Essa É pra quem deseja montar um dio com um FAMO rebocando um veiculo na prancha.
Muito show as imagens.
Essa É pra quem deseja montar um dio com um FAMO rebocando um veiculo na prancha.
Muito show as imagens.
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Põe show nisto !
Nunca tinha visto ele assim !
Vlw !
Fantástico.
Muito legal! Valeu!!!
Achei interessante o cara que vai no reboque, parece que ele também conduz o mesmo.
cá entre nós que complicação do cacete - os americanos são mais praticos uma rampa no fim do reboque e pronto - imagina isto com tiro e bomba caindo perto
Voto com o redator !
É bacana,mas, os gringos são mais práticos.
Só seria mais complicado - e feio - se fosse inglês.
Voto com o redator !
É bacana,mas, os gringos são mais práticos.
Só seria mais complicado - e feio - se fosse inglês.
hahahahahaha!!!!
Pode acreditar, mas o Rogerio77 vai ter alguma coisa em favor dos Ingleses. rsrsrs!!!!!
cá entre nós que complicação do cacete - os americanos são mais praticos uma rampa no fim do reboque e pronto - imagina isto com tiro e bomba caindo perto
Nem fala JG!
O sistema dos americanos era muito mais pratico.
Trabalheira é gentileza!
Imagina para erguer a parte de trás da prancha com o panzer sobre ela.
O perfil fica mais baixo, mas não vejo lá muita vantagem nisto...
[]s
JEP
Realmente amigão, esse sistema não era nada pratico e confesso que não sei da onde os chucrute tiraram essa ideia para um transportador dessa forma.
Em termos de praticidade, realmente os americanos eram mais felizes, a única vantagem deste sistema alemão era a capacidade de realizar manobras mais complexas, e em locais mais apertados.
parabéns, pegou onde essas fotos?
Consegui essas imagens numa fan page.
esse halftrack FAMO é meu sonho de consumo... quer montar a mt tempo
mas tá caaaaaaaro...
se alguém tver para vender ai, az um precinho especial aqui, faz...
Ah, você monta 1/72 também, Oswaldo? Bacana!
Também tenho uma prancha dessas pra montar, não tenho o FAMO, o menos acho que não... Tenho que olhar, talvez até tenha, é tanto kit guardado... Sei que tenho um meia-lagarta alemão de transporte, mas não sei se é adequado... Talvez eu deixe só o blindado em cima da prancha.
Ah, você monta 1/72 também, Oswaldo? Bacana!
Também tenho uma prancha dessas pra montar, não tenho o FAMO, o menos acho que não... Tenho que olhar, talvez até tenha, é tanto kit guardado... Sei que tenho um meia-lagarta alemão de transporte, mas não sei se é adequado... Talvez eu deixe só o blindado em cima da prancha.
Brumbar, monto na 1/72 os blindados que pretendo fazer dioramas ou vinhetas. Tenho um americano também. Logo ele vai pra bancada.
Abraços.
Esse americano nunca me parece coisa da WWII... Sei lá, tem uma cara tão "muderna",..
Esse americano nunca me parece coisa da WWII... Sei lá, tem uma cara tão "muderna",..
Olha, mais feio que esse caminhão só o Galdiano.
Uma imagem do transportador Ingles.
Esse americano nunca me parece coisa da WWII... Sei lá, tem uma cara tão "muderna",..
Olha, mais feio que esse caminhão só o Galdiano.
ME DESCULPA MAS EM QUESITO FEIURA O SCAMMEL BATE LONGE QUALQUER UM DELES - ALIAS OS PROJETOS INGLESES VALHA-ME NOSSA SENHORA PARECE QUE O CRITÉRIO PRINCIPAL ERA ESQUISITICE
Achei interessante o cara que vai no reboque, parece que ele também conduz o mesmo.
cá entre nós que complicação do cacete - os americanos são mais praticos uma rampa no fim do reboque e pronto - imagina isto com tiro e bomba caindo perto
Voto com o redator !
É bacana,mas, os gringos são mais práticos.
Só seria mais complicado - e feio - se fosse inglês.
cá entre nós que complicação do cacete - os americanos são mais praticos uma rampa no fim do reboque e pronto - imagina isto com tiro e bomba caindo perto
Nem fala JG!
O sistema dos americanos era muito mais pratico.
Trabalheira é gentileza!
Imagina para erguer a parte de trás da prancha com o panzer sobre ela.
O perfil fica mais baixo, mas não vejo lá muita vantagem nisto...
[]s
JEP
Realmente amigão, esse sistema não era nada pratico e confesso que não sei da onde os chucrute tiraram essa ideia para um transportador dessa forma.
Em termos de praticidade, realmente os americanos eram mais felizes, a única vantagem deste sistema alemão era a capacidade de realizar manobras mais complexas, e em locais mais apertados.
Por partes...
As principais vantagens do uso de tandem em um transportador de veículos militares é:
1 - a sua capacidade de manobras é muito maior que um modelo comum, o que é fundamental em ações em zona de combate. Um veículo avariado, por exemplo, um Pz III, como o das fotos, com alguns roletes arrancados, não escolhe lugar nem posição para parar e com o motorista do tandem orientando e buscando uma melhor posição fica bem melhor a execução do recolhimento do veículo. Pelo comprimento do transportador, com o outro motorista atrás, a manobralidade em quaisquer terrenos fica bem aumentada;
2 - dada a época, com os materiais disponíveis, a existência do tandem com toda a sua estrutura dava maior resistência do chassis à torção, impedindo a quebra da plataforma de transporte, em curvas acentuadas e com carga plena;
3 - como assinalou o Annoni, a diminuição quase total da altura da plataforma de transporte ao nível do solo, facilita muito a colocação de veículos de até 60 toneladas na área de transporte.
Ao contrário do postado, os "gringos" até hoje utilizam-se do tandem, pela quarta e pela quinta vantagem, civil aqui:
- facilidade de acesso em ruas estreitas e com subidas e descidas e
- urbanização muito mais intensa que a européia com edificações muito mais altas.
Vejam abaixo:
Esse ainda presta serviço no Aeroporto de Atlanta.
Só esses?
Não!
De San Luis Obispo, California.
E aqui os novinhos em folha, já entregues, à disposição de que os queira comprar também.
E os vejam em ação.
Sigam os links...
Em São Francisco, um dos melhores Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos.
https://www.youtube.com/watch?v=7LBPvlGJqxU
- prestem atenção em1´20" quando a escada faz a curva e o trabalho do tiller no tandem;
no treinamento do tiller em Fairfield,
https://www.youtube.com/watch?v=pisfJzERz14
- prestem atenção em 1´05, a curva do caminhão e o uso do tiller na manobra.
e em Lenexa, Kansas, um atendimento a ocorrência em andamento, com câmera dentro da cabine do tiller, no tandem.
https://www.youtube.com/watch?v=0G3zMf_yFuQ
- vejam a capacidade de manobra que esse veículo de 33 metros tem e o quão difícil é a condução do tiller.
É, amigos, os alemães não chegaram aonde estão hoje por acaso, fazendo engenhocas sem utilidade, precárias.
Divirtam-se.
Abs.
O erro é que estão comparando coisas diferentes, o Sd.Anh 116 não era primariamente um transportador, mas um equipamento de resgate. O objetivo principal era recuperar veiculos que não podiam mais se mover por meios proprios, dai esta configuração. Tirando os semi-eixos traseitos não é precido passar sobre a altura das rodas, com a rampa bem menos inclinada o esforço para fazer o veículo subir na prancha é muito menor, facilitando o resgate.
Inicialmente...
a tank transporter is a combination of a heavy tractor unit and mating semi-trailer, typically a Lowboy (trailer), used for transporting tanks. Some also function as tank recovery vehicles, the tractors of which may be armored for protection in combat conditions.
Sonder Anhänger 116, ou simplesmente Sd.Anh 116, era o nome dado à plataforma com sistema de direção traseiro ou tiller.
Tinha esse sistema pois era rebocada por um trator pesado, no caso, um Sd.Kfz 9, de 18 ton. Alias é essa a combinação posta pela Tamiya no seu kit.
Os alemães, assim como os russos, não possuíam veículos de transporte/recuperação pesados específicos.
Somente após a guerra, a União Soviética, a partir de tratores americanos M20 com plataformas rebocáveis Rogers M9 e REO 28XS com plataformas rebocáveis Trailmobile, para também tracionar seus misseis balísticos, em determinadas situações, criou o trator de serviço pesado MAZ-537 com a plataforma de transporte MAZ/ChMZAP-5247G que está em serviço até hoje.
Já a Alemanha criou inicialmente o caminhão trator Faun L 1212/45 VSA com a plataforma sem sistema de direção traseira Blumhardt Typ B para 50 ton.
Alias, com está em Die Panzertransporter des Bundeswerh 1956-Heute
Os americanos, porém, criaram ainda durante a guerra, dois modelos de veículos de transporte/recuperação de veículos pesados. Um, o M25, o famoso Dragon Wagon, veículo para recuperação de veículos em áreas de combate, tinha a cabine blindada e o M26, que veio para substituí-lo, sem a cabine blindada, como assinala em Modelling Tanks & Military Vehicles, Sheperd Paine.
Jochen Vollert em Dragon Wagon - Tank Transporter M25 assinala que
"Reflecting on the development and active wartime service of the M25 makes it clear why the Dragon Wagon finally made it into the hall of fame for trucks and why it became a legend: It was the first mass-produced (1,372 in armoured and unarmoured versions) tank transporter and the first vehicle in its class solely developed to haul tanks and to recover them from the battlefield. All other heavy trucks that also served this purpose were either built in smaller numbers, were technically not that well advanced, or were not so well suited for either task.
Como assinala Patrick Sarrazin, em Tanks and Military Vehicles, no artigo abaixo, a criação dessas máquinas pelos americanos, visava a recuperação de veículos danificados ou em pane sem correr o risco de perdê-los para os alemães, veículos esses que poderiam facilmente serem postos em ordem de marcha. Isso aconteceu, de forma marcante, com os ingleses no Norte da África.
M25 em ação. Recuperando um Panther e um Sherman danificados
E eis o M26A1. A remoção da blindagem visava aliviar o peso do conjunto e dar maiores condições de rendimento à sua fraca motorização.
Os americanos, porém, criaram ainda durante a guerra, dois modelos de veículos de transporte/recuperação de veículos pesados. Um, o M25, o famoso Dragon Wagon, veículo para recuperação de veículos em áreas de combate, tinha a cabine blindada e o M26, que veio para substituí-lo, sem a cabine blindada, como assinala em Modelling Tanks & Military Vehicles, Sheperd Paine.
artemius
Voce está fazendo confusão com os nomes, leia o texto que você mesmo postou, M25 era o nome dado a combinação entre o M26 que era o trator e o M15 que era a prancha, blindado ou não o nome era sempre M-26. A blindagem foi abandonada devido a falta de necessidade, mas o nome não mudou.
Os americanos, porém, criaram ainda durante a guerra, dois modelos de veículos de transporte/recuperação de veículos pesados. Um, o M25, o famoso Dragon Wagon, veículo para recuperação de veículos em áreas de combate, tinha a cabine blindada e o M26, que veio para substituí-lo, sem a cabine blindada, como assinala em Modelling Tanks & Military Vehicles, Sheperd Paine.
artemius
Voce está fazendo confusão com os nomes, leia o texto que você mesmo postou, M25 era o nome dado a combinação entre o M26 que era o trator e o M15 que era a prancha, blindado ou não o nome era sempre M-26. A blindagem foi abandonada devido a falta de necessidade, mas o nome não mudou.
Augusto, bom dia.
Realmente, está correta a tua colocação.
M25 era o conjunto trator/plataforma e apenas o trator é que era M26/M26A1 ou M26A2, alias como está descrito no manual de montagem do kit da Tamiya.
Abs.