Sem dúvida alguma, o Focke-Wulf Ta 152 foi um dos melhores, senão o melhor caÇa da Segunda Grande Guerra. Para mim, o melhor e o mais bonito, pelas suas linhas estÉticas primorosas, sua performance em altas altitudes, sua motorizaÇão e sua capacidade de fogo. Como alguÉm colocou, os sobreviventes deveriam ser tratados como obras de arte, como Van Goghs, Rembrandts e Monets.
Desenvolvido a partir do Fw 190D, o Ta152 foi o primeiro caÇa projetado pelo Dr. Kurt Tank a receber as iniciais de seu projetista. Esse avião foi resultado das preocupaÇÕes da Luftwaffe com a performance dos seus caÇas em combates a grande altitude, principalmente enquanto enfrentava os bombardeiros aliados.
Diz a histÓria que Kurt Tank instalou o poderoso e grande motor do bombardeiro Junker 88 em um Fw190. Precisou alongar o espaÇo do motor de tal forma que o trem quando baixado permitia que o motor puxasse mais ar atravÉs da carenagem e não se encaixava perfeitamente na fuselagem ficando parcialmente para fora em voo. Com isso tudo, precisou alongar a parte anterior.
Como o motor demonstrou ser muito pesado, ele alongou a parte da cauda e pronto... isso equilibrou perfeitamente a aeronave!
FW 190D capturado pelos americanos para efeito de comparaÇão com o TA152H acima
Um FW190 D restaurado.
Seus protÓtipos, que datam do final de 1943, derivavam do Focke-Wulf Fw 190D e eram denominados Ra2 e Ra3, sendo que possuÍam um armamento que compreendia um canhão de 30 mm disparando pelo cubo da hÉlice, um par de canhÕes MG151 de 20 mm nas asas e outros dois canhÕes MG151 sob capÔ do motor. O protÓtipo Ra3 caracterizava-se por possuir uma envergadura maior.
A despeito das pressÕes de seu projetista, o projeto demorou a atingir a produÇão em sÉrie, cujas versÕes seriam denominadas Ta152H e Ta152C. O primeiro, destinado às altas altitudes, caracterizava-se por possuir uma envergadura de 14,5m (contra 10,2m do Dora-Nove) e uma velocidade mÁxima de 760 km/h e um teto de serviÇo de 14.800m, o que o tornava o caÇa com motor a pistão mais rÁpido de seu tempo.
A versão H que entrou em serviÇo, no inÍcio de 1945, era armada com um canhão de 30mm no nariz e dois outros canhÕes de 20mm nas raÍzes das asas. JÁ a segunda versão, o Ta152C, destinado aos combates à baixa altitude, mal havia completado os testes quando o fim da guerra chegou, em maio de 1945.
A razão de todo esse atraso, que parece indesculpÁvel diante da performance incrÍvel do avião, decorre do fato de que o motor Jumo 213E demorou a atingir um grau de desenvolvimento que lhe desse uma performance confiÁvel.
O motor que animou o TA152H, Jumo 213E, era equipado com um novo turbocompressor de dois estÁgios e duas velocidades e um intercooler que melhorava dramaticamente a performance da aeronave em altas altitudes.
Por fim, quando a produÇão iniciou efetivamente, a situaÇão estratÉgica da Alemanha jÁ era tal que pouco pode ser realizado pela falta de matÉrias-primas e combustÍvel.
As caracterÍsticas gerais do Ta152H eram:
- Comprimento: 10.82m
- Envergadura: 14.44m
- Altura: 3,36m
- Área Total de Asa: 23.5 m²
- Peso Vazio: 4,031kg
- Peso total para Combate: 4,727kg
- Peso MÁximo em Decolagem: 5,217 kg
- Motor: Jumo 213E V-12 invertido refrigerado a Água; 1,287 kW (1,750 PS; 2,050 PS com MW-50)
Performance
- Velocidade MÁxima: 759 km/h a 12,500 m com boost GM-1(472 mph at 41,000 ft com boost GM-1)
- Alcance: 2,000 km
- Teto de ServiÇo: 15,100 m com boost GM-1
- Velocidade de Subida: 1.050 m/min (c/ MW 50)
- Razão PotÊncia/Peso: 0.276 kW/kg (0.167 hp/lb)
Armamento
- 1 canhão de 30 mm MK 108
- 2 canhÕes de 20 mm MG 151/20
Assim, o Ta152H foi a única versão a entrar em combate, sendo que apenas o Stabschwarm (esquadrilha composta pelos membros do Geschwaderstab) da JG301 utilizou a aeronave a partir de Abril de 1945, em embates tanto contra as formaÇÕes soviÉticas quanto contra aviÕes anglo-americanos.
A despeito do pequeno número de Ta152´s construÍdos - cerca de duzentos foram fabricados, mas apenas 67 viram serviÇo ativo - as poucas missÕes de combate em que participaram serviram para comprovar sua superioridade. O caso a seguir ilustra bem esta situaÇão.
Em 14 de abril de 1945, dois Hawker Tempest do Esquadrão 486 da RAF (composto de Neozelandeses) decolaram de Volkel (Holanda) com ordens para atacar as linhas fÉrreas situadas em Ludwigslust. Enquanto iniciavam o ataque, trÊs Ta 152s decolavam de Neustadt-Glewe a sete quilÔmetros dali, com a missão de interceptÁ-los. A despeito de um dos aviÕes alemães ter se chocado no solo, devido à inexperiÊncia de seu piloto, o Sub-oficial Willy Reschke engajou-se em um violento combate à baixa altitude, tendo superado os adversÁrios com suas manobras, terminando por fulminar o Tempest pilotado pelo Oficial Ajudante Mitchell, que se espatifou no solo. Dez dias mais tarde, o mesmo Reschke (que havia voado com a JG 300, o I/JG 302 e o III/JG 301) destruiria dois Yak-9 soviÉticos sobre Berlim.
Mas o maior Ás do Ta 152 foi o Sub-Oficial Keil, que alcanÇou a marca de cinco vitÓrias a bordo desta aeronave. A primeira foi alcanÇada diante de um B-17 sobre Berlim, sendo tambÉm a primeira a ser creditada para o Ta 152. As outras seriam um P-51 Mustang em 01.03.1945, um P-47 Thunderbolt em 10. 04.1945 sobre Kassel e dois Yak-9 sobre Berlim em 21.04.1945.
VÁrios dos Ta 152H restantes foram testados pelos aliados apÓs a guerra,
mas apenas um sobreviveu, estando estocado a espera de restauraÇão, na Área de PreservaÇão e RestauraÇão do National Air and Space Museum, em Suitland, Maryland, USA.
Sigam o link e vejam algumas imagens raras do Ta 152Hhttps://www.youtube.com/watch?...id=annotation_490305
Kits Produzidos
Alguns kits produzidos e comercializados.
1/32
Zukei- mura
1/48
Dragon
Italeri
1/72
Revell
Dragon/DML
Abs e atÉ o prÓximo AP & I.