Skip to main content

Jacksonville Business Journal noticiou, em 26 de marÇo, que a Northrop Grumman Systems Corp. de St. Augustine (FlÓrida – EUA) recebeu uma modificaÇão no valor de 42 milhÕes de dÓlares de um contrato, previamente concedido, para serviÇos de manutenÇão e apoio da frota de 44 jatos F-5 Tiger II operados pela Marinha dos EUA (USN).

 

F-5 Tiger II do VFC 13 na NAS Fallon - foto USN

 

 

Esses jatos F-5 Tiger II são empregados na funÇão tÍpica de “agressores” (Aggressors), ou seja, em voos de treinamento de combate aÉreo dissimilar em que servem como adversÁrios dos pilotos de caÇa que voam as aeronaves de primeira linha da USN e do USMC (Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA).

 

F-5 Tiger II do VFC 13 na NAS Fallon - foto 5 USN

 

 

Os serviÇos contratados à Northrop Grumman incluem inspeÇÕes, reparos, revisÕes e apoio de engenharia em componentes estruturais, com o objetivo de garantir operaÇÕes seguras e confiÁveis na frota.

 

F-5 Tiger II do VFC 13 na NAS Fallon - foto 2 USN

 

 

A maior parte dos trabalhos, que tÊm perÍodo previsto de um ano, serão realizados nas instalaÇÕes da Northrop Grumman de St. Augustine, com uma parcela menor dos trabalhos alocada a Springville, em Utah (EUA), e a Emmen, na SuÍÇa.

 

F-5 Tiger II do VFC 111 na NAS Key West - foto USN

 

 

Fonte: US Navy

 

F-5 Tiger II do VFC 13 na NAS Fallon - foto 4 USN

 

F-5 Tiger II do VFC 13 na NAS Fallon - foto 3 USN

 

 

Last edited by Milan
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Originally Posted by Rogerio77:

Com tanto F-16 estocado no deserto, isso só prova como o Tiger II ainda é tinhoso 

 

Não é só isso.

 

Não dá pra comparar o custo da hora de vôo de um F-5 com a de outros aviões, para a função.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Rogerio77:

Com tanto F-16 estocado no deserto, isso só prova como o Tiger II ainda é tinhoso 

Concordo plenamente... é um avião que consegue reunir o clássico 3B: bom, bonito e barato!

 

Longa vida ao F-5, aonde quer que esteja voando.

 

Abraços

Até falei em outro tópico, tem uma base US Navy em Key West, Florida, com vários F5E Lizzards Agressors, podem ser observados pelo maps.google, quem vem de Miami, pela Sevem Miles Over Seas Highway, nem percebe, mas um ilha(key) antes de Key West é uma base aérea.

Acho que os F5 são baratos de manter, tanto que até por aqui o mantemos.

Originally Posted by Guacyr.:

Acho que os F5 são baratos de manter, tanto que até por aqui o mantemos.

 

Exato.

E muitos países que o operam, mesmo possuindo vetores mais atualizados, optam por modernizar esta anv, mantendo-a em seu acervo. 

A disponibilidade é sempre elevada.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gauthier:

F-5 Tiger II do VFC 13 na NAS Fallon - foto 2 USN

 

Essa foto me deu uma ideia para um F-20 que esta parado por falta de opção de pintura.

Vou ver por outra perspectiva " Liberdade de expressão"  ou " What if"

 

 

 

 

Last edited by Gilson

Essa cor parecida chumbo tinha o nome de BMW Ascot Gray. Na época o CEO da Northrop T.V. Jones que tinha uma BMW nessa cor ordenou que a aeronave fosse pintada na cor da sua BMW. Acredito que a cor que mais se aproxima desta seria a dark anthracite gray. Acho que é isso.

 

Max

Poderiam lançar um novo kit do F-20, apesar que o da Monogram é legal, mas em alto relevo... Pena que não vingou esse avião pois se tivesse acredito que hoje o Brasil estaria operando alguns...

 

Abraços,

 

Matte

Originally Posted by Matte:

Poderiam lançar um novo kit do F-20, apesar que o da Monogram é legal, mas em alto relevo... Pena que não vingou esse avião pois se tivesse acredito que hoje o Brasil estaria operando alguns...

 

Abraços,

 

Matte

Parece  não foi pra frente justamente devido ao F-16, e a destruição dos dois protótipos.

Segundo lí, a Northrop já tinha emplacado o F-5 e a Lockheed estava mal das pernas.

Mesmo o F-20 tendo sido considerado superior, este deu lugar ao F-16, como forma de levantar a Lockheed ... e com o tempo se mostrou um excelente caçador e um dos aviões mais vendidos até hj.

Lembro disso... o F20 bateu o F16 em vários itens! Outro detalhe foi por causa de ser uma versão de um caça já "antigo" e o F-16 ser um lançamento, um projeto totalmente novo...

 

Mas eu tenho o meu Monogram para fazer F-20M!!!!! kkkkkkk

 

 

Abraços,

 

Matte

Até o Irã fez uma cópia descarada com empenagem dupla e pintura imitando os Blue Angels até a fonte das marcações são iguais.

 

'F-5 Saeqeh'

Quem estiver afim de fazer um scrath é só arrumar outro estabilizador vertical e colar na posição indicada nas fotos. 

saeqeh-pic5

Originally Posted by mariolucio:

Até o Irã fez uma cópia descarada com empenagem dupla e pintura imitando os Blue Angels até a fonte das marcações são iguais.

 

 

Desde que eu vi pela primeira vez, que os iranianos podem copiar o F-5, fico imaginando se eles resolverem fazer um F-20 deles também, com um motor de Mig-29...

Last edited by Rogerio77

Os iranianos não copiaram absolutamente nada.

Apenas alteraram (e acredito para pior) uma certa quantidade de F-5.

 

Não dá pra ver antena RWR e o radar deve ser o mesmo, pelo tamanho do radome (não cabe muita coisa ali). Os motores com certeza são os velhos J85-21 (as tubeiras e as "auxiliary intake doors" são as mesmas).

Devem ter mexido no "SAS" (um sistema "aumentador" de estabilidade) em virtude da configuração de deriva dupla.

Last edited by Gilson
Originally Posted by Gilson:

Os iranianos não copiaram absolutamente nada.

Apenas alteraram (e acredito para pior) uma certa quantidade de F-5.

 

Não dá pra ver antena RWR e o radar deve ser o mesmo, pelo tamanho do radome (não cabe muita coisa ali). Os motores com certeza são os velhos J85-21C (as tubeiras e as "auxiliary intake doors" são as mesmas).

Devem ter mexido no "SAS" (um sistema "aumentador" de estabilidade) em virtude da configuração de deriva dupla.

Concordo plenamente. Eles não fabricaram avião algum, apenas fizeram algumas modificações nas antigas células que possuíam. 

Aqui dá pra ver bem, no "Saegeh 2".

Os motores são os velhos J85-21 e detalhe: estão usando ABs com câmara de combustão antiga, de 04 liners (os jordanianos também vieram assim). 

 

 

 

 

Last edited by Gilson

Gilson,

 

Existe algum ganho de performance, desempenho ou qualquer outra coisa, além de peso na parte traseira do avião? Uma vez li que no projeto do F-14 começou com deriva simples, mas devido sua grande área de fuselagem, optaram por colocar a deriva dupla na qual melhorou muito a capacidade de manobra... mas um F-5 não tem toda essa área de fuselagem... então realmente não acredito que tenha sido válido essa mudança, talvez mais para afrontar o ocidente mostrando sua capacidade de "engenharia"... 

 

Abraços,

 

Matte

Pelo jeito você nada entende de F-5, os iranianos, cultura persa antiquíssima, estão dotados de tecnologia de ponta, e já clonaram o F-5. Pois como fizeram a segunda empenagem?, tiraram de outro?Não acredito!

E aguardem!Vão fazer um F-14 com três empenagens!

Originally Posted by Matte:

Gilson, 

Existe algum ganho de performance, desempenho ou qualquer outra coisa, além de peso na parte traseira do avião? 

 

 

Nobre Matte,

Não saberia responder.

 

Mas dá pra saber é o seguinte:

1 - Fora a deriva dupla e uma ligeira modificação nas entradas de ar (no mono), o avião é o F-5E/F padrão.

2 - Fora a antena atrás da cabine (deve ser GPS), não vi nenhuma antena nova e verificando melhor, o radome parece ser maior no mono (outro radar).

3 - A estabilidade do F-5 é conseguida artificialmente (o F-5 é instável). O fato de terem modificado a configuração do avião implica em novos ajustes no sistema SAS (controle de pitch e yaw), o que é complicado, mas isso eles fizeram.

4- Os motores SÃO J85-21B ou C (acredito mais no B), o que permite entender que a performance do avião não foi alterada, talvez para pior em função do aumento de peso.  O F-5 é tão "seco" e pequeno, que qualquer alteração de peso, por mínima que seja, já causa atitudes indesejadas. Fora a diminuição da autonomia que já é pequena (45 min subsônico / 15 min supersônico, com os tanques internos: 2.640 litros). 

 

 

Last edited by Gilson
Originally Posted by Guacyr.:

Pelo jeito você nada entende de F-5, os iranianos, cultura persa antiquíssima, estão dotados de tecnologia de ponta, e já clonaram o F-5. Pois como fizeram a segunda empenagem?, tiraram de outro?Não acredito!

 

Last edited by Gilson

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×