Skip to main content

Replies sorted oldest to newest

Uma bela porrada pelo visto. Imagino que se o porta-aviões estivesse próximo da costa esse gatinho deve ter voltado para pousar em terra pois imagina a aproximação final com essa sustentação.

Agora algo me chamou a atenção; tenho um livro com fotos de TODOS os F-14 e seus bureau number e o 159832 iniciou no esquadrão VF-124 em Miramar em Mar/76 e depois designado para o USS Enterprise no esquadrão VF 213. Passou também pelos esquadrões VF-24 e VF 154 mas nesse livro não tem menção alguma ao VF-114...será o número certo ?

Tomcat,

 

De que ano é esse livro? Se for a partir do final de 1993, tá explicado, pois o VF-114 foi desativado em abril daquele ano.

 

Taí o link contando a história dele:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/VF-114

 

Por outro lado, se você está se referindo ao F-14 em questão, ele de fato não era do VF-114, mas do VF-213. O dano foi causado numa colisão com outro F-14, o 161597 do mesmo esquadrão, sobre o Mar do Sul da China, em 29 de junho de 1991. Ambos operavam no porta-aviões U.S.S. Abraham Lincoln.

 

A tripulação do 161597, Lt. L. Maddock e Lt. T. Taylor, conseguiram se ejetar em segurança e, foram posteriormente resgatados. Quanto ao 159832, ele foi desviado para Singapura, onde fez uma aterrissagem segura.

 

Taí o link de onde eu consegui a informação e a foto original, contando sobre o ocorrido:

 

http://www.anft.net/f-14/f14-serial-06.htm#90

 

F-14A, BuNo 159832, 29.06.1991: A/C damaged after mid-air collision with 161597

over South Chinese Sea.

 

 

 

 

 

Encontrei esse profile do  161597 e do brasão do Esquadrão em 1988:

 

 

 

Link sobre os acidentes ocorridos com F-14 Tomcats:

 

http://www.ejection-history.or...aft_by_Type/f-14.htm

 

Links do Google com relação ao acorrido:

 

https://www.google.com.br/search?q=F-14+VF-114&espv=210&es_sm=122&source=lnms&sa=X&ei=KlhoUofeD5G34AP6gYGgDg&ved=0CAYQ_AUoAA&biw=1600&bih=742&dpr=1#es_sm=122&espv=210&q=F-14+161597

 

O pouco que pude descobrir foi isso. Valeu?

 

Espero ter ajudado.

 

Grande abraço.

 

José Luiz.

Zé Luis, 

 

O livro que tenho é do ano de 1998. Sua história confere com os dois Bureau Numbers envolvidos no acidente, curiosamente do VF 114 e VF213, imagino voando juntos, possivelmente um lider e ala...

Segue minha contribuição ao VF 21 que vc postou o perfil, não é o mesmo avião mas falando de acidente de Tomcats, esse que montei nasceu como A, foi retrofitado como B e quando transferido para o VF 103 caiu a 40 milhas da Carolina do Norte tendo a tripulação ejetado e salva por um barco de pesca particular.

Tomcat,

 

Esse seu F-14 ficou muito bom!!!   

 

Pelo que eu vi, os dois faziam parte do VF-213, e se não estou enganado, parece que o 205, se envolveu em outro acidente onde perdeu o bico.

 

De qualquer forma, tudo acabou bem para ambos, salvando-se as tripulações.

 

Eu já montei um F-14 da Hasegawa há muito tempo, mas infelizmente ele veio faltando a peça entre as turbinas, do alijamento do combustível.

 

Tenho vontade de montar outro, representando um dos aviões envolvidos ou ambos, mas ainda não sei qual marca escolher.

 

Acho que ficaria um bom dio, com um deles reproduzindo a perda da asa ou não...

Mas se os dois faziam parte do VF 213 como que na foto do avião detonado é o VF 114 voando ?

De qualquer forma, o kit da Hasegawa se nào me engano vem com duas caudas de alijamento de combustível, tanto 1/48 como 1/72. Se for isso mesmo e estiver faltando só essa peça para seu Tomcat eu te arrumo pois tenho muitos F14 aqui em casa de todas as marcas.

Estou montando agora 3 na escala 1/144 (LS, Dragon e Revell)e pretendo levá-los no PAMA se terminar a tempo.

Valeu Tomcat,

 

Vou dar uma olhada no kit. Eu o desmontei há alguns anos para reforma. Vou ter que comprar uma folha nova de decals, pois os que eu tenho agora, são de baixa visibilidade.

 

Esse é o kit:

 

 

Grande abraço e tenha um ótimo fim de semana.

 

José Luiz.

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×