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Amigos,

 

finalizei meu quarto modelo em 2 anos e meio de hobby. Ok, não É o quarto que eu comeÇo, É o quarto que eu consigo terminar, hehe.

 

Postarei fotos e peÇo, por favor, que me deem suas crÍticas e sugestÕes, para que eu aprenda mais e mais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Eu trabalhei tÉcnicas de envelhecimento usando um wash pronto da Ammo que eu posso dizer que É uma porcaria. Blue for panzer grey. Eu tive que escurecer com Óleo, pois era muito azulado.

 

Tive problemas usando thinner em cima do future, claro, dãããã, que buurrroooo. Passei a usar terebentina e diluente eco, para fazer as etapas de wash, fading e outras... tudo baseado nos ensinamentos do Augusto, no manual para novatos que tem aqui no fÓrum para iniciantes.

 

 Usei para fazer a ferrugem do escapamento gesso, pigmentos da AMMO tudo misturado com resina acrÍlica da Tempo, deu um resultado que gostei bastante.  Depois disso eu sujei o eixo, o prÓprio escamento e o resto do motor com streaking grime for panzer grey da Mig, muito bom,  mas precisa de mais diluiÇão.

 

 

Os envehecimentos mais brabos usei tÉcnicas que o panzerserra postou aqui , em artigos da webkits. Para esmerdear com lama, usei o EPA, empoeiramento progressivo por aerÓgrafo, gostei muito.


Tentei fazer chpping com esponja, mas não gostei, achei que ficou horrÍvel, assim como as marcas de chuva, bem leves, que tentei fazer. Bem, acho que É isso... podem xingar bastante, amigos...

 

abraÇos e bom ano novo.

Last edited by Lucas Galvão
Original Post

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O revestimento dos bancos, dos veículos alemães desse período,  fabricados para uso militar, era de couro tingido de preto.

 

Couro natural na fase inicial da guerra e couro sintético na fase final. Mas sempre pretos. Pinta-los de marrom ou outra cor parecida é um engano muito comum. Acho que muita gente associa automaticamente couro com a cor marrom.

 

As exceções na cor dos bancos encontrava-se nos veículos civis adotados para uso militar (exemplo: um Mercedes 170V staff car), cujos bancos podiam vir de fábrica em qualquer cor, dependendo das cores externas, como é feito nos carros até hoje. No caso dos mais coloridos, uma capa de lona podia ser usada, para não chamar muita atenção na linha de frente. No finalzinho da guerra, veículos como o Kubelwagen, chegaram a usar bancos com almofadas "Ersatz", que eram feitas até de papelão prensado e deixados na cor de ...bem, de papelão prensado.

 

Também é comum ver bancos de couro cobertos com tecido ou lona em muitos veículos do AfrikaKorps, por razões óbvias, já que os de couro deviam ficar quentes como o inferno, sob o sol.

 

Espero que essa informação ajude.

Last edited by Carlos Chagas

Bom dia.

 

Acho que tem apresentado um progresso evidente, para tão pouco tempo de hobby. Ao bater os olhos, percebe-se que já não é um modelo de iniciante, mas sim de alguém que deu duro para extrair o melhor do modelo. A seguir assim, a tendência é chegar a um ótimo nível em pouco tempo.

 

Vou dar alguns pitacos, embora não consiga ver muito bem os detalhes nas fotos.

 

O que gostei: até onde posso ver, montagem e alinhamento parecem estar bem feitos, a pintura está uniforme, sem marcas de escorrimento ou outros defeitos de pintura. Bem sujo, com bom efeito de barro nos paralamas.

 

Pontos onde acho que pode melhorar:

  • achei que o modelo ficou muito escuro. Uma clareada na pintura dos painéis centrais daria um contraste interessante e ressaltaria as linhas do modelo, que permaneceriam mais escuras, criando um efeito de sombra;
  • ao olhar o conjunto pneu/roda, parece tudo de uma cor só. Pode ser efeito da foto (ou do flash, se você usou). De qq forma, também deixaria um pouco mais claro as regiões mas centrais da roda, e por outro lado acentuaria um pouco o efeito de lama nos pneus;
  • vale deixar a parte onde o limpador de parabrisa passa limpa, dá um efeito legal em contraste com a sujeira que acumula lá;
  • seria interessante introduzir pontos de descascado na pintura, em especial nos paralamas e na grade frontal do jipão. Clareando a pintura, fica mais fácil criar este efeito, que eu faço com a ponta de um pincel bem fino. 

Como vê, são comentários que buscam apenas aprimorar o acabamento, pois a fase de iniciante, obviamente, você já deixou para trás.

 

Parabéns pela dedicação e pelos resultados alcançados, e até o próximo modelo!

 

Abraço

 

Sidney

Originally Posted by Carlos Chagas:

O revestimento dos bancos, dos veículos alemães desse período,  fabricados para uso militar, era de couro tingido de preto....

 

...também é comum ver bancos de couro cobertos com tecido ou lona em muitos veículos do AfrikaKorps, por razões óbvias, já que os de couro deviam ficar quentes como o inferno, sob o sol.

Oi Carlos, muito boa esta informação. No caso dos veículos do AfrikaKorps, haveria um padrão de cor para os tecidos ou lona que cobriam os bancos ou era o que estivesse à mão?

 

Abraço

 

Sidney

Last edited by Sidney

Sidney, pelo que já li e observei nas fotos coloridas da época, não tinha padrão rígido de cor para isso. O AfrikaKorps usou tecidos que variavam do verde-oliva até cor de areia bem claro nos equipamentos e uniformes, então cores e tons dentro destes extremos não estarão longe da realidade, em um modelo. Já vi até o que parecia ser um cobertor ajustado em cima do banco do motorista de um Kubel, numa foto da época.

 

Vale ressaltar que também existem fotos mostrando os bancos de couro,  sem proteção nenhuma por cima. E durante a noite o deserto fica gelado, sem necessidade de isolar o couro quente do banco do couro morno de um traseiro.

 

O importante é não usar cores berrantes (um pouquinho de cinza claro misturado na cor resolve o problema) e também fazer o acabamento 100% fosco no tecido. Aquilo é um ambiente empoeirado, então é brilho zero nas roupas, etc.

 

Abraço.

 

 

Mais uma info que nao sabia... com relacao ao couro...

Valeu Chagas...

Parabens pelo modelo Galvao e complementando apenas o que foi dito acima, eu achei o veiculo um pouco brilhante no geral... pode ser o flash , entretanto... se nao for,  um verniz fosco ameniza isto.

abraco

Last edited by m♠motörhead

Galvão

 

Gostei muito da montagem e da pintura.

Você ouviu o juri técnico o meu  é o juri artístico. 

Como você se diz iniciante, nota 9, somente a ressaltar o que o Carlos disse, um pouco brilhante, o que talvez possa ser efeito do flash, mas é essa a imagem que vemos.

De resto, amigo, pode sair dessa zona de conforto de iniciante, e classificar-se como veterano.

 

 

Edu

O revestimento dos bancos, dos veículos alemães desse período,  fabricados para uso militar, era de couro tingido de preto.

 

 Isso era regra? Este aqui não parece ter o banco preto

 

 

 

Last edited by Augusto
Originally Posted by Carlos Chagas:

Por nada, Sidney. Disponha sempre.

 

E a gente aqui ainda reclama do verão, hein?

Pois é, Carlos. Um calor infernal... e a guerra comendo solta!

 

Para quem quiser ir fundo, achei este livro.

 

Mas, voltando ao assunto... cadê o dono da criança? rs

Last edited by Sidney
Originally Posted by Augusto:

O revestimento dos bancos, dos veículos alemães desse período,  fabricados para uso militar, era de couro tingido de preto.

 

 Isso era regra? Este aqui não parece ter o banco preto

 

 

 

Eu, pelo menos, não consigo concluir muita coisa sobre a cor do assento a partir desta foto, Augusto...

Dependendo do brilho do couro e o reflexo da luz, pode muito bem ser preto, sim.

 

Em arte aprendemos que a luz faz esses truques e engana os olhos. Já li (e devo ter guardado) um tutorial com fotos, mostrando que uma superfície preta na luz pode ter um efeito mais claro que outra superfície branca fora dela.

 

Veja a diferença de tons entre o capô do carro e a lateral. A cor é a mesma.

 

 

Outra indicação do efeito luminoso, na mesma foto, é o tom de cinza médio, no toldo do carro. Os toldos dos veículos militares alemães eram feitos de linho (e não de lona, como muitos acreditam), em camadas e impregnados com uma substancia impermeabilizante. Muitos eram deixados na cor original do linho (off-white), e outros eram tingidos de cinza bem escuro. O efeito era 99% fosco. Deixo de lado os toldos cáqui, os camuflados e os pintados, para não estender muito esse texto.

 

Sabendo do que são feitos fica mais fácil entender como os materiais se comportam. Na foto em questão, a parte do toldo que recebe mais luz está bem atrás das costas do oficial em pé. A parte com menos luz é na lateral, onde o toldo se prende no carro. Pois a parte mais iluminada do toldo cinza fosco (e que por isso reflete menos luz) é equivalente à parte iluminada do couro preto mais escuro, mais liso e mais brilhante (e por isso reflete mais luz), em termos de tom. A luz sempre altera a percepção de tons e cores. E a textura dos materiais faz diferença também.

 

Sem trocadilho, não sei se fui claro o suficiente até aqui.

 

Outro detalhe facilmente notado é a diferença de tons nos dois quebra-sóis levantados no para-brisa. São idênticos e provavelmente feitos de material cinza escuro. Mas o que recebe mais luz tem o tom 2 ou 3 vezes mais claro que o outro, na foto.

 

Por isso é perigoso avaliar cores e tonalidades a partir de fotos em preto e branco. Muitas vezes é preciso pintar partes do modelo tomando como base o que sabemos, e não o que vemos numa foto.

 

 

Eu não quero discordar de ninguém, mas vou dar minha opinião pessoal, e diga-se é pessoal mesmo, sem nenhuma comprovação! Acredito que até 41 era possível que os equipamentos viessem com o couro tingido de preto, mas com a extensão da guerra, a demanda, a pressa,  escassez de material, tudo isso colaborasse para que o padrão deixasse de existir. Portanto , eu nas minhas montagens, normalmente faço os bancos pretos em veículos que participaram da Invasão da Polônia ou França, mas depois acho que vale qualquer cor! Seguem algumas fotos para entender a minha opinião:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Acabei de postar o texto acima e o Assef mandou uma boa foto do Kubel no AK. Essa é pra você, Sidney. Mostra a variedade de cores tropicais , bem como eu tinha descrito antes.

 

O toldo é cinza escuro. Dá para dizer pela parte dele que aparece presa na armação. No AfriKorps também podia ser branco. Este está bem empoeirado e parece recoberto com uma capa ou outro pano de cor cáqui. Não dá para dizer com certeza o que é.

 

 

Assef, boa coleção de imagens, mas com um único banco de carro. E preto.

 

O couro não vem direto do animal já na cor preta, marrom, branca ou azul. Ele é tingido na cor desejada, um processo bem antigo. Ao natural, a cor do couro não é muito diferente da cor da pele humana.

 

Oficiais alemães usaram cintos de couro marrom desde o início da guerra e mais uma infinidade de artigos militares da Wehrmacht também eram marrons desde o começo, uns mais avermelhados, outros mais castanhos, e por aí vai.

 

Portanto a cor do couro não tem nada a ver com o ano da guerra, assim como artefatos diversos de couro com cores diversas também não têm nada a ver com assentos de veículos.

 

Couros pretos para os assentos dos veículos alemães fabricados para uso militar (e é importante frisar que isso vale apenas estes veículos) eram obrigatórios por ordem do Fuhrer? Não sei. Mas sei que se você ler as publicações do Tom Jentz ou outros artigos específicos sobre esse detalhe, vai encontrar a mesma resposta que eu. O couro dos assentos era preto. Possívelmente por questões de visibilidade nas fotos aéreas de reconhecimento inimigo, no caso de veículos abertos. Com esta cor adotada, possivelmente o preto ficou normatizado para todos os veículos, tanques e meia-lagartas, mas isso não posso afirmar.

 

Vou adiante: Nos anos 80 eu conheci um veterano alemão da segunda guerra. O sujeito (sobrinho de um cara muuito ilustre) era chefe de mecânica da Tianá Veículos, uma revendedora autorizada Volkswagen em Vila Isabel, Rio. Era lá que eu fazia as revisões dos Passats que tive. Ele nunca ouvira falar sobre o hobby do plastimodelismo até então.

 

Eu estava montando meu Kubelwagen 1/9 da Esci e tinha muitas dúvidas (lembrem-se: não tinha Internet ainda). Conversando com o cara, ele contou que foi mecânico da Luftwaffe, depois fotógrafo em avião de reconhecimento e por fim lutou na Hermann Goering como soldado de infantaria. E trouxe de casa fotos dele na época, para provar. Alguns poucos aqui do fórum devem lembrar disso, pois eu contei o fato em reuniões. É uma boa história, a vida dele.

 

O cara (já esqueci o prenome) cansou de dirigir e reparar Kubelwagens, e eu tenho até hoje o desenho feito a lápis da chave de ignição deste carro em tamanho natural que ele fez para mim. Eu perguntei a ele exatamente sobre a cor dos bancos, pois queria fazer certo no meu modelo.

 

Ele disse que eram de couro preto no início da guerra e couro sintético também preto mais para o final da guerra. O "couro sintético" parece ser um material plástico e tem uma textura que lembra brotoejas. Dá para encontrar fotos disso em muitos walkarounds de veículos alemães preservados em museu.

 

Claro que na época eu não tinha como comprovar o que o veterano me disse, mas com a chegada da Internet e das novas publicações eu vi que o alemão contara a verdade, há mais de 30 anos.

 

Eu acredito nele, nos textos do Tom Jentz e em outros artigos e fotografias coletados em muitos anos de pesquisa.

 

Mas cada um pinta seus modelos com o que der na telha, é o que sempre digo.

Last edited by Carlos Chagas

Dependendo do brilho do couro e o reflexo da luz, pode muito bem ser preto, sim.

 

 Uma foto em PB é sempre complicado, mas tem algumas coisas que me deixam em duvida. Preto não reflete luz, absorve. A tendência é que sendo preto aparecesse bem escuro, olha a gola do oficial em pé a direita dentro do carro.

 

 A foto do Dooley mostra bem isso, o sol esta incidindo diretamente sobre os bancos, da para ver isso pela sombra do carro, mesmo assim eles estão bem escuros.

 

Esta foto que postei era um carro de Staff, da para ver que o encosto dos bancos parece mais trabalhado, pode ser uma exceção a regra, ou pode ser que a regra não fosse bem uma regra.

A gola do oficial parece mais escura porque é feita de tecido mais poroso do que couro e também está em ângulo quase vertical. A incidência e a reflexão da luz é muito menor.

 

Preto reflete luz sim, dependendo da superfície. É só ver alguém usando um casaco de couro preto. Tem reflexo para todos os lados.

 

Aquele é um Steyr "Kommandeurwagen", um veículo caro e de luxo, para oficiais de alta patente. O acabamento do interior e dos bancos é muito superior aos assentos de um veículo para tropas. É natural que a  qualidade do revestimento de couro, pregueado e mais liso, seja outra. Veículos de alta classe podiam em certos casos, ter bancos de couro marrom, mas em 95% dos casos estes eram de couro preto. Mas é impossível afirmar por uma foto em preto e branco.

 

E para tirar a teima final, eis um teste simples: Basta colocar diversos objetos pretos, uns lisos, outros não, no sol e tirar uma foto. Vamos ver se todos vão continuar parecendo pretos e com o mesmo tom na foto, hehe.

Last edited by Carlos Chagas
Eu nao posso opinar com tanta clareza em assunto de cor de couro, por ser iniciante ainda nao tenho tanto conhecimento e nem material para pesquisa! Ainda me prendo aos manuais dos kits, porem vou comecar a juntar infos sobre esses assuntos, mesmo pq estou me enveredando em figuras também!

Realmente o kit está brilhoso, ja apliquei mais verniz fosco!

Como sempre o apoio e incentivo dos presentes aqui e estimulante! Vou iniciar um stug IV da dragon, esse kit promete, será meu primeiro com pe!

Muito obrigado por tudo amigos, abraços!
Originally Posted by edufari:

Galvão

 

Gostei muito da montagem e da pintura....

 

 

...de resto, amigo, pode sair dessa zona de conforto de iniciante, e classificar-se como veterano.

 

Edu

É isso aí Galvão... saí deste corpo, que esta vida de iniciante já não te pertence mais!!!

Estimado amigo, este kit mostra que o resultado do seu trabalho evoluiu muuuuiiiiito desde que começou a encarar a militaria. Parabéns pela determinação e dedicação . Eu sempre lhe disse que, aos poucos, tudo iria melhorar e trabalhos bacanas apareceriam. Isso aconteceu e ainda acontece comigo... sigo sempre aprendendo com os outros modelistas para poder evoluir a cada novo projeto.   

 

No seu caso, vejo uma montagem mais cuidadosa, preocupação com detalhes na pintura (escapamento, bancos) e o emprego de técnicas de envelhecimento.

 

Seu esforço está sendo recompensado. É aquilo que lhe falava, cada montagem é uma experiência nova...erro e acerto...com paciência vamos lapidando nossas habilidades e tudo vai melhorando.

Na espera do seu próximo trabalho 

 

Abração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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