Ford estÁ ficando para trÁs em casa - e não É um problema
A Ford esta com problemas em seu mercado domÉstico? As vendas estão caindo no mercado norte-americano, embora as vendas de veÍculos tenha subido.
O produto mais importante da empresa estÁ perdendo terreno para concorrentes mais agressivos. Alguns especialistas chegaram a dizer que hÁ perspectiva de que a empresa estÁ prestes a "desmoronar". Isso É verdade? Não É. Na verdade, hÁ boas razÕes para pensar que a Ford estÁ fazendo muito bem, e aqui estÁ o porquÊ. Tudo isso faz parte do plano da companhia É verdade que as vendas nos EUA da Ford este ano caÍram 0,3 por cento em agosto, enquanto o mercado global É de 5,1 por cento. É verdade que a General Motors ( GM  e Toyota ( TM  e, especialmente Fiat Chrysler ( FIATY  tÊm ganhos cada vez maiores enquanto a Ford perdeu terreno. E É verdade que analistas estão prevendo uma outra queda nas vendas ano-a-ano para a Ford em setembro, enquanto todos os seus principais rivais aumentam seus ganhos. Mas os dirigentes da Ford dizem que hÁ duas grandes razÕes para que os seus números de vendas nos EUA não sejam tão forte como se poderia esperar este ano.
Primeiro, a Ford tomou a decisão de reduzir suas vendas para frotas de aluguel de carros. As vendas para as frotas de aluguel de automÓveis tÊm sido uma parte importante dos negÓcios da Ford durante anos. Mas as montadoras vendem carros para as empresas de aluguel de carros com grandes descontos. Isso significa menos lucro por carro. Numa altura em que as fÁbricas da Ford estão a plena produÇão, a Ford prefere construir mais veÍculos para as vendas no varejo, onde faz a maioria dos lucros. O chefe de vendas da Ford USA John Felice disse que as vendas da empresa para as frotas de aluguel de carros caÍram 36 por cento em agosto . Isso É uma grande queda, mas a empresa não desistiu das vendas de para as frotas de aluguel de carro por completo. No acumulado do ano, as vendas da Ford para as frotas são responsÁveis por 10 por cento das suas vendas totais dos EUA. Isso ainda É um pouco, cerca de 12 por cento a menos nesta Época em comparaÇão ao ano passado.
A segunda razão para as perdas da Ford em ganhos de vendas tem a ver com seu novo modelo de Pick-Up F-150 2015. Como pode uma Pick-Up que ainda não chegou as concessionÁrias ser responsÁvel por uma queda nas vendas? Não É a Pick-Up em si que estÁ causando, É o que a Ford estÁ fazendo para se preparar para construÍ-lo. VocÊ talvez tenha ouvido que o novo F-150 dispÕe de painÉis e carroceria de alumÍnio. VeÍculos de alumÍnio não são novidade mas nenhuma montadora tentou fazer um na quantidade que a Ford vai tentar com a sua nova Pick-Up. A Ford vai produzir o F-150 em duas fÁbricas, em Dearborn, Michigan, e outra em Kansas City , Missouri. Cada uma dessas fÁbricas terÁ trÊs turnos e irÁ construir cerca de 60 Pick-Up´s por hora, em cerca de 120 horas por semana. E cada uma dessas fÁbricas terão de ser fechados por um total de 12 semanas para que a Ford possa fazer as mudanÇas necessÁrias para construir seu novos veÍculos. Uma fÁbrica que constrÓi veÍculos de alumÍnio precisa de equipamentos e processos diferentes daquele que constrÓi veÍculos de aÇo. A Ford tem trabalhado com fabricantes de ferramentas e fornecedores para criar todos os novos tipos de ferramentas, a fim de fabricar o seu novo Pick-Up. A instalaÇão de todos os equipamentos É complexo e demorado, atÉ que se implante todo o projeto. É por isso que o tempo de inatividade É necessÁrio. Tudo isso significa que durante o tempo de inatividade a Ford vai perder um total de 90.000 unidades da produÇão atÉ o momento em que as mudanÇas sejam concluÍdas. A Ford então tomou deliberadamente medidas para desacelerar suas vendas de Pick-Up um pouco abaixo das previsÕes, mas reduzindo os descontos, embora isto tenha feito com que alguns compradores que buscam preÇos tenham mudado para outras marcas, mas tambÉm aumentou o lucro mÉdio por venda para a Ford, mantendo seus lucros fortes.
A empresa pode ter caÍdo um pouco de quota de mercado este ano, mas É uma aposta segura que a Oval Azul vai sair na frente com seu novo Pick-Up.
Nos seus ganhos anuais, a divisão norte-americana da Ford postou um lucro de US $ 2,4 bilhÕes no último trimestre, e atÉ 119 milhÕes de dÓlares em comparaÇão ao mesmo perÍodo do ano passado. Sua margem de lucro antes dos impostos foi de 11,6 por cento, o que É excelente para um fabricante de automÓveis de mercado em massa.
Essa margem vai encolher um pouco em relaÇão ao ano passado, contudo, os lucros da Ford na AmÉrica do Norte devem continuar consistentes.