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Boa Noite Galera,

Então, procurei em tudo aqui no forum e nao achei o(s) topico(s) relacionados a essa tecnica.

Como consigo fazer uma simulaÇão de tiros nas asas e fuselagem de um avião ou tanque? apenas furar de dentro pra fora ou de fora para dentro com uma broca, ou estilete ou mandril (pinwise)ou alfinete esquentado?

 

Valeu

 

Neto

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Acho que não basta furar porque o plástico tem uma espessura fora de escala.

 

Pra ficar legal, o ideal é afinar a parede no local que foi atingido (faz isso pelo lado de dentro é claro). Deixe bem fino mesmo (faz isso com uma Dremel) e depois faz o furo ou rasgo.

 

Desse jeito você consegue fazer as beiras dobradas pra fora ou pra dentro.

 

 

 

Valeu!

 

Last edited by Marco S J C

Joker, a ideia é fazer os dois (ou aprender a fazer os dois). tenho a ideia de fazer um dio de um avião acidentado, com marcas de tiros e danos.....

 

Fabio... gostei da ideia do ferro de solda....

 

Marcão, já havia lido e escutado sobre fazer dessa forma, mas nao achei em lugar algum PAPs de trabalhos assim...

 

Valeu!

Originally Posted by Pedro Neto - GPC:

Joker, a ideia é fazer os dois (ou aprender a fazer os dois). tenho a ideia de fazer um dio de um avião acidentado, com marcas de tiros e danos.....

 

Fabio... gostei da ideia do ferro de solda....

 

Marcão, já havia lido e escutado sobre fazer dessa forma, mas nao achei em lugar algum PAPs de trabalhos assim...

 

Valeu!

A idéia do Marco é o que eu faria, lembrando que algumas metralhadoras e canhões usavam uma combinação de munições que causava danos variados. Algumas, além da tradicional traçante e perfurante de blindagem usavam ainda o alto explosivo e a incêndiária.

 

Outra coisa que você deve observar é o angulo que o projétil atinge o alvo.

Se utilizarmos basicamente uma munição perfurante, e o angulo de impacto for de +-90°, você terá uma perfuração que será praticamente circular. Se for um angulo menor que 45° em relação à superfície, você terá uma elipse, cada vez mais acentuada conforme diminuir o angulo de impacto.

 

Já o efeito de explosão e estilhaços de AA é aleatório... dá pra ficar mais despreocupado

 

outra coisa que se tem que observar em avião é o fato de alguns aviões usarem diferentes materiais em suas superfícies, alguns possuem áreas em madeira, alumínio e tecido, e os efeitos dos danos são um pouco diferentes dependendo do material, na primeira foto que eu postei, 109 danificado pela AA russa, dá pra ver como fica a área de tecido, revestimento das partes móveis do profundor e leme, e a área de metal, conjunto da empenagem, depois de um impacto preciso  da AA   

 

 

Last edited by Joker

Tem um trabalho (acho que do MIG Jimenez) em que o modelista utiliza esta técnica que o Jean citou (substituiu um pedaço de estireno por um pedaço de alumínio de lata de refrigerante), ficaram bastante realistas os buracos de balas. Não consegui achar o artigo, mas assim que encontrar posto aqui.

Essa do aluminio de lata ou tampa de nescau nunca pensei.... otimas ideias.... vou procurar o artigo por aqui Fabio....

Firefox, só "limar" a folha de metal pra tirar o "efeito" granulado que fica padrão... otima ideia....

Guacyr, pq lata de brahma???? Qual a relação?

Joker, bem por ai, tem que prestar a atenção mesmo no material... o estrago de madeira é diferente do metal, do tecido, acho que ate mesmo de determinado lugar do avião (por causa da maior ou menor blindagem), e cuidado mesmo com o angulo...

Valeu as dicas galera... agora é começar a testar e postar aqui.....

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