Skip to main content


Um dos veÍculos que mais gosto de representar É o caminhão GMC CCKW 2,5 ton, que tem importante papel tanto na segunda guerra como em outros conflitos posteriores. Na minha janela (WW2), tem muitas variantes boas de serem montadas, alÉm de ter farto material de consulta em papel e na internet, com muitas fotos e desenhos.

 

 

AlÉm disso, tem kits produzidos pela Tamiya, Heller, Italeri (cabine aberta), Peerless e Italeri/Testors (cabine fechada). Mais recentemente a Hobbyboss tem apresentado algumas versÕes bem diferentes (swb, Bofors, fuel tanker), e tem muitos fabricantes que fazem uma enorme variedade de  acessÓrios e conversÕes em resina. O fato É que dÁ pra fazer muitas versÕes, ainda mais em scratchbuilding.

 

Queria fazer umas trÊs ou quatro versÕes diferentes, usando scratch para dar fim em duas montagens inacabadas e em umas sucatas que tinha em estoque. O problema foi escolher as versÕes a fazer e foi aÍ onde a coisa complicou...

Assim, surgiu este “festival” que, por enquanto, conta com 08 versÕes:

 

Projeto 1: Water Tank Truck (CCKW 353 G1)

Projeto 2: Fuel Tank Truck (CCKW 353D1)

Projeto 3: CCKW 352 Tractor (Early)

Projeto 4: CCKW 352 Field Artillery Tractor

Projeto 5: Dump Truck (CCKW 353 H1)

Projeto 6: Cargo Truck modificado para Pontoon Carrier

Projeto 7: CCKW 353 Cargo Truck with Radio Shelter HO-17

Projeto 8: CCKW 353 Surgical Truck

 

Todo o caso, os projetos estão em diferentes nÍveis de acabamento e vamos em partes, para não ficarem posts enormes. Embora esteja postando agora, iniciei os trabalhos em janeiro e vou devagarinho atualizando.

 

Mesmo sendo um veÍculo bem conhecido, vale um histÓrico simples (traduÇão livre da internet).

 

O GMC CCKW É um Caminhão 2½ ton, 6x6 triplo-eixo do ExÉrcito dos EUA, servindo  tanto a Segunda Guerra Mundial e na Guerra da CorÉia. O original "duas e meia", formaram a espinha dorsal do famoso Red Ball Express, sistema que manteve o exÉrcito aliado abastecido, durante o avanÇo para o leste apÓs a invasão da Normandia.

O CCKW possuÍa muitas variantes, incluindo cabine aberta ou fechada, chassi longo (LWB 353) e curto (SWB 352), e mais de duas dezenas de modelos especializados. ComeÇou a ser substituÍdo pelo M35 em 1950, mas permaneceu em serviÇo ativo US atÉ meados da dÉcada de 1960 e em outros PaÍses, como o Brasil, quase atÉ o fim da dÉcada de 70.

Em 1940, o ExÉrcito dos EUA estabeleceu um requisito para um caminhão de traÇão integral 6x6, off-road, com  capacidade de 2 ½ (2.268 kg) de carga. A General Motors, que jÁ fornecia caminhÕes comerciais modificados para o ExÉrcito, modificou o projeto de 1939 de ACKWX e teve o projeto escolhido pelo ExÉrcito, entrando em produÇão juntamente com o CCW (6X4) na fÁbrica da GM em Pontiac, Michigan. Mais tarde, eles tambÉm foram fabricados na FÁbrica da Chevrolet, de St. Louis, Missouri.

O nome CCKW, vem da sua nomenclatura:

• "C", concebido em 1941

• "C", de cabine convencional

• "K", all-wheel drive

"W", eixos traseiros duplos.

AtÉ o final da produÇão em 1945, foram fabricadas 562.750 CCKW em todas as variantes, a segunda maior produÇão deveÍculos da segunda guerra, sendo superado apenas pelo numero de jeeps fabricados.

 

Algumas imagens legais:

 

 

Vamos ao trabalho, que É o que interessa...

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Projeto 1: Water Tank Truck (CCKW 353 G1)

 

 

 

Tinha uma sucata de um Italeri GMC Water Tank Truck, muito mal montado lá pelos idos de 1994, desmontei com cuidado para aproveitar o water tank em outro chassi novo, desta vez de cabine aberta, da própria Italeri. Assim, ficou um water tank truck, de cabine aberta.

A construção do kit em si não tem muito mistério, basta seguir as instruções com cuidado. O mais interessante aqui foi a desmontagem para o aproveitamento das peças em outro kit, bem como o scratch de alguns detalhes como retrovisores, lona da cabine, correias, ganchos, etc.

Nas fotos o kit já está com a variação tonal da tinta base, feito em parte com giz pastel. 

 


Aqui já com o verniz brilhante e com os decais já aplicados.

 

 

 

Faltam apenas alguns detalhes finais antes do wash.

 

Projeto 2: Fuel Tank Truck (CCKW 353D1)

  Há um tempo atrás comprei de um colega modelista um kit do CCKW Gasoline Tanker da Founderie Miniatures que, por ser um kit raro de se achar, comprei mesmo com as rodas faltando. Para este projeto aproveitei apenas os acessórios do tanker, parte deles em resina e plástico, pois a o kit base da founderie é o conhecido kit da Heller.

 

Usei um kit da Tamiya , sendo necessários alguns ajustes de tamanho, mas mesmo assim, os tanques ficaram um pouco pequenos, como dá pra ver das fotos. Vai tudo ficar assim mesmo, até porque quando este projeto foi concebido, ainda não existia o kit da Hobbyboss, que será adquirido depois para fazer um fuel tanker com cabine fechada.

O scratch aqui ficou por conta dos detalhes adicionais, da lona da cabine, etc, etc...

Nas primeiras fotos o kit também já está com a pintura base e com a variação tonal.

 

 Nestas, já está com o verniz e os decais, esperando os washes, da mesma forma que o projeto anterior.

 

 

 

 

Projeto 3: CCKW 352 Tractor (Early)

  

Sobrou o chassi com cabine fechada do water tank da Italeri. Fui na fonte, buscar os ensinamentos do Mestre Serra para fazer a cirurgia de redução do chassi, para converter um LWB em SWB e fazer um tractor early, com o tanque de combustível na lateral, uma versão bem rara de se achar. O mais complicado foi fazer a 5ª roda, mas acho que ficou aceitável.

 O semi-trailer foi feito todo em scratch, stack com carga reta e coberto por lona, para facilitar a pintura. Abaixo vão as fotos já com verniz e com decais, esperando os washes e os acabamentos.

 

 

Este também está parado, aguardando o wash definitivo.

 

Projeto 4: CCKW 352 Field Artillery Tractor


Já que estava fazendo cirurgia de redução de chassi, peguei outra sucata da Italeri, de cabine aberta e reduzi o chassi para fazer um SWB. A idéia era fazer o caminhão que rebocava as peças de 105mm nas Artilharias Divisionárias americanas na segunda guerra.

Esta variante tinha além do chassi, o cargo bed reduzido, visto que era necessário apenas espaço para levar a equipe da peça (7) e alguma munição. Na pesquisas eu li que o SWB foi projetado justamente para esta função, posteriormente é que os chassis foram aproveitados para outras versões.

 

 O complicador deste projeto é justamente o tanque de gasolina atrás da cabine e dentro da estrutura que suporta os dois estepes. Tudo feito em scratch e acho que ficou também razoável. Detalhe é que a caixa de bateria também teve que ser reduzida, como no veículo real. Oportunamente colocarei uma peça de 105mm no reboque.

Aqui já montado, pintado e decalcado.

 

Acabei conseguindo a peça de 105mm pra colocar junto, falta apenas o envelhecimento dela e o wash para o conjunto.

 

 

Por enquanto é só...à noite posto os outros 4.

Projeto 5:  Dump Truck (CCKW 353 H1)

 

Este caminhão é muito parecido com a versão cargo, pois também pode ser usado na mesma configuração, mas tinham uma estrutura interna para o levantamento da carroceria, movida por um pistão hidráulico fabricado pela Garwood ou Heil.

 

O desafio foi justamente fazer este sistema que, mesmo simplificado, em razão das peças móveis e dos ângulos, deu muito trabalho para virar realidade.

O sistema funciona apenas para manter o cargo bed suspenso, ou seja, a parte mecânica é funcional.

No veículo original o cargo bed fica um pouco mais alto em relação ao chassi, justamente para dar espaço para o sistema hidráulico. No kit repeti a mesma receita.

Fora o sistema hidráulico, o resto foi apenas detalhamento do kit original do CCKW cabine fechada da Italeri.

 

o kit iniciado:

 

 

 

Aqui também já com a pintura, decais e acabamentos finalizados, indo para o wash:

 

Falta o  wash final também.

 

 

Projeto 6: Cargo Truck modificado para Pontoon Carrier


Esta foi uma modificação de campo, uma exigência tática para atender o rápido avanço das divisões e a geografia do NWE da Europa, abundante em rios e outros obstáculos.

 

 Não consegui obter muitas informações, por se tratar de uma modificação de campo. Sei, apenas, que foi uma versão manejada por unidades de engenharia de combate, que acompanhavam as divisões combatentes.

Foi utilizado um kit da Heller que sobrou o fuel tanker, apenas adicionado de rodas Italeri.

A estrutura em si é simples, a dificuldade está em alinhá-la para que ficasse tudo reto. O caminhão com pintura e decais finalizado, aguardando o wash:

 

O pontão, por sua vez, apresentou bastante dificuldade. Penei mas acabei achando estes canudos finos de aluminio, no diâmetro exato e na escala. São peças de toner de impressoras HP, fáceis de cortar e lixar. As extremidades são canos de borracha, cobertos por tiras de câmara de pneu de bicicleta, p tiras de poliestireno fininho e algumas peças de metal, papel e fita adesiva.

Ainda pendente de finalização e detalhamentos:

Falta a variação tonal no pontão e mais alguns detalhes, antes do conjunto ir para o wash final.

 

Projeto 7:  CCKW 353 Cargo Truck with Radio Shelter HO-17


Este foi um caminhão usado pelas Signal Company das divisões americanas. O shelter abrigava uma estação de emissão/recepção de rádio de longo alcance e era utilizada nas redes de grandes comandos.

O sistema de rádio do shelter podia operar tanto parado como em movimento, sendo a energia fornecida por um grupo gerador, rebocado em um Benhur de 1 ton, modificado pelo US Signal Corps.

O caminhão é um Italeri de cabine fechada, com poucas modificações, a dificuldade deste projeto está em fazer e detalhar o shelter, pois são poucas as referências e algumas são contraditórias. Além disso o shelter (e as fotos da internet) seguiu sendo produzido e modificado após a segunda guerra, fazendo com que existam muitas fotos discrepantes que dificultam a pesquisa de como era na WW2.

O kit é bem básico, a dificuldade foi na construção e detalhamento do shelter que, por prática, ficará fechado.

Aqui já com a pintura base, aguardando os detalhamentos  e a variação tonal.

 

 

 

Projeto 8:  CCKW 353 Surgical Truck

 

 

Esta versão de caminhão foi criada pelo  47th Armored Medical Battalion, que era orgânico da 1 divisão blindada do exército americano. Em 1942, como o equipamento então disponível não era inteiramente adequado para uso em campo, foi projetado pelo tenente Coleman Johnson e sargento Lewis Norton, sob a supervisão do Coronel L. Holmes Ginn Jr. um Surgical Truck que melhor se ajustasse as exigências da guerra blidada. Esta inovação provou ser tão bem sucedida na campanha da Tunísia que foi adotado como equipamento padrão para todas as outras divisões blindadas.

Se trata de uma sala cirúrgica móvel, mas sem que as operações sejam feitas dentro do caminhão. Na área de carga vai todo o equipamento e maquinário necessários para a montagem de uma sala de cirurgia completa, em uma barraca, ou melhor, a barraca era montada em volta do caminhão. A sala cirurgica tinha dois leitos e ficava pronta em 15 minutos. Uma foto explica melhor o conceito:

 

 

O caminhão é um Italeri de cabine aberta, com poucas modificações, a dificuldade deste projeto está em fazer e detalhar a carroceria específica, pois também são poucas as referências encontradas.

 

Aqui já com a pintura base, aguardando os detalhamentos finais e a variação tonal.

por enquanto é só, na medida do possível, vamos atualizando.

Last edited by Marcio C A
Originally Posted by Marcio C A:
 

  

 

 

 

 

 

Realmente, uma boa referência para futuros trabalhos, o tópico vale um artigo técnico. Marcio, que material usou nas lonas do GMC e no 105 mm?

Last edited by JRSilva

Amigos, obrigado pelas visitas e pelos elogios.

Estava com uma correria no trabalho e me dediquei pouco aos projetos nos últimos dias, logo, logo vamos atualizar o tópico...

Respondendo:

Domingues: Como referência uso principalmente fotos de internet, em cada busca vou olhando e salvando e depois guardo em pastas para cada versão. No meu computador tenho um HD exclusivo para fotos e vídeos. Além disso, uso muito livros em pdf e manuais das próprias viaturas.

 

JR SILVA: As lonas foram feitas com papel vegetal embebidos em cola branca diluída em água (50-50%). Costumo usar uns pinguinhos de Bonder para fixação inicial do papel em alguma parte reta do kit, pois o papel seco é ruim de fixar e depois vou moldando com um pincel molhado na mistura, fazendo dobras, furos, etc.

Dois cuidados:

O tamanho do papel, porque depois de pronto e colado é muito ruim de cortar, vale fazer uns testes com o papel seco ainda, levando em conta que quando molhar o papel vai retrair bastante, mas depois alisa um pouco quando secar. 

Ir aos poucos, não encharcando o papel, e ir limpando imediatamente o que escorrer sobre o kit, pois o escorrido quase não aparece na hora, mas quando seca e depois do verniz, fica ruim.

 

Abraços,

Marcio 

 

Originally Posted by Marcio C A:

Amigos, obrigado pelas visitas e pelos elogios.

Estava com uma correria no trabalho e me dediquei pouco aos projetos nos últimos dias, logo, logo vamos atualizar o tópico...

Respondendo:

Domingues: Como referência uso principalmente fotos de internet, em cada busca vou olhando e salvando e depois guardo em pastas para cada versão. No meu computador tenho um HD exclusivo para fotos e vídeos. Além disso, uso muito livros em pdf e manuais das próprias viaturas.

 

JR SILVA: As lonas foram feitas com papel vegetal embebidos em cola branca diluída em água (50-50%). Costumo usar uns pinguinhos de Bonder para fixação inicial do papel em alguma parte reta do kit, pois o papel seco é ruim de fixar e depois vou moldando com um pincel molhado na mistura, fazendo dobras, furos, etc.

Dois cuidados:

O tamanho do papel, porque depois de pronto e colado é muito ruim de cortar, vale fazer uns testes com o papel seco ainda, levando em conta que quando molhar o papel vai retrair bastante, mas depois alisa um pouco quando secar. 

Ir aos poucos, não encharcando o papel, e ir limpando imediatamente o que escorrer sobre o kit, pois o escorrido quase não aparece na hora, mas quando seca e depois do verniz, fica ruim.

 

Abraços,

Marcio 

 

Belo trabalho !!  É como eu disse, o tópico valeria um passo a passo em um artigo técnico . Abraços JRSilva

Last edited by JRSilva

Amigos, mais uma vez obrigado pelos elogios.

 

Dooley: Eu até acho o Katiuschya interessante, mas não faço nada russo, sei lá, nunca me interessei pelas viaturas deles. Eu também gostei bastante do 352 de chassi curto e, logo depois que terminei vi que a Hobbyboss lançou a versão de cabine fechada. O que vem por aí é uma versão Bolster e um com compressor, que estão nos projetos de futuro imediato.

 

Fernando: Eu uso papel vegetal, destes simples, de papelaria. Além do que já respondi acima, pra fazer o caimento eu colo o papel seco na primeira haste e deixo uma folga em forma de "u", antes de colar na haste seguinte e assim sucessivamente. Na foto que tu postou dá pra ver a cola mais escura por baixo do papel vegetal. Lembro que colo apenas a parte de cima das hastes, pois as laterais eu colo apenas depois de secar a cola da parte de cima (tudo colado com bonder).Terminada a parte de cima e com a cola seca, faço as dobras laterais e colo em algum ponto para fixar. Ainda na foto referida são as manchas escuras no lado da lona. A parte de baixo ficou solta, pois lá vai o encordoamento que amarra a lona na caçamba. Quando dobrar as partes laterais, vai ver que onde tem a folga, a dobradura vai ficar esquisita e amassada, aí é o momento de dar uma moldada com os dedos. Por fim corto os excessos das aberturas e dobro para dentro, colando onde precisar. Daí é só sentar a mistura de cola e água, com cuidado e ir moldando com os dedos. Cuidado pra não encharcar pois o papel rasga. Como falei antes o papel fica todo enrugado e expande quando molhado, mas depois que seca ele retrai.

Eu costumo deixar secar um dia inteiro antes de tocar, mas durante a secagem dá pra ir ajeitando com mais cola e com a ponta dos dedos.

 

 

Acho que era isso, qualquer coisa é só perguntar.

Abraço,

Marcio

GENIAL!!!!!!!

 

GENIAL!!!!!!!

 

GENIAL!!!!!!!

 

Bato palmas pela beleza do trabalho, pela coleção, pela capacidade de montar maravilhas do Márcio!

 

Parabéns é pouco! O homi é um Panzerserra misturado com Mano, incrível!

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×