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O HMS M33 é um Monitor Classe M29 da Marinha Real inglesa de 540 toneladas, 54m de comprimento, movido por um motor de 400hp e tinha como tripulação cinco oficiais e 67 marinheiros.

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Seu armamento principal era composto de dois canhões Mk II de 6 polegadas e um Hotchkiss de 6 libras e duas metralhadoras Vickers 0.303.

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Tem o fundo plano para que pudesse chegar perto da praia e atirar diretamente nas defesas terrestres e nas tropas de infantaria inimigas, apoiando o desembarque de tropas, veículos e abastecimentos.

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Essa concepção de serviço veio diretamente do papel feito pelos monitores americanos usados durante a Guerra Civil: navios bem blindados e armados que podendo manobrar perto da praia seriam capazes de bombardear posições inimigas bem defendidas.

 

 

Ele é um dos três únicos navios de guerra sobreviventes da Marinha Real da Primeira Guerra Mundial e o navio único sobrevivente da campanha de Gallipoli, onde permaneceu durante toda a campanha fornecendo apoio às tropas em terra..

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O Monitor HMS M33 foi construído pela firma Workman, Clark & Co Ltd de Belfast, sub-contratada a partir de Harland & Wolff Ltd.

Passou-se apenas 20 semanas entre a encomenda e os primeiros disparos de seus canhões: ele foi encomendado em 15 de Março de 1915, iniciado em 1 de Abril, lançado em 22 de maio, concluído em 24 de maio e em 2 de agosto de 1915, fez os seus primeiros disparos dos seus canhões.

 Ele viu o serviço ativo no Mediterrâneo durante a Primeira Guerra Mundial e na Rússia durante a intervenção aliada em 1919.

Foi usado posteriormente como navio de treinamento de colocação de minas, petroleiro, navio-oficina e escritório flutuante.

 

Ele foi conhecido como M33 durante o período de 1915-1924, mas em 1925 tornou-se H.M.S. Minerva, um nome que manteve até 1939. Na Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, ele foi conhecido como C23(M), mas em 1945 ele se tornou R.M.A.S. Minerva.

 

Em 1980, passou para o Conselho do Condado de Hampshire e foi então entregue ao Museu Nacional da Marinha Real em 2014.

Um programa de restauração de 2.5 milhões de libras foi realizado para permitir que ele fosse aberto à visitação pública.

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O processo de restauração visou principalmente a conservação do estado em que o navio estava, recuperando áreas mais degradadas sem, porém, remover ou trocar partes significativas.

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O HMS M33 está no Estaleiro Histórico de Portsmouth e foi aberto aos visitantes, em 07 de agosto de 2015.

Modelismo.

Nenhum kit do M33, ao menos conhecido de forma comercial, está disponível no mercado.

No link está um artigo sobre um modelo feito de scratch.

http://www.internetmodeler.com...bruary/ships/M33.htm

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Abs. uma Feliz Páscoa a todos nós e nossas famílias.

Até o próximo AP&I.

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