Upgrade...
Saindo de Southhampton, com 6.780 passageiros e 2.100 tripulantes, está levantando novas controvérsias e a mais séria é o nível de poluição que esse e os demais navios de cruzeiro gigantes estão provocando.
Cada um dos três motores de quatro andares do Harmony of the Seas, queima, quando a plena força, 5212 litros por hora do mais sujo óleo combustível existente no mercado, o que resulta em 363.399,53 litros/dia de consumo.
Esse óleo é tão poluente que, em portos e nas costas dos Estados Unidos e de alguns países europeus, o Harmony of the Seas deve queimar óleo com baixo teor de enxofre.
Analistas de poluição marinha da Alemanha e Bélgica dizem que um navio com esse porte pode queimar até 150 toneladas de combustível ao dia e emitir mais enxofre que diversos milhões de carros, mais Dióxido de Nitrogênio que todo o tráfego de uma cidade de tamanho médio e mais partículas que milhares de ônibus londrinos.
De acordo com o analista de poluição independente Axel Friedrich, apenas um navio de cruzeiro de grande porte pode emitir mais de cinco toneladas de Dióxido de Nitrogênio e 450kg de partículas ultra finas por dia.
Bill Hemmings, perito marinho do Grupo Transporte e Ambiente, baseado em Bruxelas diz:
“Esses navios queimam tanto combustível quanto cidade inteiras. Eles usam muito mais energia que navios container e mesmo queimando óleo de baixo teor de enxofre, são 100 vezes mais poluentes que diesel rodoviário."
Pronto...
Quer colaborar com o mundo e a sua sanidade? Não ande nesses monstros!
Lembre-se que, apesar de cruzeiros desse porte não entrarem nos nossos portos, outros menores e tão poluentes ou até mais, andam pelas nossas costas oferecendo viagens de 4 dias em ambientes conturbados, entupidos, desconfortáveis.
Guarde seu dinheiro e viaje pelo país, pelas Américas, pelo mundo, mas usando outros meios de transporte.
Essa postagem não visa criar polêmica.
Quer apenas chamar a atenção para algo que o mundo ainda não percebeu.