Skip to main content

ScreenShot832

Em 1942, a Espanha conseguiu os direitos de produzir a fuselagem do Bf-109, vindo motor, armamentos, hÉlices e instrumentos da Alemanha. Esse fornecimento não pode ser cumprido pois a Alemanha estava com grande necessidade de aeronaves, em virtude dos intensos bombardeios que sofria em seu territÓrio.

A Espanha procurou uma soluÇão caseira, substituindo inicialmente o motor alemão DB605 pelo Hispano-Suiza 12Z-89 de 1300hp e criando o Ha-1109.  Esta configuraÇão não foi satisfatÓria e outro motor teve de ser encontrado.

HA-1109 K. 1. L Tripala

Com o fim da guerra, o motor Merlin que tinha alimentado o Mustang, Spitfire e Lancaster  encontrava-se em grande disponibilidades no mercado europeu e assim, o motor que ganhou a guerra foi acoplado a estrutura do avião que a perdeu. Este tornou-se a versão HA-1112 Buchon.

Hispano HA.1112 K-1L BuchonCockpit HA 1112-M1L BuchonHA1112 M1L

Equipada com dois canhÕes de 20 mm e oito foguetes de 80 milÍmetros sob as asas, o Ha-1112M1L foi versão final espanhola do Bf-109.ScreenShot833

O governo espanhol continuou a usar o Buchon, agora com quatro hÉlices, mesmo apÓs parar a produÇão em1956.

Hispano Aviación HA-1112-M1L Buchon with the original paint of the Spanish Air Force,

Retirados de serviÇo ativo em 1960, o Buchon recebeu um novo sopro de vida dos produtores do filme "Battle of Britain" que restauraram 17 aeronaves, inclusive a única remanescente com cabine dupla, para a realizaÇão do filme.

Abaixo, o poster, algumas cenas e um trailer do filme, que É muito bom. Quem não assistiu, não sabe o que estÁ perdendo...

Um dos poster...

ScreenShot839

cenas do filme...ScreenShot840ScreenShot842ScreenShot846

e algumas cenas, via Youtube:

 

O duplo assento foi usado nas filmagens como treinador, preparando os pilotos contratados para voarem nas aeronaves alugadas e tambÉm como uma plataforma de câmera para as sequÊncias de voo.

ScreenShot832

Durante o filme, em diversas ocasiÕes, ele foi pilotado pelo Generalleutnant e Ás da Luftwaffe Adolf Galland, que teve a oportunidade, inclusive, de levar como passageiro, o Ás da RAF Robert Stanford-Tuck.
ApÓs o final do filme, o C4K-112 foi desmontado e embarcado para o Texas, onde ficou estocado por 45 anos.
Em Julho de 2014, o C4K-112 foi o único dois assentos de um grupo de cinco aeronaves Buchon anunciadas para venda no website Platinum Fighters, complementados com um substancial estoque de peÇas, pelo preÇo final de $3 milhÕes. Em Outubro de 2014, foi anunciado que o pacote tinha sido adquirido por um colecionador europeu para restauraÇão e futura venda de algumas das aeronaves.
HA-1112-M1L Buchon rebuilt as a Bf 109G in Germany
Alguns kits fabricados desse modelo.
ScreenShot838
ScreenShot844ScreenShot854ScreenShot834
Abs e atÉ a prÓxima.

Attachments

Images (17)
  • ScreenShot832
  • ScreenShot833
  • ScreenShot832
  • Hispano HA.1112 K-1L Buchon
  • HA-1109 K. 1. L Tripala
  • HA-1112-M1L Buchon rebuilt as a Bf 109G in Germany
  • Hispano Aviación HA-1112-M1L Buchon with the original paint of the Spanish Air Force,
  • Cockpit HA 1112-M1L Buchon
  • HA1112 M1L
  • ScreenShot838
  • ScreenShot834
  • ScreenShot839
  • ScreenShot840
  • ScreenShot842
  • ScreenShot846
  • ScreenShot844
  • ScreenShot854
Last edited by artemius111
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×