No total, são dez estaÇÕes, duas nas pontas das asas, quatro sob as asas, trÊs sob a fuselagem central e uma sob a tomada de ar da direita (esta última posiÇão dedicada a casulos / pods, como os de designaÇão de alvos e de guerra eletrÔnica). As duas estaÇÕes mais prÓximas das raÍzes das asas e o pilone central da fuselagem são as posiÇÕes que podem receber tanques de combustÍvel externos, alÉm de armamentos diversos.
Os pilones 5R e 5L são as novidades da nova geraÇão do Gripen, quando comparada às versÕes C/D, que não os possuÍam. Isso porque nos mesmos espaÇos ficavam instaladas as portas do trem de pouso principal das versÕes anteriores, que recolhem para dentro da fuselagem. Com a mudanÇa do trem de pouso para carenagens sob as raÍzes das asas, esses espaÇos ficaram disponÍveis para os pilones 5R e 5L. AlÉm disso, o pilone 4 (para pods) foi reposicionado mais para fora, em relaÇão às versÕes C/D, provavelmente para não interferir com o lanÇamento de armas pela nova estaÇão 5R. A imagem aparece em material preparado pela Saab para a recente exposiÇão britânica de Farnborough.
IMAGEM: Saab