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Olá André,



Segue excelente artigo sobre esse tema e a resposta à sua dúvida, com o texto já traduzido em português vindo desse mesmo artigo:

"O tamanho das faixas de invasão variava de acordo com o tamanho da aeronave. Aeronaves monomotores teriam listras de 18 polegadas de largura, enquanto aeronaves bimotores teriam listras de 24 polegadas de largura. Caças noturnos, quatro bombardeiros motoros e aviões marítimos não precisariam ter as listras adicionadas. Enquanto algumas aeronaves de reconhecimento tático que operavam em baixo nível foram dispensadas de pintar as listras no topo da asa. A ideia era simples e permitia que os artilheiros tomassem decisões rápidas sobre se a aeronave que sobrevoava era amigo ou inimigo."

Fonte: https://www.classicwarbirds.co...invasion-stripes.php

só cabe relembrar  que  nem  sempre as  bordas ou  mesmo  as  faixas não eram  exatamente  similares  ou  mesmo  com áreas  limítrofes  perfeitas...muitos  tiveram  as bordas   irregulares  feitas  a  mão  mesmo  ou  no pincel  , sem delimitar  adequadamente...lembre-se  que  afinal  havia muita  pressa,  urgÊncia  em  fazer  em milhares  de  aviões e  já  que  eram  para  ser de uso  temporário,  nem  sempre  o serviço  saia  %100%  perfeito  do  ponto de vista  matemático -....há  priscas eras  tinha  saído  em uma  revista  da  hobby news (se  memória se  lembra  de algo ainda)  e  mesmo  aqui  já  se havia comentado  sobre a  não acurácia  e perfeição das  marcas do dia  d...... como  também nem  sempre  todas as  aeronaves  as  tiveram retiradas  exatamente  após  a campanha da  normandia   - dia  d  pelos  mesmos  motivos citados.... de não  haver  urgência ou  outras  manutenções  serem  mais  prioritárias  que  a  repintura - remoção de  faixas ....

plastiresiabços paulo r   morgado sp  - sp

só cabe relembrar  que  nem  sempre as  bordas ou  mesmo  as  faixas não eram  exatamente  similares  ou  mesmo  com áreas  limítrofes  perfeitas...muitos  tiveram  as bordas   irregulares  feitas  a  mão  mesmo  ou  no pincel  , sem delimitar  adequadamente...lembre-se  que  afinal  havia muita  pressa,  urgÊncia  em  fazer  em milhares  de  aviões e  já  que  eram  para  ser de uso  temporário,  nem  sempre  o serviço  saia  %100%  perfeito  do  ponto de vista  matemático -....há  priscas eras  tinha  saído  em uma  revista  da  hobby news (se  memória se  lembra  de algo ainda)  e  mesmo  aqui  já  se havia comentado  sobre a  não acurácia  e perfeição das  marcas do dia  d...... como  também nem  sempre  todas as  aeronaves  as  tiveram retiradas  exatamente  após  a campanha da  normandia   - dia  d  pelos  mesmos  motivos citados.... de não  haver  urgência ou  outras  manutenções  serem  mais  prioritárias  que  a  repintura - remoção de  faixas ....

plastiresiabços paulo r   morgado sp  - sp

Scale Model Soup: The dilemma of D-Day stripes

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