Zé Victor, boa noite.
A questão é resolvida pelo acompanhamento de datas, veículos e versões fabricadas. Pano de fundo para a confusão repousa nos intensos bombardeios aliados, no esfacelamento da indústria alemã e no progresso técnico acelerado em tempo de guerra.
Vamos lá...
O Stug IV, ao ser proposto, tinha sua própria superestrutura que deveria ser posta, na época, em cima de um chassi do Panzerkampfwägen IV Ausf H. Esse veículo tinha um sistema de exaustão que poderíamos chamar de padrão para o Pz IV.
Em dezembro de 1943, a produção do Stug IV foi iniciada na fábrica da Krupp, em Grusonwerk, em Magdeburg, que fabricava também Pz IV Ausf H, mas cuja produção foi trocada para que houvesse apenas a produção do Stug IV.
O Stug IV, portanto, ao entrar em produção, usava o chassi do Pz IV Ausf H acima, nas suas primeiras unidades (podem ser chamadas Early, para todos os efeitos) com esse sistema de exaustão padrão ao veículo doador, digamos assim.
Em meados de janeiro de 1944, a fábrica da Nibelungenwerken iniciou a fabricação do Panzerkampfwägen IV Audsf J, que tinha algumas diferenças para versão anterior, mas não está nessa pauta.
Portanto, o Stug IV, a partir de meados de janeiro de 1944, passou a usar também o chassis do Pz IV Ausf J.
O Pz IV Ausf J, muito semelhante ao Ausf H, tinha o mesmo sistema de exaustão externo, o padrão do veículo.
Esse Pz IV Ausf J, destruído por explosão interna, apresenta o sistema de exaustão externa padrão.
A partir de março de 1944, uma modificação importante e pouco notada cria, para cada grupo de cilindros do motor, a sua própria tubulação de exaustão, que se exterioriza com as duas saídas verticais que passam a ser vistas até o fim da guerra, não apenas no Pz IV Ausf J
como também no Stug IV.
O veículo acima, com zimmerit aplicado, foi fabricado entre agosto e início de setembro de 1944.
Essas saídas, por sua vez, apresentam 6 variações de desenho. Sei que, em algum canto dos meus porões, tenho um desenho com todas elas, mas ainda não revirei tudo. Posto aqui quando achar.
Em resumo: a Tamiya não errou. Apenas não esclareceu a versão doadora usada para a montagem do Stug IV que eles injetaram. E tu não precisa esquentar a cabeça. Continua montando, usando o sistema padrão de exaustão que veio com o kit.
Boa noite.