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Oi pessoal!

Compartilho com vocês a construção do Grunau Baby IIb de matrícula PT-PDH do Aeroclube de Planadores Albatroz, de Osório - RS no esquema de pintura entre 1999 e 2001, à partir do kit da empresa Fly, com set de decais para o PT-PDH.

Grunau Baby em Osorio
O Grunau Baby é um famoso tipo de planador de treinamento, desenhado nos anos 30 por Edmund Schneider, na Alemanha, produzido em diversos países em linhas de produção sob licença, (inclusive no Brasil pela CAP, sendo denominado CAP Albatroz) e por um enorme número de clubes e construtores amadores, comprando as plantas diretamente da Schneider.

A aeronave em questão foi uma das primeiras do Aeroclube de Planadores Albatroz.
Montada com as plantas da fabricante cedidas pela VAE-Varig Aerodesporto. A aeronave foi construída pelos fundadores do Albatroz, e foi grande formadora de pilotos, voando ativamente até 2004.
A aeronave ainda existe, e se encontra montada no hangar principal do Aeroclube, porém fora de voo.

O Kit da Fly em 1:48 em plástico injetado oferece duas opções brasileiras do Grunau, uma do Aeroclube de Bauru, o PT-PBP, um exemplar original alemão, trazido ao Brasil pela Missao Aeronautica Alema de 34, e outra do PT-PDH, do Aeroclube de Osório- RS. O kit possui photo etch e decais de qualidade.

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O Kit da Fly Grunau Baby Brazil 1:48 apresenta uma versão pura do Grunau Baby IIb em plástico injetado e com um set de photo-etch de fábrica. Configuração externa apenas com patim, como originalmente a versão do planador foi desenhada pela Schneider.

No entanto, muitos Grunau Baby`s mundo afora, e inclusive o PT-PDH (como pode ser visto na foto do primeiro post), foram modificados com a instalação de uma roda principal, cujo eixo era apoiado nas cavernas centrais da fuselagem, embaixo dos montantes, como pode ser visto na figura abaixo do PT-PBN, ou no antigo Grunau pendurado no Museu da TAM

Logo a primeira etapa da montagem foi cortar o patim e fuselagem para acomodar o patim reduzido, e instalar a caixa do trem de pouso.

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Dando prosseguimento, em consulta com o pessoal do Albatroz, e olhando as referências fotográficas, foi selecionado o tom de cinza que batia com o interior da aeronave, e  o tipo de painel do PDH (dentre dos disponiveis para escolha), e iniciada a montagem do cockpit com o photo etch do modelo:

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Outra modificação necessária em relação ao kit da Fly foi o pára-brisa.
No kit, a peça refletia o tipo mais comum entre Grunaus Baby: um plexi em formato de semi-gota como o do formato abaixo:

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Como a construção da maior parte dos Grunaus no mundo foi artesanal, muitas soluções diferentes foram adotadas, e o PDH possui uma folha de plexi dobrada em 3 partes retas, conforme mostrado na imagem abaixo:

Entao, depois de diversos testes, fiz o plexi dobrado em 3 partes com uma folha de acetato.

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Pra conferir realismo, os cabos de comando do profundor foram feitos com linha de cirurgia, e o profundor e leme, defletidos na posição de descanso com o planador tombado em repouso pra direita.

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O Kit oferecido pela Fly, conta com os decais corretos do PT-PDH, no entanto, indica um esquema de pintura que necessitou de correção:
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Observando as fotografias utilizadas como fonte do trabalho, é possível visualizar que as pontas das asas são vermelhas no seu bordo de ataque, diferentemente do indicado pelo esquema da Fly

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O modelo foi pintado de acordo com as correções das referências.
Foi utilizado apenas tintas Acrilex correspondentes, Future e verniz.IMG_3380IMG_3409

Também foi instalado as hastes de atuação dos ailerons.

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Detalhes dos "vales"da entelagem, e de desgaste típico de operação em planadores foram evidenciados na pintura, como mostrado nas imagens abaixo:

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Desgastes de atrito no patim, evidenciando arranhões e partes expostas da madeira.

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Pontas de asa com raspões em áreas típicas de contato com paredes de hangar ao guardar os planadores, deixando o primer da camada de baixo evidente.

O restante do planador foi mantido com aspeto limpo (pois os planadores são limpos antes e depois da operação), e evidenciados nas fotografias anexas. Em alguns pontos foi emulado o craquelamento da pintura da tela, devido à exposição ao Sol, principalmente no extra-dorso da asa, mais exposto ao Sol.

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PDH real ( esq) e o modelo finalizado (dir)

Apresentei ele na II Exposiçao de Modelismo "Faixa Branca"do Grupo de Modelismo da Mogiana em Ribeirao Preto, no ultimo domingo na categoria 1:48 Aviacao - com Modificações.

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E é isso. Primeiro kit que concluo depois de uns 15 anos parado. Apliquei muito do que aprendi com voces aqui.

Abraços!

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