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02-tejas-191213O caÇa indiano Tejas Mark I serÁ um dos aviÕes militares mais acessÍveis do mundo em sua categoria.

Segundo o MinistÉrio da Defesa (MoD) a Hindustan Aeronautics Ltd (HAL) informou que o caÇa irÁ custar cerca de US$ 20 milhÕes nas 20 primeiras aeronaves.

Em comparaÇão, É uma fraÇão do custo do Mirage 2000, que foi comprado relativamente barato nos anos 80, mas atualmente estÁ sendo atualizado por US$ 45 milhÕes a unidade.

TEJAS RADOME

A frota de 69 caÇas MiG-29 da IAF estão sendo atualizados por US$ 964 mil dÓlares. O Sukhoi-30MKI, mais pesado e, portanto, um caÇa mais caro, atualmente custa a IAF mais US$ 65 milhÕes a unidade.

O Rafale, um caÇa mÉdio multifunÇão, que estÁ atualmente em negociaÇÕes com a Dassault, deverÁ custar entre US$ 120 a 140 milhÕes cada um.

O JF-17 Thunder, novo caÇa leve da ForÇa AÉrea do Paquistão, “co- desenvolvido” com a China, deverÁ ser ainda mais barato, ficando na casa de US$ 23 milhÕes por aeronave. No entanto, o Tejas É significativamente mais avanÇado do que o JF -17, pois estÁ sendo construÍdo com materiais compÓsitos, sistema fly-by-wire e aviÔnica mais avanÇada.

images

A IAF pretende adquirir 200 caÇas construÍdos na configuraÇão Mark I e Mark II. A HAL acredita nestes valores levando em conta a construÇão de 20 caÇas Tejas Mark I na configuraÇão atual e mais 84 Tejas Mark II. A Marinha jÁ encomendou oito caÇas na versão naval do Tejas e estÁ planejando encomendar outros 11 em breve. Quando o desenvolvimento estiver completo, cerca de 46 caÇas da versão naval serão operados nos dois porta-aviÕes da Índia – INS Vikrant e seu sucessor.

lca-tejas-1

A HAL tambÉm estÁ desenvolvendo uma cadeia de suprimentos de baixo custo, estabelecendo acordos comerciais de longo prazo (3 a 5 anos) com seus sub-fornecedores.

 

 

FONTE: http://www.cavok.com.br/blog/?p=74678

Original Post

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Quem acompanha um pouco da história desse avião sabe que foram gastos dezenas de bilhoes de dolares no desenvolvimento, várias idas e vindas, mudanças desesperadas como a adoção de um FBW frances por que todo o trabalho com um indiano foi perdido... o motor que esta a decadas para ficar pronto e tiveram de mudar muita coisa para usar motor estrangeiro... simplificando bem as coisas o Tejas é um Mirage 2000 SIMPLIFICADO... e NUNCA vai custar só 20 milhões, se somar o custo de desenvolvimento e dividir pelo numero de unidades vai sair bem mais caro

Cuidado!!! E que ninguém nos ouça, mas depois daquela reportagem falando sobre o futuro da aeronáutica, não ficaria surpreso se os Petralhas cismarem de compra esse indiano, pra fazer par com os Gripens alugados. Por 26 milhões a unidade, é uma verdadeira pechincha e ainda cabe mais dindim, com a desculpa de melhorar ainda mais o bichinho...

 

Por que vocês sabem, no lisarB a regra é superfaturar...

Originally Posted by ROMMEL VANZANER:

 A Marinha já encomendou oito caças na versão naval do Tejas e está planejando encomendar outros 11 em breve. Quando o desenvolvimento estiver completo, cerca de 46 caças da versão naval serão operados nos dois porta-aviões da Índia – INS Vikrant e seu sucessor.

Esta é a parte interessante para o Brasil, se não sair um Gripen naval é claro. E ainda podia rolar um "agrado" deles na forma de compra de Super Tucanos, KC-390, etc

Last edited by Rogerio77
Originally Posted by Rogerio77:
Originally Posted by Omarr:

Pensei como o Rogério, a versão naval caia bem no São Paulo...........

Ôpa, nunca diga que um avião "cai bem" ! 

 

OMARR E ROGÉRIO,

 

POR FAVOR, DIGAM QUE VOCÊS NÃO ESTÃO FALANDO SÉRIO!!!

 

PORQUE SE ESTIVEREM...

 

ALGUÉM, POR GENTILEZA, ENCAMINHE ESSES DOIS PRO MANICÔMIO!!!

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