Em 1942, a Espanha conseguiu os direitos de produzir a fuselagem do Bf-109, vindo motor, armamentos, hÉlices e instrumentos da Alemanha. Esse fornecimento não pode ser cumprido pois a Alemanha estava com grande necessidade de aeronaves, em virtude dos intensos bombardeios que sofria em seu territÓrio.
A Espanha procurou uma soluÇão caseira, substituindo inicialmente o motor alemão DB605 pelo Hispano-Suiza 12Z-89 de 1300hp e criando o Ha-1109. Esta configuraÇão não foi satisfatÓria e outro motor teve de ser encontrado.
Com o fim da guerra, o motor Merlin que tinha alimentado o Mustang, Spitfire e Lancaster encontrava-se em grande disponibilidades no mercado europeu e assim, o motor que ganhou a guerra foi acoplado a estrutura do avião que a perdeu. Este tornou-se a versão HA-1112 Buchon.
Equipada com dois canhÕes de 20 mm e oito foguetes de 80 milÍmetros sob as asas, o Ha-1112M1L foi versão final espanhola do Bf-109.
O governo espanhol continuou a usar o Buchon, agora com quatro hÉlices, mesmo apÓs parar a produÇão em1956.
Retirados de serviÇo ativo em 1960, o Buchon recebeu um novo sopro de vida dos produtores do filme "Battle of Britain" que restauraram 17 aeronaves, inclusive a única remanescente com cabine dupla, para a realizaÇão do filme.
Abaixo, o poster, algumas cenas e um trailer do filme, que É muito bom. Quem não assistiu, não sabe o que estÁ perdendo...
Um dos poster...
e algumas cenas, via Youtube:
O duplo assento foi usado nas filmagens como treinador, preparando os pilotos contratados para voarem nas aeronaves alugadas e tambÉm como uma plataforma de câmera para as sequÊncias de voo.