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Eu estou "ressuscitando" essa postagem, pois ela é muito elucidativa pela pesquisa do Leo e pelos comentários que temos a seguir.

Eu próprio estou juntando material para a pintura de interior de tanques alemães onde o uso do Hull Red é mandatório. A pesquisa e a discussão seguida ajudou muito.

Abs.

excelente  reativação  e material para  referencia -

...embora sempre fique  a  discussão  tal como cortes da wermacht  e/ou  olive  drab ou  cores  exatas    dentro  do sistema padrão fs ou ana ou xxx  ou yyy. ....sempre  ficarem  no terreno  de ser  cor aproximada  e não  necessariamente  uma  cor realmente defiitiva e  já  pronta,  como se  vê mesmo dentro de  uma  pretensa estandartização é  possivel termos cores  ou pigmentos mais ou  menos aproximados  e de  varias fontes....valendo  meio o espectro-olhometro  ou  a disponibilidade  do modelista  as  fontes externas ou  na loja de tintas ou de artesanato ...

obrigado pela repostagem plastiresiabços  paulo r  morgado sp - sp 

UM detalhe e outra  coisa é que com certeza era usado o "hull red " dentro e  fora dos  blindados alemaes   ...... mas no interior também havia um cor semelhante ao bege ou  creme beeeem claro (não  lembro  a"referencia  no momento"....... (dizem  que melhora a  sensação de ficar preso em ambientes mais claros  e facilita a difusão de luzes dentro dos  cascos, facilitando a ergonomia  dos tripulantes..e  já  vi  inumeras postagens com interiores pintados em  branco  mesmo .....o que  também leva a passagens de referencias serem algo meio exotérico ...por  exemplo  o  interior de partes de blindados   americanos como o m - 8 e o m -2 0  americanos em alguns  fabricantes (tamiya  e ou italaerei vem como sendo branco mesmo  e  em outros  como sendo  olive drab  mesmo -  e  não osomente nas partes   das  escotilhas que abrem para fora  e são visíveis  npara observadores  externos......o chão mesmo/paredes, etc  !!!!......   no  livro do tony  greenland  sobre afv  ele  cita que numa pesquisa e restauro de um blindado alemão   eles rasparam a tinta e  descobriram pelo menos nove camadas diferentes de tintas...(imaginem serviços em campos x  serviços em oficinas de retaguarda, era  o  que tinham  disponivel na mão  ou  que era  mandado  da fábrica (com suas n-mil  variações possiveis...,  mesmo o verde  alemão  variava   de espessura de aplicação ou  mesmo se  era  diluido  com agua ou  solvente,  dando cores  diferentes  desde um verde ervilha ou mesmo um  verde  mais  escuro - ou  que  quer  que isso  seja visualmente  para cada um .....sem contar que  muitas referencias  de museus são repintados sem muita cerimonia com o que é  disponivel e  não  necessariamente com o  que é verdadeiro .......   sem contar que  do ponto de  vista fisiológico  a sensação ou  visualização das  cores varia  de pessoa  para pessoa (se  daltonico ou deficiencias   parciais  nas  cores,  dependem da iluminação...de fot  se restaurada ou não ...até  mesmo  do famigerado"efeito escala "  de  cada montagem...)   ....e assunto para  a vida  toda...plastiresiabços , pauloo r  morgado .  sp - sp 

Se tem coisa que eu não ligo é fidelidade de cor para pintura de material militar, principalmente alemão da Segunda Guerra. Desde que você não faça alterações radicais, basta pintar o mais parecido possível.

E apoiar pinturas e camuflagens de tempo de guerra com material restaurado em museus é de um desconhecimento atroz das realidades de grande parte dos museus militares de hoje. Veja-se o caso do museu de Aberdeen e seus monstros alemães...

Mas o hull red é interessante pois o que se vê em modelos pintados com essa cor em diferentes montagens é exemplar.

Esse Panther e

esse interior de Königtiger.

Três tons da mesma tinta, exposta a elementos e desgaste diferentes. Acrescente a isso o fabricante da tinta, as máquinas que a produziram, os pigmentos usados, as condições de armazenamento de pigmentos e tintas e por aí afora...

Eu pinto o mais parecido possível e pronto: temos um modelo.

Abs.

Last edited by artemius111

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