Um dos veÍculos que mais gosto de representar É o caminhão GMC CCKW 2,5 ton, que tem importante papel tanto na segunda guerra como em outros conflitos posteriores. Na minha janela (WW2), tem muitas variantes boas de serem montadas, alÉm de ter farto material de consulta em papel e na internet, com muitas fotos e desenhos.
AlÉm disso, tem kits produzidos pela Tamiya, Heller, Italeri (cabine aberta), Peerless e Italeri/Testors (cabine fechada). Mais recentemente a Hobbyboss tem apresentado algumas versÕes bem diferentes (swb, Bofors, fuel tanker), e tem muitos fabricantes que fazem uma enorme variedade de acessÓrios e conversÕes em resina. O fato É que dÁ pra fazer muitas versÕes, ainda mais em scratchbuilding.
Queria fazer umas trÊs ou quatro versÕes diferentes, usando scratch para dar fim em duas montagens inacabadas e em umas sucatas que tinha em estoque. O problema foi escolher as versÕes a fazer e foi aÍ onde a coisa complicou...
Assim, surgiu este “festival” que, por enquanto, conta com 08 versÕes:
Projeto 1: Water Tank Truck (CCKW 353 G1)
Projeto 2: Fuel Tank Truck (CCKW 353D1)
Projeto 3: CCKW 352 Tractor (Early)
Projeto 4: CCKW 352 Field Artillery Tractor
Projeto 5: Dump Truck (CCKW 353 H1)
Projeto 6: Cargo Truck modificado para Pontoon Carrier
Projeto 7: CCKW 353 Cargo Truck with Radio Shelter HO-17
Projeto 8: CCKW 353 Surgical Truck
Todo o caso, os projetos estão em diferentes nÍveis de acabamento e vamos em partes, para não ficarem posts enormes. Embora esteja postando agora, iniciei os trabalhos em janeiro e vou devagarinho atualizando.
Mesmo sendo um veÍculo bem conhecido, vale um histÓrico simples (traduÇão livre da internet).
O GMC CCKW É um Caminhão 2½ ton, 6x6 triplo-eixo do ExÉrcito dos EUA, servindo tanto a Segunda Guerra Mundial e na Guerra da CorÉia. O original "duas e meia", formaram a espinha dorsal do famoso Red Ball Express, sistema que manteve o exÉrcito aliado abastecido, durante o avanÇo para o leste apÓs a invasão da Normandia.
O CCKW possuÍa muitas variantes, incluindo cabine aberta ou fechada, chassi longo (LWB 353) e curto (SWB 352), e mais de duas dezenas de modelos especializados. ComeÇou a ser substituÍdo pelo M35 em 1950, mas permaneceu em serviÇo ativo US atÉ meados da dÉcada de 1960 e em outros PaÍses, como o Brasil, quase atÉ o fim da dÉcada de 70.
Em 1940, o ExÉrcito dos EUA estabeleceu um requisito para um caminhão de traÇão integral 6x6, off-road, com capacidade de 2 ½ (2.268 kg) de carga. A General Motors, que jÁ fornecia caminhÕes comerciais modificados para o ExÉrcito, modificou o projeto de 1939 de ACKWX e teve o projeto escolhido pelo ExÉrcito, entrando em produÇão juntamente com o CCW (6X4) na fÁbrica da GM em Pontiac, Michigan. Mais tarde, eles tambÉm foram fabricados na FÁbrica da Chevrolet, de St. Louis, Missouri.
O nome CCKW, vem da sua nomenclatura:
• "C", concebido em 1941
• "C", de cabine convencional
• "K", all-wheel drive
"W", eixos traseiros duplos.
AtÉ o final da produÇão em 1945, foram fabricadas 562.750 CCKW em todas as variantes, a segunda maior produÇão deveÍculos da segunda guerra, sendo superado apenas pelo numero de jeeps fabricados.
Algumas imagens legais:
Vamos ao trabalho, que É o que interessa...