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O encouraÇado Tirpitz foi o segundo da classe “Bismarck” de dois navios construÍdos para a Kriegsmarine (Marinha) da Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Battleship Tirpitz

 

Nomeado apÓs o Grande Almirante Alfred von Tirpitz, o arquiteto da Kaiserliche Marine (Marinha Imperial), o navio teve a quilha batida no Kriegsmarinewerft Wilhelmshaven em novembro de 1936 e seu casco foi lanÇado dois anos e meio mais tarde.

 

Wilhelmshaven - Stapellauf des Schlachtschiffes

 

O trabalho foi concluÍdo em fevereiro de 1941, quando ele foi incorporado na frota alemã. Como seu irmão Bismarck, o Tirpitz estava armado com uma bateria principal de quatro torres gÊmeas com oito canhÕes de 38 centÍmetros (15 polegadas). ApÓs uma sÉrie de modificaÇÕes em tempo de guerra ele se tornou 2.000 toneladas mais pesado do que o Bismarck, fazendo dele o mais pesado navio de guerra jÁ construÍdo por uma marinha europeia.

 

 

Depois de completar os testes de mar no inÍcio de 1941, o Tirpitz brevemente serviu como a peÇa central da Frota do BÁltico, que visava impedir uma possÍvel tentativa de fuga da frota do BÁltico SoviÉtica. No inÍcio de 1942, o navio partiu para a Noruega para agir como uma barreira contra uma invasão aliada. Quando posicionado na Noruega, o Tirpitz tambÉm foi usado para interceptar comboios aliados para a União SoviÉtica, e duas dessas missÕes foram tentadas em 1942. O Tirpitz forÇou a Marinha Real Britânica a manter forÇas navais significativas na Área para contÊ-lo.

 

Tirpitz sob ataque aéreo britânico

 

Em setembro de 1943, o Tirpitz, junto com o Scharnhorst, bombardeou posiÇÕes aliadas em Spitzbergen, a única vez que o navio usou sua bateria principal em um papel ofensivo. Pouco tempo depois, o navio foi danificado em um ataque de mini-submarinos britânicos e, posteriormente, submetido a uma sÉrie de ataques aÉreos de grande escala.

 

Tromsö,_Royal_Air_Force_Bomber_Command,_1942-1945_CL2830

 

Em 12 de novembro de 1944, bombardeiros Lancaster britânicos equipados com bombas de 12.000 libras (5.400 kg) “Tallboy” acertaram dois ataques diretos e um aproximado que fizeram o navio emborcar rapidamente. Um incÊndio no convÉs se espalhou para o paiol de muniÇão de uma das principais baterias, causando uma grande explosão.

 

 

Os valores relativos ao número de homens mortos no ataque variam de 950 a 1.204. Entre 1948 e 1957, o naufrÁgio foi desmantelado por uma operaÇão conjunta de salvamento de noruegueses e alemães.

 

 

 

 

 Fonte: Poder Naval

 

 

Last edited by Milan
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Até hoje penso que esta mega operação para afundar este navio foi só para evitar que ele fosse parar na mão dos soviéticos a Alemanha já estava combalida e este navio apesar de todo o seu poderio não representava mais uma séria ameaça, 6 meses depois a Alemanha estaria se rendendo.

Havia um equipamento para cálculos de mira, que era revolucionário para época, o telêmetro, que é um dispositivo de precisão destinado à medição de distâncias em tempo real

O telêmetro equipava outros dois navios, todos postos a pique e sem condições de recuperar o equipamento.

Esta foi uma das razoes para que a Inglaterra recuperasse os destroços entre 48 e 57.

O Couraçado Admiral Graf, comandado pelo valoroso  Capitão Hans Langsdorff foi o primeiro a ter este equipamento.

O Graf Spee, estava Tecnologicamente muito à frente de seu tempo, sendo o primeiro navio da Kriegsmarine a ser equipado com radar Seetakt, e telêmetros de tiro de alta precisão

 

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