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Creio nunca ter visto um funeral assim para um tripulante:

 

 

"A Grumman TBF avenger torpedo bomber of VT-15 Torpedo Air Group, approaches and lands on the deck of the USS Essex (CV-9) during the Battle of Manila Bay, in World War 2. Upon landing, Lt. Robert Cosgrove (Pilot) and Sailor Digby Denzek (Radioman) can be seen in their respective forward and middle crew positions. But the rear gunner position, occupied by Aviation Machinist Mate 2nd Class,Loyce Edward Deen (Gunner) has been completely destroyed by enemy 40mm shell fire. As the aircraft is parked amongst others, with wings folded, sailors of the Essex take fingerprints and cut dog tags from the body of AMM2C Loyce Deen in the gunner position. Captain Carlos W. Wieber, Commanding Officer of the Essex, and her crew, participate in funeral services on the deck. A chaplain conducts the services from beside the aircraft, where Loyce Deen's remains in the gunner's position have been shrouded. A bugler sounds taps. Deen's remains are then buried at sea in the TBF avenger in which he perished. The aircraft floats off the fantail for a short time before sinking from view. Two TBF Avengers are seen flying overhead , in tribute. Crew members then disband and return to their duties. Location: Manila Philippines. Date: November 5, 1944."

 

 

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Originally Posted by Zaitzev:

 

Me desculpem o pragmatismo... Mas eu como comandante faria um funeral à altura do ato de heroísmo, porém aproveitaria a aeronave.

 

 

Consta em outro site que o Avenger estava comprometido, e tinha dias de uso apenas.

 

Parece que os rumos da guerra já estavam definitivamente definidos ao ver dos comandantes do porta - aviões. Ou então havia outros danos cabeludos que a filmagem não mostrou. Seja como for, foi um funeral muito digno e comovente.

Chegaram a uma fase da guerra que o material não era tão importante, haviam muitos recursos disponíveis, tanto quando alguns porta aviões voltaram todo material danificado foi jogado ao mar, hellcats por exemplo!

Originally Posted by Guacyr.:

Chegaram a uma fase da guerra que o material não era tão importante, haviam muitos recursos disponíveis, tanto quando alguns porta aviões voltaram todo material danificado foi jogado ao mar, hellcats por exemplo!

Não apenas danificados, tudo que era excedente foi jogado ao mar. O ingleses, que receberam milhares de toneladas em aviões, dispuseram deles aos montes dessa forma, atirando-os ao mar.

Originally Posted by Zaitzev:

 

Me desculpem o pragmatismo... Mas eu como comandante faria um funeral à altura do ato de heroísmo, porém aproveitaria a aeronave.

 

 

Zaitzev,

 

Vc já se perguntou se isso era possível?

 

O impacto do explosivo deve ter sido tão forte, que destroçou o corpo do pobre coitado, deixando seus restos presos no meio das ferragens, tornando impossível um resgate adequado do corpo, a não ser cortando todo o resto do avião e sua consequente inutilização...

 

Sendo assim, o sepultamento na própria aeronave, foi a coisa mais lógica e digna a ser feita e à altura do sacrifício feito...

Last edited by José Luiz Vieira

Se olharem o lado esquerdo, foi atingido por uma AA.

Ao que tudo indica o projétil perfurou e detonou dentro da aeronave para infelicidade do artilheiro.

A tomada da decisão de descartar a aeronave se deve tanto a parte estrutural da aeronave como a impossibilidade de recuperação dos restos mortais do ocupante.

 

 

[]s!!!

Concordo plenamente com o Kamarada Zaitzev.

 

Apenas caso a aeronave estivesse comprometida, o que não aparentava, pelo modo como efetuou o pouso.

 

Em relação aos restos mortais do cidadão, em caso de necessidade uma limpeza  básica colocaria a aeronave em condições novamente.

 

Li em vários relatos, que aeronaves foram reutilizadas, com sangue de seus antigos tripulantes ainda espalhados pelo cockpit. Mortos ou não a necessidade é o que manda.

 

Neste caso este não era o fator determinante.

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