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Pessoal:

Essa é o kit atualmente na minha bancada.

Comecei a montar carros ano passado para ver se eu aprendia a usar novas técnicas e materiais diferentes.

De lá pra cá, já foram mais de dez kits.

Agora é a vez de uma Ferrari.

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Um kit complexo com mais de 200 peças e muitos ajustes.

Comecei pelo motor usando cabos da Mr.Model

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Todas as tintas são poliéster automotivo.

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Last edited by Marco S J C
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A pintura de carros é um aprendizado absurdo.

Todos deveriam aprender. Se todos dominassem 20% desse processo de pintura, nunca mais teríamos dúvidas sobre tinta sendo arrancada por máscaras, problemas de silvering com decais, ou washes que não funcionam.

Depois de testar primers diferentes cheguei ao meu predileto para carrocerias: o bi-componenente.

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A aplicação é simples mas antes eu lixo toda a carroceria com lixa 800-1000. Isso cria ranhuras onde o Primer se agarra.

As micro ranhuras somem pela própria ação de preenchimento desse tipo de primer.

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O Primer revela defeitos no tratamento da carroceria, como está linha de molde

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E aceita bem ser lixado

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@Guto Veiga posted:

Marcos,

Não monto carros, mas tenho dois na espera. Vi que vc fez o processo de flocagem. Alguma dica sobre o processo?

Abraços

É bem simples.

Pinte a base na cor final.

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Passe a cola permanente e deixe secar. Ela fica grudenta depois de seca.

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Jogue o pó transparente com auxílio de uma peneira.

IMG_20210210_182109depois pinte (sem molhar demais) com a cor do carpete

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Muito muito boa sua montagem. Para um ano fazendo carros o resultado está excelente. O próximo passo é usar bare metal para as partes metálicas bom brilho (que as tintas geralmente não conseguem reproduzir, como o cromo). Dá para usar no volante, botões, frisos, etc. A flocagem está muito bem feita.

Para o meu gosto visual eu talvez aplicasse um pouco de verniz acetinado nas partes pretas do motor - para mim está mais para fosco do que acetinado, mas isso é gosto pessoal.

Muito muito boa sua montagem. Para um ano fazendo carros o resultado está excelente. O próximo passo é usar bare metal para as partes metálicas bom brilho (que as tintas geralmente não conseguem reproduzir, como o cromo). Dá para usar no volante, botões, frisos, etc. A flocagem está muito bem feita.

Para o meu gosto visual eu talvez aplicasse um pouco de verniz acetinado nas partes pretas do motor - para mim está mais para fosco do que acetinado, mas isso é gosto pessoal.

Obrigado, Jean!

O volante foi pintado. Mas os outros detalhes são BMF. Ainda preciso pintar as maçanetas das portas.

Boa sugestão para o motor. Realmente, a tinta poliéster tem um acabamento bem fosco.

👍😊

Tratamento da superfície concluído.

Antes de pintar, o primer foi todo lixado com lixa 1200 até 2000.

Depois foi lavado.

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A primeira camada é bem secaIMG_20210401_155743

Após essa camada eu lixo com Trizact 3000 da 3M. Peguei essa dica num fórum lá de fora. O acabamento fica muito mais bonito.

Depois uma demão molhada.

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Mais lixa

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E a demão final:



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Fazendo assim, a superfície tá tão lisa que já dá pra colocar os decais. Antes mesmo do verniz.

Com essa técnica tenho zero silvering até em kits com decais grandes.IMG_20210403_101749

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O verniz 2k ficou bom em quase toda a superfície. Mas, pela primeira vez comigo, arrepiou em alguns pontos.

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Descobri que foi imperícia mesmo😁. Passei camadas grossas demais (passada muito lenta). Isso deixa a camada espessa, aí o verniz seca de forma desigual como se fosse a nata formando na superfície do leite. Aí enrruga.

O jeito foi lixar tudo com 1200. A camada de tinta estava OK.

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Depois passei mais três camadas corretamente (esqueci de tirar foto).

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Verniz esfumaça na primeira. Na segunda, um pouco mais. Melhor dar umas 4 ou 5 demãos de verniz, deixando secar bem entre demãos. Na penúltima lixa bem fino e na última carrega para o brilho. É chato, mas evita esse arrepio e retrabalho. Tem gente que gosta de acabamento tipo "maçã do amor", mas eu acho mais realista um brilho um pouco menor.

Verniz esfumaça na primeira. Na segunda, um pouco mais. Melhor dar umas 4 ou 5 demãos de verniz, deixando secar bem entre demãos. Na penúltima lixa bem fino e na última carrega para o brilho. É chato, mas evita esse arrepio e retrabalho. Tem gente que gosta de acabamento tipo "maçã do amor", mas eu acho mais realista um brilho um pouco menor.

Vou testar essa sequência. Todo kit eu testo algo novo. Bem divertido.

Eu também não gosto do acabamento caramelizado.

Last edited by Marco S J C

Polimento:

Depois de passar novas camadas de verniz, eu lixei tudo com lixa 1200 até 5000.

Na minha experiência, a superfície precisa ter ficado completamente fosca depois de lixar.

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Desse ponto em diante começa o polimento.

Eu uso esse kit: IMG_20200731_151209

O vermelho primeiro com algodão de polimento.

Depois o amarelo também com algodão.

E, por último, o azul com pano de micro fibra.

Tudo na mão, sem politriz.

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@Guto Veiga posted:

Tá uma beleza. Desculpe a ignorância. O que é algodão de polimero?

Algodão de polimento.

Vende em saco em loja de tinta automotiva. Não sei se tem diferença para algodão de farmácia.

É muito bom nas fases iniciais do polimento.