No último dia 6 de dezembro de 2022 foi anunciado e fotografado a última unidade do Boeing 747 a sair da fábrica da companhia em Everett, no estado de Washington EUA.
Em junho último eu estava limpando algumas fitas VHS gravadas com documentários de aeronaves diversas e acabei revendo alguns, entre eles a do Boeing 747, e os números e a grandeza do projeto são impressionantes.
Em 1916 William Boeing fundou sua fábrica com foco inicial nas encomendas militares que vieram com a Primeira Guerra Mundial. Após a guerra, seu foco foi a aviação comercial, e uma lista de aeronaves notáveis foram desenvolvidas e fabricadas.
O projeto do Boeing 747 surgiu de um acordo informal entre alguns empresários de companhias aéreas e o presidente da Boeing, o próprio criador da empresa, em 1966.
Para começar foi construída uma nova fábrica em uma região de floresta próximo de Seattle com uma área de 130 acres. Mais de 2.800 trabalhadores construíram a fábrica e uma estrada de ferro específica foi criada para abastecer a nova unidade fabril. A área é conhecida pela situação climática de chuvas durante boa parte do ano e isso tornava o terreno permanentemente molhado e com lama durante a construção, e ai foi decidido asfaltar mais de 100 acres para poder executar os trabalhos de maneira viável. Para compatibilizar o cronograma de construção da nova aeronave com a construção da fábrica em si, as duas ações foram executadas ao mesmo tempo, tendo os trabalhadores que vestir capacetes e roupas de proteção enquanto sobre suas cabeças os operários estavam construindo e fazendo o acabamento. Um dos galpões tinha a medida equivalente a 40 campos de futebol.
O projeto foi muito arrojado e de grande risco, o investimento foi maior do que o valor líquido de toda a companhia Boeing, e isso dá o tamanho da obra.
Em uma época que ainda não havia computadores para executar as diversas tarefas administrativas e técnicas como conhecemos hoje em dia, a Boeing tinha que lidar com mais de 5 milhões de peças que compunham o Boeing 747, com peças vindo de 50 estados norte-americanos diferentes e 17 países. Muitas estruturas eram feitas em outras unidades da Boeing e fornecedores, e eram juntadas na nova fábrica, o que exigiu uma precisão nos cálculos e medidas nunca visto antes na indústria. Mais de 200.000 quilômetros de fios e cabos eram utilizados na construção. No túnel de vento foram testadas mais de 50 versões do novo avião antes de fechar o projeto, e os testes de resistência a que a estrutura foi submetida equivaliam a um uso hipotético de mais de 30 anos, ou 6 mil horas de vôo.
Os motores criados para o novo avião foram testados em um Boeing B-52 emprestado pela Força Aérea Americana. Ao final o 747 tinha uma altura de 11 metros do chão, com capacidade para transportar até 500 passageiros a uma velocidade de 0.9 mach.
Aos interessados, pode-se ler mais detalhes na Wikipedia e no documentário realizado pela Discovery. (Visita a Fabrica Boeing)
Interior da fabrica...
Os aviões comerciais são um foco secundário na minha coleção, e este eu não poderia deixar de tê-lo (recebi em julho/2022). Após pesquisar pelo melhor kit atualmente no mercado, escolhi o da Zvezda, principalmente por ter as pás dos rotores móveis, tudo na escala 1/144 (se não me engano a Revell alemã vendeu o mesmo molde fornecido pela Zvezda). Mesmo nesta escala o tamanho do kit é impressionante.
Eu queria uma decoração diferente daquela que veio com o kit...
e adquiri um da Pan Am. Não é muito fácil obter uma folha de decal para o 747 na 1/144 e este eu consegui por aqui mesmo (SP). No anúncio de venda alguém questionava que o vendedor alterasse o prefixo de PH para PP pois era o correto, o que o vendedor quase nem entendeu e explicou que apenas vendia a folha e não fabricava. Foi bom porque assim consegui esta folha, e não sou ligado em preciosismo tal como prefixos corretos...
Com a guerra na Ucrânia e o bloqueio comercial aos russos, creio que mesmo pedindo licença aos fabricantes, os EUA não fornecem, e talvez de agora em diante os russos façam os kits com folhas de decal que acharem conveniente...
Happy Skyline Pan Amn --- Propaganda Promocional