GRIPEN NG BR: SuÉcia recebe os primeiros engenheiros brasileiros que vão trabalhar no novo caÇa da FAB
Um grupo de 46 engenheiros e tÉcnicos brasileiros comeÇa a trabalhar na SuÉcia a partir do dia 19 de outubro. Eles são funcionÁrios das empresas Embraer, de São JosÉ, e AEL Sitemas, de Porto Alegre.
Embora alguns engenheiros da Embraer jÁ estejam na sede da sueca Saab, os 46 profissionais serão oficialmente os pioneiros para o inÍcio do programa de fabricaÇão dos caÇas supersÔnicos Gripen NG, que serão produzidos pela Saab para equipar a FAB (ForÇa AÉrea Brasileira).
O contrato de compra dos jatos inclui transferÊncia de tecnologia para o Brasil, sob a coordenaÇão da Embraer.
ComeÇa a valer agora, na prÁtica, o contrato entre o Brasil e a SuÉcia, efetivado oficialmente hÁ duas semanas.
Serão 36 caÇas supersÔnicos Gripen NG de última geraÇão, capazes de voar duas vezes a velocidade do som.
A última pendÊncia do contrato, o financiamento, tambÉm foi concluÍda hÁ um mÊs. O contrato É de US$ 4,7 bilhÕes, dos quais US$ 245,3 milhÕes são para a compra de armamentos para os jatos.
Grupos. Os tÉcnicos e engenheiros brasileiros irão em grupos ao longo dos prÓximos anos. Em outubro, irão 44 funcionÁrios da Embraer e 2 da AEL. Segundo a Embraer, atÉ 2020, a empresa vai enviar 280 funcionÁrios para a sede da Saab para atuar no projeto.
De acordo com a Embraer, irão para a SuÉcia engenheiros e operadores de produÇão, de 2015 a 2020. A empresa informou que a permanÊncia dos funcionÁrios na SuÉcia pode durar de 6 a 24 meses.
Segundo a Saab, o tempo de permanÊncia do primeiro grupo na SuÉcia deve ser de 12 meses. No inÍcio, haverÁ uma variedade de treinamentos teÓricos e a maioria dos tÉcnicos e engenheiros tambÉm irÁ participar do treinamento prÁtico (on-the-job), no desenvolvimento do Gripen –uma formaÇão mais especializada dentro do mesmo projeto que os engenheiros da Saab.
ProduÇão. A Embraer serÁ a responsÁvel no Brasil pelo programa de transferÊncia de tecnologia. A Embraer tambÉm vai coordenar as atividades de produÇão dos caÇas no Brasil. A empresa serÁ responsÁvel pelo desenvolvimento completo da versão de dois lugares do Gripen NG. A montagem final dos jatos serÁ feita na fÁbrica de Gavião Peixoto.
A AEL É responsÁvel pelo programa de sistemas avi-Ônicos do Gripen. A empresa foi confirmada no programa em fevereiro, quando assinou com a Saab um contrato para a transferÊncia de tecnologia.
A AEL foi selecionada para fornecer o WAD (Wide Area Display), o HUD (Visor Frontal) e o HMD (Helmet Mounted Display – capacete com visor), que serÁ integrado ao Gripen NG para o Brasil como parte do contrato F-X2.
O trabalho da AEL deve durar quatro anos e inclui o desenvolvimento, a integraÇão e o trabalho de produÇão, que serão realizados em Porto Alegre. A integraÇão do sistema serÁ feito pela SAAB e pela Embraer.
Marco. Para a Saab, a chegada dos tÉcnicos e engenheiros brasileiros É um marco no programa dos caÇas para a FAB.
“Este importante acontecimento marca o inÍcio formal do programa Gripen NG brasileiro. Agora vamos trabalhar a toda velocidade para garantir as entregas no prazo determinado”, afirmou HÄkan Buskhe, presidente e CEO da Saab.
Perfil. O Gripen É uma aeronave de combate multimissão, capaz de realizar todas as missÕes ar-ar e ar-solo, incluindo tarefas especializadas, como de inteligÊncia, vigilância, aquisiÇão de alvos e reconhecimento e guerra eletrÔnica.
O Gripen estÁ equipado com os mais modernos sensores e sistemas de missão, incluindo um radar de varredura eletrÔnica ativa e um sistema de busca e rastreamento infravermelho. O caÇa deve substituir os F-5 da FAB.
Primeiros caÇas chegam em 2019
A entrega dos caÇas supersÔnicos Gripen NG deve comeÇar em 2019 e terminar em 2024. A montagem final dos jatos no Brasil serÁ feita na fÁbrica da Embraer em Gavião Peixoto. Dois pilotos brasileiros –Gustavo Pascotto e Ramon Forneas– foram os primeiros a serem treinados para pilotar o caÇa, na SuÉcia. Outros pilotos da FAB devem ser treinados.
FONTE: O Vale – EDIÇãO: Cavok
IMAGENS: Meramente ilustrativas