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É um Panther G Late.

 

A foto foi feita em Berlin, e o curioso É que ele estÁ sem os rodeiros externos, e como ele estÁ intacto, pelo menos no que dÁ pra ver, deve ter sido abandonado com muito pouco uso.

Não sei se saiu assim da fÁbrica, ou se foi depenado depois, mas não tem nadinha dos lados, nem links adicionais, nem ferramentas, e as caixas na traseira estão abertas, e provavelmente vazias.

Interessante tambÉm É que sÓ a torre parece ter sido camuflada, num padrão de duas cores, Dark Yellow no fundo, e acho que deve ser algum verde por cima (Dark Green, talvez), com as bordas retas, e parece que divide a torre ao meio.

Não consigo distinguir camuflagem do lado, e atrÁs, tanto pode ser camuflagem, quanto sujeira ou mesmo sombra.

 

 

Foto em tamanho maior, aqui:

http://1.bp.blogspot.com/-cLT8...BBerlin%2C%2B1945%2B(2).JPG

Original Post

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Berlim não tinha americano estudando nada  tinha russos  e nada impede que na  hora do desespero   um tanque sem a parte externa  tenha  sido  colocado  em  combate  e  com  apenas o primer - se  bobear era  um daqueles  tanques  retirados  para  reparos  ou reforma  que colocaram  uma  torra  qq  e  enfiado 5 buchas lá   dentro  e enviados  para  morrer  pela  gloria  do reich kkkk

Como disse o Bruno, pela tranquilidade dos passantes, claramente é pós-rendição...

Gostei de ver as tampas das caixas traseiras abertas, pois eu NÃO SABIA o que eram aqueles trecos atrás, kkkkk!

Também não sabia que ele conseguia andar sem os rodeiros externos...

Originally Posted by Brumbar:

Também não sabia que ele conseguia andar sem os rodeiros externos...

 

Então, eu queria que o Valls aparecesse pra dizer se é possível. 

Sem um ou outro rodeiro, já vi fotos, mas sem todos?

E parece que não foram simplesmente tirados, porque se fosse retirados para ser colocado em outro tanque, não haveria porque recolocar as peças que prendem os rodeiros.

A impressão que tenho é que ele foi usado assim mesmo, só com os rodeiros interno.

Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by Brumbar:

Também não sabia que ele conseguia andar sem os rodeiros externos...

 

Então, eu queria que o Valls aparecesse pra dizer se é possível. 

Sem um ou outro rodeiro, já vi fotos, mas sem todos?

E parece que não foram simplesmente tirados, porque se fosse retirados para ser colocado em outro tanque, não haveria porque recolocar as peças que prendem os rodeiros.

A impressão que tenho é que ele foi usado assim mesmo, só com os rodeiros interno.

Pra começo de conversa, Seu Melzi, esse papo de rodeiros só se estiver falando de carroças. 

 

Quanto às rodas de apoio, acredito que ele até poderia andar um pouco, mas as barras de torção e as rodas remanescentes não iam aguentar o tranco, justamente porque são necessárias na quantidade prevista para distribuir o peso do bicho . Também, removendo as fileiras externas, como na foto, a lagarta ia logo sair fora por causa da falta de apoio.

 

A big hugh "Seu" Melzi.

 

Valls

Last edited by Valls
Originally Posted by Valls:
 

"Pra começo de conversa, Seu Melzi, esse papo de rodeiros só se estiver falando de carroças. 

 

Quanto às rodas de apoio..."

Ah, o nome do treco é "roda de apoio"?

Sempre vi AQUI a referência como "rodeiro" - aliás, que acho muito feio...

Obrigado pela informação!

Originally Posted by Valls:
Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by Brumbar:

Também não sabia que ele conseguia andar sem os rodeiros externos...

 

Então, eu queria que o Valls aparecesse pra dizer se é possível. 

Sem um ou outro rodeiro, já vi fotos, mas sem todos?

E parece que não foram simplesmente tirados, porque se fosse retirados para ser colocado em outro tanque, não haveria porque recolocar as peças que prendem os rodeiros.

A impressão que tenho é que ele foi usado assim mesmo, só com os rodeiros interno.

Pra começo de conversa, Seu Melzi, esse papo de rodeiros só se estiver falando de carroças. 

 

Quanto às rodas de apoio, acredito que ele até poderia andar um pouco, mas as barras de torção e as rodas remanescentes não iam aguentar o tranco, justamente porque são necessárias na quantidade prevista para distribuir o peso do bicho . Também, removendo as fileiras externas, como na foto, a lagarta ia logo sair fora por causa da falta de apoio.

 

A big hugh "Seu" Melzi.

 

Valls

 

Rodeiro é hábito, não tem jeito.

 

Então, ele está mais pra um veículo que parou em uma vizinhança perigosa e foi depenado, do que pra uma improvisação de combate. 

Exatamente.

 

Há muitas fotos e relatos de que veículos abandonados são depenados pela população civil de tudo o que possa ser útil. Ferramentas, cabos de aço, lonas, e inclusive rodas.

Li uma vez que acharam na França umas carroças usando os "rodeiros"  de Tigres ou Panthers. E tem muitas fotos de meia lagartas adaptados para serviço civil.

 

Valls

Last edited by Valls
Tudo isso que o Valls falou é muito lógico .... mas .... uma dúvida permanece: porque recolocar as peças que prendem as rodas de apoio?!. Quem depenou o Panther não teria porque fazer isso.... gasto totalmente desnecessário de calorias (escassas em Berlim nos meses subsequentes a rendição) .....


Abs - Manoel Henriques

Henriques,

 

Se você verificar como é o arranjo da suspensão do Panther vai perceber que a foto indica que foram removidas as duas fileiras de rodas externas. Dá para ver os flanges de fixação delas nas pontas dos braços da suspensão.

 

Valls 

Tem um livro em casa (não me lembro qual) que mostra fazendeiros poloneses depenando as rodas de um Panther alemão destruído por forças soviéticas para usá-las em suas carroças...lembro-me ter visto tbm uma imagem semelhante na França de uma carroça utilizando rodas de algum panzer alemão em sua carroça...não duvido que esta situação tbm tenha ocorrido com este Panther em Berlim....com todo sistema viário destruído, cavalos e carroças eram o principal meio de transporte....

Posso estar errado e fale alguma besteira, mas creio que a falta das rodas seja proposital...

 

No final das duas grandes guerras, todo material bélico ainda intacto, era rapidamente inutilizado para evitar que pudesse ser escondido pelos derrotados... Hélices eram retiradas e suas pás cortadas, canhões eram cortados, pneus furados, cabos de motores arrancados e por aí vai...

 

É muito provável, que o tanque em questão, tenha sido encontrado intacto nos últimos dias da guerra, já que nenhuma marca de batalha é evidente na foto...

 

Para evitar o resgate e servir de futuros estudos dos peritos, as rodas foram então removidas no local. Por ser um dos tanques mais modernos, seu estudo era prioridade pelos engenheiros dos países vencedores.

 

Não está claro de que lado ele se encontra, se do lado russo ou dos demais aliados, mas ao que parece, a foto é do período logo após a guerra, já que as ruas encontram-se limpas e totalmente livres de escombros, permitindo o livre trânsito de veículos. A posição praticamente estacionária do tanque, indica que ele pode ter sido deixado ali deliberadamente.

 

Acredito que o veículo que o transportava, tenha quebrado e, tenham deixado o tanque para ser transportado mais tarde. A retirada das rodas, seria meramente, uma questão de segurança...

 

Uma vez que ele ainda se encontra em excelente estado, com as lagartas e canhões intactos, é bem provável que fosse um veículo selecionado para futuras avaliações... A pintura aparentemente inacabada, pode indicar que o veículo sequer tenha tido tempo para ver combate, talvez ainda na fábrica ou recém-entregue à sua unidade...

 

Creio ser esta a hipótese mais provável...

 

Grande abraço a todos.

Sem dúvida é uma forma de interpretar a foto. Mas há que se considerar o seguinte:

 

Berlim foi tomada pelos russos (os demais chegaram depois) e, embora seja um G, o conheciam de sobra. Lembrar que foram os primeiros a enfrentá-los em Kursk e dai até o fim. Não era novidade.

 

Para americanos, ingleses e franceses também não era. O conheciam de sobra. Os ingleses montaram alguns na fábrica da Henshel  (e Jagdpanthers também) e os franceses chegaram a usá-los depois da guerra.

 

Berlim estava "limpa de maus alemães" e não haveria o risco de ser reutilizado, até porque onde iriam obter munição, gasolina, etc.. ?

Da mesma forma os alemães estariam mais preocupados com a própria sobrevivência do que em usar um Panther para seguir lutando. 

 

Vê-se que o veiculo está "depenado", sem nenhum acessório, e há muitas fotos mostrando que as ruas foram desobstruídas logo, mas os veículos destruídos e as sucatas não foram recolhidos logo. Também era comum o abandono de veículos intactos apenas devido à falta de combustível ou de munição.

 

Ainda, uma coisa é remover os hélices de um avião e outra coisa é remover parte das rodas de um carro de combate. E por fim, o mais comum para veículos pesados era cortá-los com maçarico no próprio local.

 

Valls 

 

Last edited by Valls
Originally Posted by Valls:

Para os americanos, ingleses e franceses também não era. O conheciam de sobra. Os ingleses chegaram a montar alguns (e Jagdpanthers também) e os franceses chegaram a usá-los depois da guerra.

 

Valls 

 

 

Os ingleses não só o conheciam como usaram um, o famoso Cuckoo.

 

UHxf1mx.png

 

YB873Ts.jpg

 

0IsH51p.jpg

 

E não só usaram como gostaram.

 

Depois de capturado, ele foi usado contra os próprios alemães, por exemplo, no ataque ao castelo de Gejsteren, onde os alemães estavam entrincheirados. A mira do Panther era tão acurada, que ele podia atirar através das janelas a longa distância.

E depois desse ataque, quando foi usado em outra operação, teve que encarar, junto com os Churchill e Crocodiles, estradas em péssimas condições pro conta da lama, e enquanto os veículos britânicos deslizavam para as valas a todo momento, o Cuckoo, que pesava 8 toneladas a mais, passou sem problemas.

 

Teve que ser abandonado quando sua bomba de combustível quebrou.

 

http://forum.warthunder.com/in...tish-panther-cuckoo/

Last edited by fernando frota melzi
Originally Posted by fernando frota melzi:
 

Os ingleses não só o conheciam como usaram um, o famoso Cuckoo.

 

UHxf1mx.png

Pois é, por isso digo que um dia montarei um Panther. Esse caso da arma acurada também foi muito apreciada num Marder III capturado na Italia. Pois é, também vou ter de montar um Marder III 

 

Originally Posted by Rogerio77:
 

Pois é, por isso digo que um dia montarei um Panther. Esse caso da arma acurada também foi muito apreciada num Marder III capturado na Italia. Pois é, também vou ter de montar um Marder III 

 


Venha para oLado Negro da Força, Rogério!

Originally Posted by Brumbar:
Originally Posted by Rogerio77:
 

Pois é, por isso digo que um dia montarei um Panther. Esse caso da arma acurada também foi muito apreciada num Marder III capturado na Italia. Pois é, também vou ter de montar um Marder III 

 


Venha para oLado Negro da Força, Rogério!

Negativo, eu é que vou trazer os alemón pro Lado Bom da Força 

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by Brumbar:
Originally Posted by Rogerio77:
 

Pois é, por isso digo que um dia montarei um Panther. Esse caso da arma acurada também foi muito apreciada num Marder III capturado na Italia. Pois é, também vou ter de montar um Marder III 

 


Venha para oLado Negro da Força, Rogério!

Negativo, eu é que vou trazer os alemón pro Lado Bom da Força 

 

 

Nunca! Me recuso a trocar essa lindeza:

 

 

Por essa...Essa...Essa...Coisa medonha!

 

 

Originally Posted by fernando frota melzi:
Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by Brumbar:
Originally Posted by Rogerio77:
 

Pois é, por isso digo que um dia montarei um Panther. Esse caso da arma acurada também foi muito apreciada num Marder III capturado na Italia. Pois é, também vou ter de montar um Marder III 

 


Venha para oLado Negro da Força, Rogério!

Negativo, eu é que vou trazer os alemón pro Lado Bom da Força 

 

 

Nunca! Me recuso a trocar essa lindeza:

 

 

Por essa...Essa...Essa...Coisa medonha!

 

 

Voto com o relator... se bem q o Churchill de tão feio chega a ser bonito...

Os sistemas de mira usados nos blindados alemães eram os mais avançados e acurados. Esse  é um fator poucas vezes colocado em destaque quanto se aborda a eficiência da arma blindada germânica durante a II Guerra.

Abs - Manoel Henriques
Originally Posted by Valls:

Sem dúvida é uma forma de interpretar a foto. Mas há que se considerar o seguinte:

 

Berlim foi tomada pelos russos (os demais chegaram depois) e, embora seja um G, o conheciam de sobra. Lembrar que foram os primeiros a enfrentá-los em Kursk e dai até o fim. Não era novidade.

 

Para americanos, ingleses e franceses também não era. O conheciam de sobra. Os ingleses montaram alguns na fábrica da Henshel  (e Jagdpanthers também) e os franceses chegaram a usá-los depois da guerra.

 

Berlim estava "limpa de maus alemães" e não haveria o risco de ser reutilizado, até porque onde iriam obter munição, gasolina, etc.. ?

Da mesma forma os alemães estariam mais preocupados com a própria sobrevivência do que em usar um Panther para seguir lutando. 

 

Vê-se que o veiculo está "depenado", sem nenhum acessório, e há muitas fotos mostrando que as ruas foram desobstruídas logo, mas os veículos destruídos e as sucatas não foram recolhidos logo. Também era comum o abandono de veículos intactos apenas devido à falta de combustível ou de munição.

 

Ainda, uma coisa é remover os hélices de um avião e outra coisa é remover parte das rodas de um carro de combate. E por fim, o mais comum para veículos pesados era cortá-los com maçarico no próprio local.

 

Valls 

 

Valls,

 

Cada um tem sua opinião, e respeito isso, mas ainda argumento quanto às suas observações...

 

Tá certo, os russos chegaram primeiro, mas ainda assim, muito material com certeza caiu nas mãos dos americanos... 

 

E ainda que já o conhecessem, talvez achassem melhor examinar os últimos exemplares, na busca de algum tipo de modificação tardia, ou quem sabe, o estivessem transportando para algum local de armazenamento de onde seria então levado para desmonte posterior...

 

Quanto a Berlim estar limpa dos "maus alemães", eu discordo totalmente...

 

Muitas escaramuças ainda continuaram após a queda de Berlim, a tal ponto, que os aliados tiveram que "recrutar" soldados alemães para formarem uma espécie de polícia a fim de liberar forças para dar conta... Também é bem provável, que após o fim da guerra, muitos nazistas e membros da juventude hitlerista, tenham feito parte de grupos criminosos que agiam na clandestinidade... O fanatismo destes se bem organizado, poderia ter dado muito mais trabalho aos aliados...

 

Um tanque, mesmo sem munição, já serviria como forma de intimidação, tanto quanto um talibã com uma lança-foguetes é capaz de fazê-lo hoje em dia...

 

O fato dele estar "depenado", talvez indique que estas tenham sido confiscadas, aproveitadas para outros fins ou mesmo roubadas...

 

Quanto às rodas estas eram bem fáceis de serem removidas assim como as  

hélices... E não eram partes de rodas, mas um jogo de rodas externas que eram, no inverno russo, frequentemente removidas para descongelar as rodas internas e, a menos que eu esteja enganado, também eram retiradas para transporte em vagões de trem para diminuir a largura e o uso com esteiras mais estreitas e, depois recolocadas juntamente com as esteiras padrões...

 

Se a intenção fosse inutilizar totalmente o tanque, teria sido mais adequado serrar o cano, ou retirar totalmente suas esteiras, coisas que não foram feitas, demonstrando a intenção de recuperá-lo futuramente...

Originally Posted by José Luiz Vieira:
Originally Posted by Valls:

Sem dúvida é uma forma de interpretar a foto. Mas há que se considerar o seguinte:

 

Berlim foi tomada pelos russos (os demais chegaram depois) e, embora seja um G, o conheciam de sobra. Lembrar que foram os primeiros a enfrentá-los em Kursk e dai até o fim. Não era novidade.

 

Para americanos, ingleses e franceses também não era. O conheciam de sobra. Os ingleses montaram alguns na fábrica da Henshel  (e Jagdpanthers também) e os franceses chegaram a usá-los depois da guerra.

 

Berlim estava "limpa de maus alemães" e não haveria o risco de ser reutilizado, até porque onde iriam obter munição, gasolina, etc.. ?

Da mesma forma os alemães estariam mais preocupados com a própria sobrevivência do que em usar um Panther para seguir lutando. 

 

Vê-se que o veiculo está "depenado", sem nenhum acessório, e há muitas fotos mostrando que as ruas foram desobstruídas logo, mas os veículos destruídos e as sucatas não foram recolhidos logo. Também era comum o abandono de veículos intactos apenas devido à falta de combustível ou de munição.

 

Ainda, uma coisa é remover os hélices de um avião e outra coisa é remover parte das rodas de um carro de combate. E por fim, o mais comum para veículos pesados era cortá-los com maçarico no próprio local.

 

Valls 

 

Valls,

 

Cada um tem sua opinião, e respeito isso, mas ainda argumento quanto às suas observações...

 

Tá certo, os russos chegaram primeiro, mas ainda assim, muito material com certeza caiu nas mãos dos americanos... 

 

E ainda que já o conhecessem, talvez achassem melhor examinar os últimos exemplares, na busca de algum tipo de modificação tardia, ou quem sabe, o estivessem transportando para algum local de armazenamento de onde seria então levado para desmonte posterior...

 

Quanto a Berlim estar limpa dos "maus alemães", eu discordo totalmente...

 

Muitas escaramuças ainda continuaram após a queda de Berlim, em diversas áreas desocupadas após o cessar-fogo, a tal ponto, que os aliados tiveram que "recrutar" soldados alemães para formarem uma espécie de polícia a fim de liberar forças para dar conta dessas revoltas internas... Também é bem provável, que após o fim da guerra, muitos nazistas e membros da juventude hitlerista, tenham feito parte de grupos criminosos que agiam na clandestinidade... O fanatismo destes se bem organizado, poderia ter dado muito mais trabalho aos aliados...

 

Um tanque, mesmo sem munição, já serviria como forma de intimidação, tanto quanto um talibã com uma lança-foguetes é capaz de fazê-lo hoje em dia...

 

O fato dele estar "depenado", talvez indique que estas tenham sido confiscadas, aproveitadas para outros fins ou mesmo roubadas...

 

Quanto às rodas estas eram bem fáceis de serem removidas assim como as  

hélices... E não eram partes de rodas, mas um jogo de rodas externas que eram, no inverno russo, frequentemente removidas para descongelar as rodas internas e, a menos que eu esteja enganado, também eram retiradas para transporte em vagões de trem para diminuir a largura e o uso com esteiras mais estreitas e, depois recolocadas juntamente com as esteiras padrões...

 

Se a intenção fosse inutilizar totalmente o tanque, teria sido mais adequado serrar o cano, ou retirar totalmente suas esteiras, coisas que não foram feitas, demonstrando a intenção de recuperá-lo futuramente...

 

Jose Luis,

 

Realmente, cada um têm sua opinião.

 

Mas há uns detalhes que precisam ser separados.

As novidades os aliados obtiveram capturando Haustembeck e Kumensdorf e também as empresas/fabricas com seus técnicos.

 

A questão das rodas se refere exclusivamente ao Tigre I. Se retirava a primeira roda externa para no caso do acumulo de barro e toda a fileira externa trocando a lagarta por uma mais estreita para o caso do transporte. O que não falta é foto disso. 

 

Para inutilizar um tanque basta remover o percursor do canhão ou o bloco da culatra. Mas o mais comum mesmo era explodir ele todo, Li que os alemães levavam uma carga de demolição para esse fim no veiculo. E isso era muito comum, especialmente com os "grandes gatos" que eram muito difíceis de recuperar, já que eram muito pesados. Basta ver as estatísticas de perdas, onde a destruição pela tripulação é maior do que pelo inimigo. 

 

Fico imaginando a tripulação tentando serrar o tubo do canhão ou tirar o par de esteiras na unha, no meio da briga com os russos .  

 

Mas, como vc diz, é questão de opinião.

 

Valls

 

Last edited by Valls

Vai parecer conversa de mentiroso , mas não sei onde li que os franceses chegaram a usar perto de 3 regimentos de Panther (120 tanques) em seu exército após o fim da guerra. Havia centenas deles em território Francês e Belga. E que em 1949 havia perto de 40 ainda em atividade.

 

Caso alguém pudesse dar mais detalhe desses Panther franceses eu agradeceria.

 

Abraço a todos

 

Ayres

Originally Posted by Valls:

 

 

Para inutilizar um tanque basta remover o percursor do canhão ou o bloco da culatra. Mas o mais comum mesmo era explodir ele todo, Li que os alemães levavam uma carga de demolição para esse fim no veiculo. E isso era muito comum, especialmente com os "grandes gatos" que eram muito difíceis de recuperar, já que eram muito pesados. Basta ver as estatísticas de perdas, onde a destruição pela tripulação é maior do que pelo inimigo. 

 

Fico imaginando a tripulação tentando serrar o tubo do canhão ou tirar o par de esteiras na unha, no meio da briga com os russos .  

 

Mas, como vc diz, é questão de opinião.

 

Valls

 

 

 

Em um daqueles livros do Sven Hassel, ele conta o perrengue que foi quando tiveram que abandonar um tanque, ligaram a carga de demolição e como ela não explodiu, tiveram que voltar lá e religar.

 

Quanto ao cano, achei essa foto de um T-55 sérvio sendo destruído. O cara está cortando o cano, usando oxi-acetileno. Não deve ser fácil.

 

 

Em combate, era mais fácil detonar o cano mesmo.

 

Geralmente, quando ainda tinham munição, costumavam estourar uma no meio do tubo.

 

Mas para desmontar um bicho desses só no maçarico. Até porque eles aproveitavam todo o aço, que é uma sucata de primeira.

 

Valls

Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by fernando frota melzi:
 

Os ingleses não só o conheciam como usaram um, o famoso Cuckoo.

 

UHxf1mx.png

Pois é, por isso digo que um dia montarei um Panther. Esse caso da arma acurada também foi muito apreciada num Marder III capturado na Italia. Pois é, também vou ter de montar um Marder III 

 

Rogério.

 

Não sei se nesse Marder era, mas em alguns o canhão era de fabricação russa.Os alemães capturaram muitos no início da guerra e o "76" soviético era uma excelente peça anti tanque.

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