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Fala galera!

 

Estou terminando um Spitfire MkIX da ICM na escala 1/48.

 

O kit da ICM É bacana, mas acredito que o meu seja de uma leva antiga, injetada em estireno branco...

 

Olha...acho que foi a montagem mais "zicada" que fiz na vida.

 

Vou enumerÁ-las:

 

1- Simplesmente esqueci de lavar o kit. Conclusão: AtÉ o primer teve problema de aderÊncia! Nada grave...mas tive que retocar alguns pontos!

 

2- VÁrias peÇas bastante empenadas. Na preguiÇa e no medo de estragar tudo na tentativa de desempeno, deixei assim mesmo.

Corrigi com bastante paciÊncia no processo de colagem. As metades da fuselagem formavam um "Y" quando unidas pela cauda! 

 

3- O kit tem um probleminha no motor: Parece estar um pouco fora de escala! Os tampos fecham somente sem boa parte do motor instalado!

 

4- Manual de instruÇÕes confuso e sem muitos detalhes. O kit possui vÁrias peÇas opcionais e nada de eu entender qual deveria ser usada...

Por preguiÇa...fiz o que achei certo com base em fotos.

 

5- A parte frontal do canopy estava com um risco enorme.

Fui consertar e...quebrei a peÇa ao meio! 

É...descobri que não era risco...estava era trincado mesmo! rs

Consertei com bastante sacrifÍcio e paciÊncia.

 

6- O empenamento das peÇas das asas...deixou um degrau enorme em cada lado da fuselagem! 

DÁ-lhe massa e lixa para consertar...

 

7- ApÓs pintura e verniz...feliz com o resultado...fui aplicar os decalques!

 

Todos, simplesmente TODOS, quebraram ou se desfizeram na Água!

 

Não sei o motivo...a folha estava em boas condiÇÕes.

 

E dÁ-lhe arrumar pedacinho de decalque aqui e ali para formar algo por inteiro. 

 

As faixas das asas e stencils...hahahaha...jÁ eram! 

 

Enfim...outros pequenos detalhes são normais de uma montagem e nem entram como problemas.

 

Foi o primeiro kit de avião inglÊs que montei. Primeiro kit com camuflagem em padrão não linear.

 

Primeira pintura com aerÓgrafo dupla aÇão...no caso, Badger 150.

 

Foi bom para mudar o foco...monto basicamente aviaÇão americana na WWII...ou seja, É OD sobre NG.

 

Não fiz grandes pesquisas, pois, quando terminar tudo, vou postar aqui para que sejam apontados todos os erros, anotar tudo e fazer certo no prÓximo!

 

Mas...que montagem chata essa! Ao menos, o kit foi barato...

 

Valeu!

 

Original Post

Replies sorted oldest to newest

Originally Posted by JeanFabricio:

Todo mundo tem seu kit que nunca deveria ter sequer aberto a caixa. Esse é o seu! Bem-vindo ao clube! AHHAHAHAHAH

 

Pois é...

 

Estou me segurando para não correr com a montagem e piorar as coisas.

 

Ao menos, farei um bom trabalho de acabamento para compensar os problemas! rs

 

 

Originally Posted by Iscold:

depois de ter montado um Bv-141 da HiPM você monta qualquer coisa....

 

Cara...já montei umas goiabas e, como disse, normal, você já sabe que é assim! rsrsrs

 

Agora...lembrei de você na hora dos decalques e pensei "preguiça de pintar isso!".... hahahahahahaha

Originally Posted by giordano:

Eu tenho um chicote com bilhas nas pontas sobrando aqui... no próximo ICM, se você quiser, te empresto... 

 

hahahaha...boa!

 

Mas olha...os P-51 deles não são ruins! Tenho alguns aqui e são cópias da Tamiya!

 

Porém...tenho um da leva antiga...estireno branco!!!!

Já estou sentindo calafrios...

 

 

  É, tem kits que não adianta... a coisa dá problema do início ao fim! Tenho um P-47D 1/72 Hobbyboss (Easy) que de "Easy" não teve NADA!!!! Terminei, mas mesmo depois de pronto o desgramado aprontou... a transparência ficou opaca!!! Grrrrrrrrrrrrrr

 

  Abração e Bom Finalização neste "encrenqueiro"!

  Claudio Moura

Esse kit é cópia do spit da Tamiya, com motor adicionado e algumas peças opcionais.

 

Mas ainda é um ICM.

 

Todos os kits da ICM são feitos num plástico muito mole que empena fácil e que tem a superfície extremamente rugosa. Eu lixo o kit inteiro com lixa 800, antes de pintar.

Nenhum kit da ICM fecha a tampa do motor, com o mesmo montado. Mas o spit é mais sério. No caso do spit, ou você deixa tudo aberto ou não põe o motor.

as asas devem ser coladas assim: monte a fuselagem e aí cole as metades superiores das asas na fuselagem com extra thin ou JET. Aí reforce por dentro e faça um dryfit da parte de baixo da asa. Se as pontas ficarem erradas, basta colocar um calço na fuselagem pra dar uma alargadinha na mesma e acertar as asas e o diedro. Evita um monte de problemas.

as decais da ICM, simplesmente jogue no lixo, não prestam. Use algo genérico.

 

enfim, benvindo ao clube dos malucos que montam ICM(eu já montei uns 5...).

 

quanto ao parabrisa, eu devo ter algum aqui. se quiser, te mando um novo. Decais, eu devo ter algumas. só preciso saber qual a versão que estás fazendo.

 

Abraços, Paulão.

Last edited by Paulão - Tchwrma

  Isso que o Paulão falou dos motores é verdade! Tenho um "Rata" na 1/72 que não fechou nem a pau as tampas do cowling! Tive que "torar" o topo de todos os cilindros! Sõ fiz isso porque o motor não aparece nos I-16....

 

  Um abraço,

  Claudio

Eu montei um P-51 da ICM e achei ruim também. O pior é o plástico, como o Paulão falou, ele é mole, a cola chega a agredi-lo, tem que usar pouca cola. A transparência não é lá tão cristalina e é menor do que deveria. Nunca mais arrisquei comprar um ICM. Abr.

Esse foi o 1º ICM que eu fiz. O motor fechou legal, apenas removendo os radiadores que ficam nas laterais do motor e substituindo por outros feitos em scratch. No mais o kit fluiu legal. as decais esfarelaram.

 

 

 

E esse é o que estou fazendo agora:

 

 

Como eu estou fazendo o avião do Clostermann, nem vou experimentar as decais originais...

 

Os kits exigem alguns cuidados, mas eu não abro mão dos ICM. Gosto deles.

 

Abraços, Paulão.

Como "não dar certo" é o que acontece geralmente comigo, já estou treinado, rsrsrs... mas o que me deu alívio foi saber que, da ICM, só tenho um set de armamento 

 

Boa sorte aí, amigão...

Abraço do Jet 

Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

Esse kit é cópia do spit da Tamiya, com motor adicionado e algumas peças opcionais.

 

Mas ainda é um ICM.

 

Todos os kits da ICM são feitos num plástico muito mole que empena fácil e que tem a superfície extremamente rugosa. Eu lixo o kit inteiro com lixa 800, antes de pintar.

Nenhum kit da ICM fecha a tampa do motor, com o mesmo montado. Mas o spit é mais sério. No caso do spit, ou você deixa tudo aberto ou não põe o motor.

as asas devem ser coladas assim: monte a fuselagem e aí cole as metades superiores das asas na fuselagem com extra thin ou JET. Aí reforce por dentro e faça um dryfit da parte de baixo da asa. Se as pontas ficarem erradas, basta colocar um calço na fuselagem pra dar uma alargadinha na mesma e acertar as asas e o diedro. Evita um monte de problemas.

as decais da ICM, simplesmente jogue no lixo, não prestam. Use algo genérico.

 

enfim, benvindo ao clube dos malucos que montam ICM(eu já montei uns 5...).

 

quanto ao parabrisa, eu devo ter algum aqui. se quiser, te mando um novo. Decais, eu devo ter algumas. só preciso saber qual a versão que estás fazendo.

 

Abraços, Paulão.

Tenho dois P-51 (A e D) da ICM. Um deles ao menos dá para notar que as asas estão empenadas (sacos lacrados). Sua sugestão para conserto já foi anotada. Sobre o lixamento, também.

 

Os decais, depois que um amigo montou um IAK-7 começaram a rachar e soltar após mais de ano, apenas reforçou minha convicção de adquirir novos para as versões que desejo montar, especialmente do P-51A CBI (consegui decais da Microscale específicos), não dá para confiar nos decais da ICM, basta olhar a folha e ver que não servem para o que se destinam.

Last edited by Lucianocf

Acho que esse tipo de kit quanto mais voce quer mostrar as coisas como motor, interior  e etc pior. Vou montar o meu da forma mais simples que eu puder, e vou dar um jeito de tirar esse motor fora. A instrução desse modelo é realmente horrível.

 

[]´s

Di Stephano

Originally Posted by JeanFabricio:

Todo mundo tem seu kit que nunca deveria ter sequer aberto a caixa. Esse é o seu! Bem-vindo ao clube! AHHAHAHAHAH

Estou com um desses e se chama Mirage III da Heller hahahahahaha Estou sofrendo

Last edited by Deodato
Originally Posted by Paulão - Tchwrma:

Esse kit é cópia do spit da Tamiya, com motor adicionado e algumas peças opcionais.

 

Mas ainda é um ICM.

 

Todos os kits da ICM são feitos num plástico muito mole que empena fácil e que tem a superfície extremamente rugosa. Eu lixo o kit inteiro com lixa 800, antes de pintar.

Nenhum kit da ICM fecha a tampa do motor, com o mesmo montado. Mas o spit é mais sério. No caso do spit, ou você deixa tudo aberto ou não põe o motor.

as asas devem ser coladas assim: monte a fuselagem e aí cole as metades superiores das asas na fuselagem com extra thin ou JET. Aí reforce por dentro e faça um dryfit da parte de baixo da asa. Se as pontas ficarem erradas, basta colocar um calço na fuselagem pra dar uma alargadinha na mesma e acertar as asas e o diedro. Evita um monte de problemas.

as decais da ICM, simplesmente jogue no lixo, não prestam. Use algo genérico.

 

 

Bom saber. Tenho 4 kits da ICM em casa: dois Spits mk. IX, um Mustang e um Me-109F2, agora não sei se faço com as peças deles um kitbashing com outros modelos menos detalhados, ou se jogo fora, ou se encaro a montagem, tava negociando mais outro no ML, um Me-109F versão bombardeiro a um preço bem camarada, mas diante da opinião de quem já montou os kits desse fabricante

Last edited by MÁRCIO PINHO

Coitada da ICM! rs

 

Paulão, muito obrigado mesmo por se dispor a ajudar. Infelizmente, já está tudo colado no lugar...do contrário, teria aceitado o parabrisa.

 

O estireno da ICM, assim como de outras empresas daquelas bandas, é mole sim. 

É preciso muito cuidado. Ele reage com cola e com diluentes, portanto, aquela pintura com tinta muito diluída deve ser feita em etapas lentas, do contrário...derrete!

 

Aliás, esqueci disso no tópico: O meu kit ficou com uma pequena e discreta depressão ao lado da cabine. Para minha sorte, ficou parecendo aquelas ondulações nas chapas dos aviões...mas foi causada pelo diluente da tinta.

 

Já montei o P-51B da ICM  e foi tudo muito tranquilo. Os decalques é que foram mais chatos...mas nada comparado com o que aconteceu nesse kit do Spitfire.

 

Aqui, um review "AxB" dos P-51 da ICM e da Tamiya:

 

http://www.plasticompras.com.b...-x-tamiya-148-p-51d/

 

http://www.plasticompras.com.b...-x-tamiya-148-p-51b/

 

Eu não acho que devamos descartar a ICM, pelo contrário.

Tive problemas com este kit do Spitfire, mas montarei outros.

 

Abraço!

Ao menos no caso da Revell(que faz um rebox dos kits da ICM em 1/48 como o 109F e duas versões do Spitfire) parece que as transparências, decais e o plástico usado na injeção são um pouco melhores 

 

 

 

 

 

 

 

Last edited by MÁRCIO PINHO

Nem me fala, pra mim foram os 2 SMB2 da AZ que deram varios problemas...além de serem kits short run deu KAKA quando usei ALCLAD em um deles....e acabei fazendo dois camuflados....é assim que aprendemos e melhoramos nossas tecnicas

 

Montei dois Me-109 na 1/72 da ICM (copia do Tamiya), um E-3 e um E-4.

Aqui tem fotos deles: http://users.skynet.be/fb990055/realisations.htm

 

Os dois tinham plastico branco e bem maleavel mas nenhum problema de empenamento, talvez por ser 1/72 e logo as peças sao menores e ai o plastico deles acaba sendo adequado ao tamanho das peças.

 

Achei os encaixes muito bons, e a superficie do plastico bem aceitavel.

 

Montei também o mesmo I-16 RATA que a Claudette, mas eu nem tentei fechar o capot do motor pois queria deixa-lo aparente ja que os detalhes sao muito bem feitos nesse pequeno RATA.

 

Os decais da ICM nao sao legais, mas deu pra usa-los aplicando as tecnicas que todos aqui conhecem (recortar todo filme do decal, verniz brilhante no kit, aplicacao do decal com amaciante e outra vez verniz brilhante para selar e eliminar o silvering).

 

Bom, recomendo os ICM na 1/72 pois minha experiencie com eles foi muito boa.

 

Tenho ainda alguns ICM pra montar, entre eles o novo Po-2 que é bom demais.

 

Abs, Pierre.

Last edited by Pierre Baudru

Os motores dos kits icm devem ter sido feito na escala correta, só no kit real, as tampas e a espessura da fuselagem é outra, não dá para reproduzir isto em kit, deveriam ter reduzido o que era interior 1mm, caberiam as tampas, mas quando recebi as B-17F 1/48 da Revell Kikoler, tudo era torto, as duas metades da fuselagem eram retorcidas, e as asas também, me deram por que sabiam que tinha condições de resolver aquilo, mas acabou ficando guardada e nunca montei, lembro que ganhei duas, e o P-47 e o P-38 1/32 eram de plástico branco, tortos, o P-38 nada tinha para pendurar, fiquei anos procurando os tanques para ele e nunca consegui, recortei todos os flaps, ailerons, lemes etc..e nunca montei.

Originally Posted by guacyr:

Acabei de receber o Bf109 Fda Zvezda 1/48, acho que vou ter que fazer curso de montagem, o kit é muuuuiito detalhado, 4 de pintura versões e de decalque.

Mostra pra nóis ae índio velho!!!

 

 

[]s!!!

Originally Posted by jgap:

experiementa  um kit glencoe  pra  vc  ver ..........

Reclamando de ICM? Vocês tem que pegar um Glencoe, como escreveu o JG ou então um Smer! É de parar no meio da montagem e largar tudo na lata de lixo! 

Foks,

 

A origem do seu problema está bem no início da descrição: ICM.

 

Eu ganhei um kit de URAL (carro de controle) dessa marca num evento de modelismo, e ao tentar montar o kit, descobri que ele é "INmontável" (criei agora).

 

O kit não tem NENHUM pino de alinhamento, e o manual (em russo, sei lá  ) recomenda usar um PAQUÍMETRO para, através das medidas indicadas, descobrir onde colar as peças; O tanque de combustível, que é uma CAIXA, foi injetado em DUAS partes (isso na 1/35) que são coladas na diagonal. Algumas partes do chassi simplesmente não se encaixam, o eixos dos pneus é você quem tem que produzir, entre outras pérolas.

 

Como a única parte que presta é a carroceria, comecei a fazer um chassi "fake" em estireno onde vou colar os pneus onde acho que devem ficar colocar a carroceria, pintar e estará muito bom - isso quando eu resolver re-abrir a caixa daqui a uns 20 anos. ICM nunca mais, nem ganhando...

 

 

 

Last edited by Bunger

Acho que todas as fábricas evoluíram, o que era a Revell antigamente, e agora, lembro que começaram a melhorar os kits da Revell, quando vieram os kits da Alemanha e Itália, Revell/Italaeri, aos poucos aqueles kits antigos foram saindo de linha, tenho alguns kits da ICM e fiquei encantado com grau de detalhamento, coisa que só conhecia antes da Tamyia, Hasegawa e Monogram.

Originally Posted by MÁRCIO PINHO:

Ao menos no caso da Revell(que faz um rebox dos kits da ICM em 1/48 como o 109F e duas versões do Spitfire) parece que as transparências, decais e o plástico usado na injeção são um pouco melhores 

 

 

 

 

Só a título de curiosidade, esse avião do kit da revell é o famoso "14 amarelo" o avião de Hans-Joachim Marseille, também chamado de BERLINER, o ás que fez carreira no norte da africa e morreu aos 22 anos com 158 abates!

 

 

 

 

 

 

modelo 072_resize_2

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  Esse foi meu primeiro ICM. É na 1/72 e a montagem mais chata foi nos painéis dos motores. Como ele vinha para colocar aberto, fechar foi um parto!!!! Quase torei metade dos cilindros para as tampas encaixarem.

 

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Ural1

Ural2

Ural3

 

  Este foi o segundo ICM... também 1/72. Chassis empenado, indicações incorretas de colagem de algumas partes e encaixes ruins acabaram deixando o kit com mais horas de montagem do que eu gostaria.

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  E este foi a montagem onde TUDO deu errado!

 

   O kit é um Easy Model da Hobbyboss e, na época, eu ainda usava automotiva. Ele seria alumínio, o primeiro que eu tentaria a técnica de diferenciação de chapas. Logo depois de dar o alumínio fino automotivo, o plástico na parte inferior conrrugou e, mesmo depois de lixar, não consegui mais uma superfície que não comprometesse a camada de tinta alumínio posterior. Com este "estrago", decidi fazer verde mesmo.

 

  Para a versão verde, o decal não era o correto, daí fui fazendo algumas adaptações e ele acabou representando uma aeronave que não teve inclusa a bolacha dos "Pacho Pistolas", escudo do grupo.

 

  Depois de meses de pintado, descobri que a cor deveria ser mais escura....

 

  Depois de um ano montado, o canopy começou a ficar embaçado... meio leitoso!

 

  Enfim, não estamos livres destas "zicas"... o negócio é relaxar e entender que faz parte da "brincadeira" este tipo de "ocorrências".  rsrsrs

 

  Um abraço.

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