Embora de baixa qualidade, a foto é interessante pois mostra o Bell SH-1D 8530, quando estava participando da busca do C-47 2068, acidentado na Amazônia, em junho de 1967 próximo a Jubará.
O 8530, 1º Bell SH-1D da FAB, num vôo de instrução.
Eu acho que no artigo falta um esquema de pintura utilizado pelos UH-1D.
Observem que nesta foto, ele parece ser em aluminac, ter a faixa amarela (ou seria laranja?) na portinhola da fuselagem, na frente do nariz e a bolacha do 2/10º na porta do piloto (ou seria co-piloto? Já ouvi dizer que em helicóptero é o contrario de aviões: piloto à direita. É mesmo?).
Lá se vão muitos anos desde que morei em Cumbica, lá pelos idos de 69-71, mas eu me lembro vagamente (e a memória pode estar meio falha) de que este era o esquema que os UH-1D utilizavam na época.
Alguém confirma ou tem mais informações/fotos deste esquema? É o que pretendo reproduzir no meu UH-1D da Kitty Hawk, se de fato existiu.
Para complementar o tópico, estou incluindo algumas fotos que tirei de imagens do seriado "Águias de Fogo", onde aparecem várias cenas dos UH-1D por volta de 68, quando a série foi rodada em Cumbica. Eu mesmo tirei as fotos da minha televisão. Sei que as fotos não são de boa qualidade, mas mesmo assim mostram alguns detalhes interessantes das aeronaves.
O assento dos pilotos parece ser de uma cor clara. Laranja talvez, como este?
Aqui o assento já parece ser mais escuro. Verde oliva talvez?
Stencil nas portas.
O piso da cabine parece ter uma parte mais escura, antiderrapante, que contrasta com o cinza.
Algo como neste aqui.
Manche preto.
O painel de instrumentos é cinza, com instrumentos pretos, tipico das versões iniciais do Huey. O recente kit do UH-1D da Kitty Hawk reproduz fielmente este painel. O cíclico é preto.
"FAB" na parte de baixo da fuselagem. Neste esquema, pelo menos, tinha isso.
Antena de radio da fuselagem. Observem como passa por fora do suporte.
Assentos na cabine principal. Imagino que sejam verde oliva. Notem o guincho à esquerda. Creio que eram removíveis. Nos que voei como passageiro em 69-71, não tinham ele.
E a já conhecida estrela torta na fuselagem. Acho que a arrumaram nas versões posteriores.
Pena que não tem nenhum UH-1D preservado no MUSAL.
Vou incluir no meu texto essa foto que você colocou.
Max
Max,
Esta foto (faixa amarela na portinhola, nariz e bolacha do 2/10 nas portas dos pilotos) está entre as que Você me mandou. Mas é a única que mostra este esquema. Seria legal conseguir mais alguma para confirmá-lo.
Os sapões SAR também receberam a pintura cinza com FS 16440 e não cinza pérola conforme documento oficial da FAB chamado OTMA (ordem técnica do ministério da aeronáutica). O cinza utilizado de acordo com o documento EMA 8010-1 era o 108 (FS 16440). O cinza pérola era o 252 (FS 36622).
Desculpe tomar o bonde andando e embora saiba que tem gente que se melindra, mas gostaria de ver como estavam pintados os UH-1 usados em Xambioá e adjacências, no tempo da guerrilha. Conheci muita gente que lá esteve, uns da brigada paraquedista, outros de Brasília, mas isso nunca perguntei ou disseram. Queria detalhes para montar um sapão 1/72. Suspeito que já fosse o esquema que via em Resende nos anos oitenta (camuflado no padrão que a FAB usava também em quase tudo) mas queria ter certeza. Obrigado.
Os sapões SAR também receberam a pintura cinza com FS 16440 e não cinza pérola conforme documento oficial da FAB chamado OTMA (ordem técnica do ministério da aeronáutica). O cinza utilizado de acordo com o documento EMA 8010-1 era o 108 (FS 16440). O cinza pérola era o 252 (FS 36622).
Max
Max e amigos, boa noite!
Na revista "Força Aérea", atualmente nas bancas, as cores dadas para o SAR no início foram o alumínio e depois o BRANCO (?!?!). Seria esta "branco" uma interpretação do FS16440 que o Max comentou? Ou teria sido branco mesmo, contrariando a OTMA, que dava como "Cinza Pérola" a cor e, contrariando também o Max com a informação do FS16440? Agora a questão ficou mais interessante ainda!
Pelo documento OTMA 1-1-4-27, este diz que a aeronave era pintada totalmente com o cinza 108. Este cinza conforme o documento EMA 8010-1 tinha um FS aproximado no acabamento brilhante 16440 e fosco 36440.
Na verdade Cláudio e amigos quando estava fazendo uma pesquisa sobre as cores do Sapão no Esquadrão Pelicano me deparei com uma foto desse helicóptero onde dava a aparência do mesmo ser todo branco... aí fui perguntar ao Cel. Camazano sobre o assunto e aí ele me enviou essa OTMA que mencionei acima... agora se realmente algum sapão foi pintado de branco, isso eu não sei afirmar... mas vamos continuar a investigação... já joguei a dúvida para o Cel. Camazano novamente...
A matéria é assinada pelo Leandro Casella, tb aviador e pesquisador da FAB, que tem amizade com o Cel. Camazano e com o Prof. Rudnei. Vamos ter, realmente, muita informação para nossos arquivos!!!
Eu tô pra ver um sapão branco (ou cinza) ainda... dos Deltas, eu só vi foto em alumilac. Tem algumas fotos em que ele realmente parece ser "branco", mas é na verdade o efeito ótico do sol refeletindo na superfície aluminizada da fuselagem...
Pode até ser que exista, mas eu, sinceramente, não lembro de ter visto nenhum!
Essa matéria do UH-1 na revista está boa, porém há controvérsias. A aeronave 8531 consta do lote em verde-oliva, quanto a foto demonstra ser em dois tons em 1972. também diz que somente os SH-1 receberam a pintura SAR aluminio ou branco e a foto do '81' demonstra o contrário. essa aeronave chegou no inicio dos anos 80 e me parece ser um Agusta. Em fins nada que comprometa, tudo sendo apenas questão de datas,acredito.
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