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RUBENS COSTA posted:

Muito bonito o dio, é uma cena muito marcante, minha ressalva 'C3� que a boca do canhão esta muito limpa, esta certo assim?

Valeu por postar, já copiei para futuras consultas.

Abs.

 

Tá certo. O cano não fica preto disparando.

O que pode acontecer, e se for alemão, é que por algum motivo precisem trocar o freio de boca, e este estar pintado com o cinza escuro que era a cor da tinta térmica que os alemães usavam nos canos. 

 

Aqui tem essa foto de um Panzer IV, onde dá pra ver o cano todo cinza.

pzkw4convoy2_zps2b54863b

 

Esse Panther também parece ter o cano sem pintura.

Panther_A_002

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Last edited by fernando frota melzi
RUBENS COSTA posted:

 a boca do canhão esta muito limpa, esta certo assim?

E se você estiver se referindo à poeira, por ter atravessado uma parede, o normal é atravessar edificações com o tubo virado para trás do carro, para não desalinhar o canhão.

Compreendo Rogério, sobre colocar o canhão para traz ao atravessar barreira como uma parede, achava que era para não deixar cair fragmentos dentro do cano. Mas ao que parece ele não derrubou nada, pois não há escombros sobre o tanque.

Eu tinha em mente Melzi, que depois de disparar umas dúzias de projeteis, a fuligem derivada da explosão dos cartuchos, deixariam a boca do cano ao menos enfumaçada. Por isso minha estranheza ao vela limpinha, branca ou metálica por dentro.

Mais informações que não sabia.

Valeu, abs.

Last edited by RUBENS COSTA

Não. É um engano comum, mas podem procurar em fotos, e não vão ver esse efeito. 

Mas vão ver bastante em Opens de plasti!

Olha essa foto, mostrando o freio de boca de um Panther. Pelo desgaste, dá pra ver que não é uma peça nova, mas não tem uma marquinha de fuligem, e a cor é homogênea.

MuzzlebrakeML

O que acontece é que são fotos como a desse Panzer IV que criam esse tipo de confusão. O contraste da cor do cano com a camuflagem de inverno. Acho que para enegrecer o cano por conta dos disparos, teriam que usar pólvora negra.pz IV

 

Nesse vídeo, mostrando Tigers disparando os canhões, repara como a fumaça é clara.

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Essa questão do freio de boca ficar preto de fuligem já foi muito discutida em diversos fóruns de modelismo.

Acontece que o propelente que era usado não produzia muita fuligem, mas assim mesmo, e a exemplo do que se discutiu sobre o barro, na primeira oportunidade o tubo era limpo (embora não fosse uma das tarefas mais apreciadas pela tripulação).

Todo veiculo têm como parte da dotação de ferramentas um escovão e suas hastes. (os militares de blindados de plantão que o digam)

A principal causa é que o resíduo do propelente, se não for limpo com frequência, acelera o desgaste da alma do tubo, prejudicando seu desempenho, sobretudo em almas raiadas. 

Limpando o tubo, o freio de boca era limpo por consequência.

 

Valls 

Last edited by Valls
Brumbar posted:

Também sempre pensei que a fuligem empretejasse a boca do canhão...

Não é só você companheiro, eu e mais uma multidão de plastimodelista, pois pelas imagens que tenho em meus arquivos, não é pouca gente não.

Mais uma que corrobora com o ditado "galinha que acompanha pato morre afogada" , seria assim "modelista que acompanha "sertos" modelistas, e não pesquisa, acaba com o kit errado"

Mais uma para a lista, ainda bem que em tempo para eu consertar uns que tenho. O legal é que minha filha adora ver estes brutos cheios de marcas de ferrugem e com o cano bem sujo, parecendo que saio do infer..., mas sendo assim vou montar para ela um certo trator que fica em uma salina, salvo engano na Rússia, que conforme as imagens da TV estava muito bem enferrujado.

Valls belas imagens, já copiadas para consultas.

Valeu pessoal por mais essa.

Abs

Last edited by RUBENS COSTA

Para confirmar...

Nessas fotos, pode-se ver o anel interno do freio perfeitamente limpo. Como o veículo aparenta estar em manutenção, inclusive com uma rara utilização de pistola de pintura acionada por ar comprimido em campo, possivelmente a limpeza do cano já foi feita.

Frankreich - Pz VI [Tiger II Konigstiger)Frankreich June 1944 - Pz VI [Tiger II Konigstiger)Frankreich June 1944- Panzer VI [Tiger II Konigstiger)

Mas, nessa foto, famosa por mostrar, pela frente, um Tiger I da Leibstandarte AH rebocando outro veículo avariado, contrariando os protocolos, vemos o freio de boca praticamente imune ao uso em combate.

Frankreich June 1944 - Pz VI [Tiger I)

Limpar o tubo era complicado.

E trocá-lo?Ostfront Summer 1944 - Reparatur eines Panzer VIOstfront Summer 1944 - Reparatur eines Panzer VI [2)

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Last edited by artemius111

Certa feita eu disse em um evento q a boca dos tubos de canhão dificilmente ficavam tão "empretecidas".

Entre outras coisas me disseram q meus kits são muito "limpinhos"...Q era melhor sujar mais...

 

Abrasss

Nestes últimos dias observei os desgastes feitos em diversos kits de militaria, notei que em muitos apesar de estarem bem pintados apresentam as marcas do que foi conversado aqui.

Imagens obtidas da Struemaster

Na verdade muitos kits estão com inúmeras marcas de ferrugem, não são marcas exageradas, e também desgastes muito sutis bem elaborados. Passei estes dias observando muitas imagens reais de blindados, notei que a para todos os gostos, porem nem todos os blindados estão aptos para todos os gostos, eu que gosto te apresentar um veiculo bem desgastado deverei observar em que condições o mesmo será apresentado para justificar aquele desgaste. Meu ultimo KV 2, esta com um desgaste até muito bom, o erro é só na sujeira da boca do cano, a ser consertada, mas no geral até que esta bom. Penso agora em me preocupar muito mais em imagens reais para basear-me mas minha montagens, pois como visto nem sempre podemos contar com os modelos apresentados nos OPENs.

Abs.

Quando se dialoga sobre o tema que for, com educação e respeito, apoiado sempre em fatos e fotos, todos nós aprendemos.

E esse tópico, para mim também, foi muito esclarecedor.

Agradeço a contribuição de todos para a melhoria das minhas montagens.

Abs e uma boa semana para todos nós e nossas famílias.

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