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Um amigo da FAB encomendou um Gripen que vou montar pra ele, por isso estou procurando um kit para fazer o Gripen ng da FAB, sei que ainda não tem esse kit, porem encontrei no mercado USA o kit da MPM best choice intitulado  Gripen D, que na verdade É o italeri two seat com um monte de extras e o Gripen C da kitty hawk. A duvida, qual É a melhor escolha?

http://store.spruebrothers.com/product_p/mpm1004.htm

 

 

Last edited by Wingman
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O best choice da MPM é o kit Italeri com melhorias, nada tem a ver com o Gripen E/F que a FAB está comprando até porque quando esse kit foi lançado o conceito Gripen NG nem existia ainda.  É simplesmente o kit plástico da Italeri com um cockpit melhor e outras firulas em resina, na maioria detalhes que já vem em plástico pela KittyHawk (e mais barato).

 

Resumindo: o kit da MPM é para aquele modelista que gosta de adicionar aftermarkets no kit, sem precisar ficar correndo atrás disso e daquilo em todo o canto, já vem tudo na caixa, mas o KittyHawk é superior.

 

Detalhe:  O kit da kittyhawk é só o monoplace, se seu amigo quer o biplace, aí vai de MPM mesmo (ou Italeri puro, afinal, se não é modelista, pra quê pagar mais caro e colocar detalhes que serão irrelevantes?)

Last edited by Felipe C. Miranda
Originally Posted by Wingman:

Um amigo da FAB encomendou um Gripen que vou montar pra ele, por isso estou procurando um kit para fazer o Gripen ng da FAB, sei que ainda não tem esse kit, porem encontrei no mercado USA o kit da MPM best choice intitulado  Gripen D, que na verdade é o italeri two seat com um monte de extras e o Gripen C da kitty hawk. A duvida, qual é a melhor escolha?

http://store.spruebrothers.com/product_p/mpm1004.htm

 

 

O protótipo que existe de NG, é um D, biplace, e biplace 1/48 é italeri.

Originally Posted by Milan:

E não se esqueça que antes que a FAB tenha os Gripens NG, virá um Gripen "tampão" para "adaptação"...

Já tô comprando os Gripen tampão...inclusive o da Italeri, que vem com um drop tank só, e ele pode carregar 3, fiz cópias em resina, e como sou exagerado, fiz 6...falta comprar o Biplace,, tinha Gripen 1/48 em duas lojas, 1 loja tinha as duas versões, a monoplace e a biplace, quando em 18/12 anunciaram, o biplace saiu de cartaz da loja, ficou o mono, em duas lojas, agora todos foram, e estava a R$85 reais, foram para R$105, fora embora, e comprei o meu monoplace aqui no MP.

Originally Posted by guacyr:
Originally Posted by Wingman:

Um amigo da FAB encomendou um Gripen que vou montar pra ele, por isso estou procurando um kit para fazer o Gripen ng da FAB, sei que ainda não tem esse kit, porem encontrei no mercado USA o kit da MPM best choice intitulado  Gripen D, que na verdade é o italeri two seat com um monte de extras e o Gripen C da kitty hawk. A duvida, qual é a melhor escolha?

http://store.spruebrothers.com/product_p/mpm1004.htm

 

 

O protótipo que existe de NG, é um D, biplace, e biplace 1/48 é italeri.

Veja se alguém no WK tenha o kit biplace para fazer o protótipo NG.

Uma informação que eu não sabia: não há, originalmente, previsão de um Gripen NG biplace. Embora o avião demonstrador seja biplace - o que é óbvio, pois serve como bancada de testes - o desenvolvimento do Gripen NG só previa a versão E.

 

Pelo que li em outro fórum, tradicionalmente os usuários do Gripen fazem curso teórico e simulador na SAAB e curso prático inicial com os "B" remanescentes e depois um avançado com os "D" na Força Aérea da Suécia*. A versão biplace poderia ser desenvolvida aqui, no Brasil. Segue matéria sobre isto.

 

"Valor, 31/01/2014
EMPRESAS
Caça Gripen, da Saab, terá versão com dois assentos

Por Virgínia Silveira | De São Bernardo do Campo

A versão de dois assentos (biposto) do caça sueco Gripen NG, escolhido para ser o novo avião
de combate da Força Aérea Brasileira (FAB), poderá ser inteiramente desenvolvida no Brasil pela
indústria aeroespacial do país. A informação foi confirmada por Dan Jangblad, vice-presidente mundial
da Saab, fabricante do caça.

O executivo, junto com uma comitiva de representantes da Saab, reuniu-se ontem com o prefeito
de São Bernardo, Luiz Marinho, e alguns empresários do setor aeroespacial brasileiro, para discutir o
investimento de US$ 150 milhões que será destinado à construção de uma fábrica de aeroestruturas
para o Gripen no município.

A oportunidade de o Brasil participar de forma ainda mais substancial do desenvolvimento do
Gripen surgiu porque o modelo biposto - normalmente usado para treinamento de pilotos de caça -, não
será fabricado pela Suíça, que encomendou 26 aeronaves da Saab e nem pela Suécia, com 60.

"Os dois países deverão utilizar a frota mais antiga do Gripen C&D para treinamento de seus
esquadrões", disse uma fonte que acompanha de perto o fornecimento do caça ao Brasil. Dos 36 aviões
que serão fornecidos à FAB, a um custo de US$ 4,5 bilhões, oito terão capacidade para transportar dois
pilotos e o restante será na versão monoposto, de apenas um assento.


"Esta é a grande oportunidade de o país atingir o domínio completo do desenvolvimento de um
caça supersônico, pois a versão monoposto já está em fase mais adiantada de construção", disse a
fonte. O modelo biposto será maior que a versão de um assento, exigindo uma nova estrutura.

"A versão biposto dará uma carga de trabalho ainda maior para a brasileira Akaer, que já
acumula uma importante experiência no desenvolvimento da estrutura do Gripen", disse Sergio Vaquelli,
líder da equipe técnica que já trabalha no projeto de implantação da nova fábrica de aeroestruturas da
Saab em São Bernardo.

A Akaer foi a primeira empresa contratada pela Saab para trabalhar no programa do Gripen NG,
com o desenvolvimento das fuselagens posterior e central, bem como as asas e as portas principais do
trem de aterrissagem do avião.

A Saab já iniciou a fase de definição da divisão de trabalho das empresas da cadeia aeroespacial
brasileira no desenvolvimento do caça. Pelo acordo entre Saab e o governo federal e a FAB, 80% do
Gripen será produzido no país.

Segundo o vice-presidente mundial, Embraer, Mectron, Atech, AEL Sistemas, Akaer e a
subsidiária da GE no pais vão participar do fornecimento das partes mais complexas do caça,
envolvendo integração de sistemas e armamentos, montagem final, data-link, componentes e
manutenção de motores, sistemas aviônicos e desenvolvimento de aeroestrutura.


O Valor apurou que a Saab já fez uma reunião preliminar de alto nível com a Embraer para
discutir a participação da brasileira na parte de integração de sistemas do Gripen e montagem final do
avião. As atividades da Embraer no caça serão desenvolvidas em sua fábrica em Gavião Peixoto (SP),
onde concentra projetos de defesa e também opera uma pista de ensaios em voo para aeronaves
militares.

A Inbra Aerospace, segundo o diretor Sergio Vaquelli, será uma das sócias brasileiras da nova
fábrica, que deverá se tornar uma Empresa Estratégica de Defesa (EED), com 60% de capital nacional,
conforme a lei federal 12.598. A área de engenharia da nova empresa será liderada pela Akaer.


Vaquelli disse que a fábrica de aeroestruturas não irá fornecer somente para o Gripen - assim
não se sustentaria no longo prazo. "Ela também poderá fornecer componentes para outros programas da
Saab e da Embraer, que compra muita coisa de fora porque não existe capacitação no Brasil", disse.

O presidente da Inbrafiltro, Jairo Cândido, disse que a nova empresa será a primeira fábrica de
aeroestruturas de nível 1 (peças mais complexas de um avião, como asas e fuselagem) da América
Latina. Atualmente, diz, o parque aeroespacial brasileiro só fornece componentes de nível 2 e 3."

 

Tópico original no fórum ALIDE, aqui.

 

* Comentário originalmente postado pelo usuário , no referido tópico.

 

 

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