APRESENTAÇÃO:
O modelo TT truck, tal como o automóvel modelo T, era muito simples, confiável, qualquer um poderia dirigi-lo e conserta-lo, sem ajuda de motoristas ou mecânicos especializados. Tinha baixo custo e era popular.
Esta versão de uma tonelada tinha o luxo de uma cabine fechada, já fornecida pela Ford, as anteriores eram construídas por encarroçadores particulares.
O custo desta versão era à época de U$ 515,00 e foram construídas 38 000 destas carrocerias.
O Ford Modelo TT é um caminhão baseado no Modelo Ford T, mas com uma estrutura mais pesada e eixo traseiro mais forte , dando-lhe uma classificação de 1 tonelada (0,91 t).O eixo traseiro do TT tinha uma unidade pinhão e coroa , A distância entre eixos do modelo TT era de 125 polegadas (3.200 milímetros), em comparação com 100 polegadas (2.500 mm) para o Modelo T. Ele foi muitas vezes equipado com uma caixa de marchas acessória, tais como a Ruxtell ou caixas de marchas Jumbo, o que permitia o caminhão ter engrenagens intermediárias entre baixa e alta, úteis para subidas. Foi muitas vezes vendido como um chassis com o comprador fornecendo o corpo do caminhão, conforme necessário. A produção em massa com a Ford produziu corpos correu 1925-1927, mas a produção do modelo TT tinha começado com o primeiro chassis a ser lançado em 1917. Em 1925, um limpador de pára-brisas manual foi adicionado. Foi muito durável para a época, mas lento quando comparado a outros caminhões. Com engrenagem standard, tinha uma velocidade não superior a 15 mph (24 km / h) como era recomendado, e com engrenagens especiais , uma velocidade não mais de 22 mph (35 km / h) , de acordo com a Ford Dealers Data Book 1923.
O Motor T era um quatro cilindros em linha, com todos os quatro cilindros fundidos em um bloco único . Tal construção monobloco era uma prática incomum quando a produção de T começou em 1908. Ele facilitou a produção em massa, mostrando o modernismo da empresa Ford em design para a manufatura. O cabeçote, porém, era destacável, que não só ajudou a Ford na produção, mas também facilitava os trabalhos nas válvulas (limpeza, mo ou a substituição das válvulas de assento) O bloco o cabeçote eram de ferro fundido.
A MODELAGEM.
Neste caso optamos pela construção na escala 1:18 apenas por questão de facilitar a visualização ( idade!). Optamos também por realizar uma construção com sucatas, sem uso de nenhuma peça oriunda de kits novos ou antigos.
O material usado foi placas de estireno de 0,5 e 1mm, perfis de estireno comerciais e restos mortais de tubinhos canetas, ilhoses etc.
Canos de PVC para os aros das rodas
Espuma EVA torneada para os pneus.
As colas usadas foram CA e polimerizante de acrílico ( JET).
Foram utilizadas resinas acrílicas e epóxi quando necessárias.
O método de construção usou técnicas de laminação de estireno ( laminas sobrepostas e curvadas sobre molde) para as partes curvas.