mais adequada do que o F-35 (Imminent Fury), sem contar que com o preço de 1 F-35 pode-se comprar uns 12 ou mais ST, como se pode ver no ótimo artigo abaixo:

 

Há lugar para o Super Tucano na aviação dos ‘Marines’? (PARTE 1)

 

Os EUA sempre invejaram a capacidade única do Mi-24 Hind, sentem falta da capacidade do antigo OV-10 Bronco, e fizeram um convertiplano (V-22 Osprey) grande demais para essas missões.

 

Creio que isso será resolvido com o programa do V-280 Valor, que é uma mistura de V-22 Osprey com UH-60 Blackhawk.

 

Last edited by FІЯЭFФЖ

Eu acho tao engracado falarem em "operar em pistas improvisadas"...pousa um ST ou outro aviao moderno em uma pista improvisada e me conta uma estoria...

Pousar ate pousa mas vai demorar para decolar novamente, depois de juntar os cacos...

É, também acho engraçado. Quem não deve achar engraçado é o pessoal que pousa em garimpo como Cessninha 206, Skylane, Corisco, etc., em pistas como essa:

 

 

Ou decolam de pistas como essa:

 

 

Agora, se um Cessninha faz isso no garimpo, uma aeronave como o Super Tucano não faria isso numa frente de combate pra abastecer, rearmar e apoiar a tropa???

 

Já foi feito no Sudeste Asiático, na África, nas Américas,  e isso é feito por civis em garimpos, tráfico, etc.

 

Algumas se quebraram??? Com certeza, mas muitas fizeram, e por incrível que pareça, voaram!!! 

Last edited by FІЯЭFФЖ

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×