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Originally Posted by R1cardo:

Voto com o redator !

 

É bacana,mas, os gringos são mais práticos.

Só seria mais complicado - e feio - se fosse inglês. 

 

 

hahahahahaha!!!!

Pode acreditar, mas o Rogerio77 vai ter alguma coisa em favor dos Ingleses. rsrsrs!!!!!

 

Originally Posted by jgap:

cá entre nós que complicação do cacete - os  americanos  são mais praticos uma  rampa  no  fim  do reboque  e  pronto - imagina  isto  com  tiro  e  bomba  caindo perto

 

Nem fala JG!

O sistema dos americanos era muito mais pratico. 

Em termos de praticidade, realmente os americanos eram mais felizes, a única vantagem deste sistema alemão era a capacidade de realizar manobras mais complexas, e em locais mais apertados.

Olha o que eu montei:

 

 

 

 

 

 

O Famo e a prancha são da Trumpeter na 1/72, o Panzer da Italeri e o Sd.Kfz 11 da Revell. Valeram cada centavo. Já ganhei diversas medalhas, trofeus e saiu na Hobby News. Um dos kits que mais gosto em minha coleção.

Ah, você monta 1/72 também, Oswaldo? Bacana!

Também tenho uma prancha dessas pra montar, não tenho o FAMO, o menos acho que não... Tenho que olhar, talvez até tenha, é tanto kit guardado... Sei que tenho um meia-lagarta alemão de transporte, mas não sei se é adequado... Talvez eu deixe só o blindado em cima da prancha.

Last edited by Brumbar
Originally Posted by Brumbar:

Ah, você monta 1/72 também, Oswaldo? Bacana!

Também tenho uma prancha dessas pra montar, não tenho o FAMO, o menos acho que não... Tenho que olhar, talvez até tenha, é tanto kit guardado... Sei que tenho um meia-lagarta alemão de transporte, mas não sei se é adequado... Talvez eu deixe só o blindado em cima da prancha.

Brumbar, monto na 1/72 os blindados que pretendo fazer dioramas ou vinhetas. Tenho um americano também. Logo ele vai pra bancada.

 

 

Abraços.

Last edited by oswaldo antonelli
Originally Posted by oswaldo antonelli:
Originally Posted by Brumbar:

Esse americano nunca me parece coisa da WWII... Sei lá, tem uma cara tão "muderna",..

Olha, mais feio que esse caminhão só o Galdiano. 

ME DESCULPA MAS  EM QUESITO  FEIURA O SCAMMEL BATE LONGE  QUALQUER  UM DELES - ALIAS  OS PROJETOS  INGLESES VALHA-ME NOSSA SENHORA PARECE  QUE O CRITÉRIO PRINCIPAL ERA  ESQUISITICE 

Originally Posted by CLEDSONSALES:

Achei interessante o cara que vai no reboque, parece que ele também conduz o mesmo. 

 

Originally Posted by jgap:

cá entre nós que complicação do cacete - os  americanos  são mais praticos uma  rampa  no  fim  do reboque  e  pronto - imagina  isto  com  tiro  e  bomba  caindo perto

 

Originally Posted by R1cardo:

Voto com o redator !

 

É bacana,mas, os gringos são mais práticos.

Só seria mais complicado - e feio - se fosse inglês. 

 

Originally Posted by CLEDSONSALES:
Originally Posted by jgap:

cá entre nós que complicação do cacete - os  americanos  são mais praticos uma  rampa  no  fim  do reboque  e  pronto - imagina  isto  com  tiro  e  bomba  caindo perto

 

Nem fala JG!

O sistema dos americanos era muito mais pratico. 

 

Originally Posted by JEP Annoni:

Trabalheira é gentileza!

Imagina para erguer a parte de trás da prancha com o panzer sobre ela.  

O perfil fica mais baixo, mas não vejo lá muita vantagem nisto...

[]s

JEP

 

 

Originally Posted by CLEDSONSALES:

Realmente amigão, esse sistema não era nada pratico e confesso que não sei da onde os chucrute tiraram essa ideia para um transportador dessa forma. 

 

Originally Posted by MN:

Em termos de praticidade, realmente os americanos eram mais felizes, a única vantagem deste sistema alemão era a capacidade de realizar manobras mais complexas, e em locais mais apertados.

Por partes...

 

As principais vantagens do uso de tandem em um transportador de veículos militares é:

1 - a sua capacidade de manobras é muito maior que um modelo comum, o que é fundamental em ações em zona de combate. Um veículo avariado, por exemplo, um Pz III, como o das fotos, com alguns roletes arrancados, não escolhe lugar nem posição para parar e com o motorista do tandem orientando e buscando uma melhor posição fica bem melhor a execução do recolhimento do veículo. Pelo comprimento do transportador, com o outro motorista atrás, a manobralidade em quaisquer terrenos fica bem aumentada;

2 - dada a época, com os materiais disponíveis, a existência do tandem com toda a sua estrutura dava maior resistência do chassis à torção, impedindo a quebra da plataforma de transporte, em curvas acentuadas e com carga plena;

3 - como assinalou o Annoni, a diminuição quase total da altura da plataforma de transporte ao nível do solo, facilita muito a colocação de veículos de até 60 toneladas na área de transporte.

 

 

Ao contrário do postado, os "gringos" até hoje utilizam-se do tandem, pela quarta e pela quinta vantagem, civil aqui:

- facilidade de acesso em ruas estreitas e com subidas e descidas e

- urbanização muito mais intensa que a européia com edificações muito mais altas.

 

Vejam abaixo:

 

ScreenShot328

ScreenShot339

Truck_1_1965_Snorkel

Truck_3_Old_Ladder_1

Esse ainda presta serviço no Aeroporto de Atlanta.

Former Truck 41 being taken out of service to move all tools to the new Pierce.

 

Só esses?

Não!

De San Luis Obispo, California.

ScreenShot343

 

E aqui os novinhos em folha, já entregues, à disposição de que os queira comprar também. Heavy-Duty-Tiller-Columbus

100-Medium-Duty-Tiller-Baltimore-26505-02

 

E os vejam em ação.

Sigam os links...

 

Em São Francisco, um dos melhores Corpo de Bombeiros dos Estados Unidos.

https://www.youtube.com/watch?v=7LBPvlGJqxU

- prestem atenção em1´20" quando a escada faz a curva e o trabalho do tiller no tandem;

 

no treinamento do tiller em Fairfield,

https://www.youtube.com/watch?v=pisfJzERz14

- prestem atenção em 1´05, a curva do caminhão e o uso do tiller na manobra.

 

e em Lenexa, Kansas, um atendimento a ocorrência em andamento, com câmera dentro da cabine do tiller, no tandem.

https://www.youtube.com/watch?v=0G3zMf_yFuQ

- vejam a capacidade de manobra que esse veículo de 33 metros tem e o quão difícil é a condução do tiller.

 

 

É, amigos, os alemães não chegaram aonde estão hoje por acaso, fazendo engenhocas sem utilidade, precárias.

Divirtam-se.

Abs.

 

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O erro é que estão comparando coisas diferentes, o Sd.Anh 116 não era primariamente um transportador, mas um equipamento de resgate. O objetivo principal era recuperar veiculos que não podiam mais se mover por meios proprios, dai esta configuração. Tirando os semi-eixos traseitos não é precido passar sobre a altura das rodas, com a rampa bem menos inclinada o esforço para fazer o veículo subir na prancha é muito menor, facilitando o resgate.

Last edited by Augusto

Inicialmente...

a tank transporter is a combination of a heavy tractor unit and mating semi-trailer, typically a Lowboy (trailer), used for transporting tanks. Some also function as tank recovery vehicles, the tractors of which may be armored for protection in combat conditions.

 

Sonder Anhänger 116, ou simplesmente Sd.Anh 116, era o nome dado à plataforma com sistema de direção traseiro ou tiller.

Tinha esse sistema pois era rebocada por um trator pesado, no caso, um Sd.Kfz 9, de 18 ton. Alias é essa a combinação posta pela Tamiya no seu kit.

German 18 ton heavy half track FAMO and tank transporter

 

Os alemães, assim como os russos, não possuíam veículos de transporte/recuperação pesados específicos.

Somente após a guerra, a União Soviética, a partir de tratores americanos M20 com plataformas rebocáveis Rogers M9 e REO 28XS com plataformas rebocáveis Trailmobile, para também tracionar seus misseis balísticos, em determinadas situações, criou o trator de serviço pesado MAZ-537 com a plataforma de transporte MAZ/ChMZAP-5247G que está em serviço até hoje.

Já a Alemanha criou inicialmente o caminhão trator Faun L 1212/45 VSA com a plataforma sem sistema de direção traseira Blumhardt Typ B para 50 ton.

ScreenShot348

 

Alias, com está em Die Panzertransporter des Bundeswerh 1956-Heute

 

Os americanos, porém, criaram ainda durante a guerra, dois modelos de veículos de transporte/recuperação de veículos pesados. Um, o M25, o famoso Dragon Wagon, veículo para recuperação de veículos em áreas de combate, tinha a cabine blindada e o M26, que veio para substituí-lo, sem a cabine blindada, como assinala em Modelling Tanks & Military Vehicles, Sheperd Paine.

ScreenShot328

Jochen Vollert em Dragon Wagon - Tank Transporter M25 assinala que

"Reflecting on the development and active wartime service of the M25 makes it clear why the Dragon Wagon finally made it into the hall of fame for trucks and why it became a legend: It was the first mass-produced (1,372 in armoured and unarmoured versions) tank transporter and the first vehicle in its class solely developed to haul tanks and to recover them from the battlefield. All other heavy trucks that also served this purpose were either built in smaller numbers, were technically not that well advanced, or were not so well suited for either task.

 

Como assinala Patrick Sarrazin, em Tanks and Military Vehicles, no artigo abaixo, a criação dessas máquinas pelos americanos, visava a recuperação de veículos danificados ou em pane sem correr o risco de perdê-los para os alemães, veículos esses que poderiam facilmente serem postos em ordem de marcha. Isso aconteceu, de forma marcante, com os ingleses no Norte da África.

ScreenShot343

 

 

M25 em ação. Recuperando um Panther e um Sherman danificados

 ScreenShot346

 E eis o M26A1. A remoção da blindagem visava aliviar o peso do conjunto e dar maiores condições de rendimento à sua fraca motorização.

 ScreenShot349

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Os americanos, porém, criaram ainda durante a guerra, dois modelos de veículos de transporte/recuperação de veículos pesados. Um, o M25, o famoso Dragon Wagon, veículo para recuperação de veículos em áreas de combate, tinha a cabine blindada e o M26, que veio para substituí-lo, sem a cabine blindada, como assinala em Modelling Tanks & Military Vehicles, Sheperd Paine.

 

 

artemius

 

Voce está fazendo confusão com os nomes, leia o texto que você mesmo postou, M25 era o nome dado a combinação entre o M26 que  era o trator e o M15 que era a prancha, blindado ou não o nome era sempre M-26.  A blindagem foi abandonada devido a falta de necessidade, mas o nome não mudou.

Originally Posted by Augusto:

Os americanos, porém, criaram ainda durante a guerra, dois modelos de veículos de transporte/recuperação de veículos pesados. Um, o M25, o famoso Dragon Wagon, veículo para recuperação de veículos em áreas de combate, tinha a cabine blindada e o M26, que veio para substituí-lo, sem a cabine blindada, como assinala em Modelling Tanks & Military Vehicles, Sheperd Paine.

 

 

artemius

 

Voce está fazendo confusão com os nomes, leia o texto que você mesmo postou, M25 era o nome dado a combinação entre o M26 que  era o trator e o M15 que era a prancha, blindado ou não o nome era sempre M-26.  A blindagem foi abandonada devido a falta de necessidade, mas o nome não mudou.

Augusto, bom dia.

Realmente, está correta a tua colocação.

 

M25 era o conjunto trator/plataforma e apenas o trator é que era M26/M26A1 ou M26A2, alias como está descrito no manual de montagem do kit da Tamiya.

 

Abs.

Last edited by artemius111

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