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O I.Ae. 24 "CalquÍn" (de Mapudungun Kalkin, "Águia Real") foi um avião bimotor de ataque e bombardeiro argentino, desenhado e construÍdo a partir de 1944 na Fabrica Militar de Aviones (FMA) de CÓrdoba. Ele voou pela primeira vez em 05 de junho de 1946, e foi empregado pela ForÇa AÉrea Argentina.
Seu Desenho foi "inspirado" no De Havilland Mosquito e como este usava madeira compensada na sua fabricaÇão, jÁ que o aluminio estava escasso por causa da Segunda Guerra.
Foi usado dois motores radiais Pratt & Whitney R-1830 refrigerados a ar ao invÉs dos famosos e mais poderosos Rolls-Royce Merlin dando um desempenho mediano com velocidade mÁxima de 440 km/h.
Esperava-se produzir cerca de 300 unidades em vÁrias versÕes, entre as quais se destacaram a variante de ataque (artilharia, com quatro canhÕes de 12,7 milÍmetros) e bombardeiro leve que podiam transportar 750kg de bombas e foguetes. No entanto, a produÇão foi interrompida em 100 aviÕes.
Foram destinadas principalmente à 3 Regimentos de Ataque. Durante a sua vida operacional em diversas unidades, registrou um histÓrico significativo de acidentes, seus motores eram subpotencializados provocando caracterÍsticas de vÔo instÁvel e complicada para pilotos novatos.
Em 1958, eles foram gradualmente retirados de serviÇo. Não se tem nenhum aparelho, todos foram destruÍdos por questÕes politicas.

 

 

 

 

Link: http://www.aviationsmilitaires.../view/Model/599.html

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Originally Posted by A.Bell:

Uma época em que eram vanguarda entre as FAs na América Latina!

 

Totalmente, no começo do seculo passado a Argentina era um potência, com PIB digno dos países desenvolvidos...

  Linda aeronave!!!!! Uma pena não ter em kit, mesmo de resina, na 1/72. Existiu há muito tempo atrás em vacuform. Muito básico e raríssimo agora.

 

  Até dá para fazer em scratch e/ ou usando a fuselagem como base, mas é tanta coisa que tem que ter paciência.....

 

  Um abraço.

É justamente por conta dessa sombra do passado que os argentinos hoje tem esse jeito de "rei na barriga", estão na pindaíba mas ainda se sentem por cima da carne seca...

Mas voltando ao assunto, é uma grande pena nenhum ter sido preservado por idiotices políticas.  Isso prejudica muito a produçào de um kit.

Last edited by Felipe C. Miranda

Não dá para entender..um belo aparelho que poderia alavancar a industria ter um triste fim politico... "Em 1958, eles foram gradualmente retirados de serviço. Não se tem nenhum aparelho, todos foram destruídos por questões politicas."

 

Resumidamente, o problema do avião eram os motores subdimensionados.  Isso significa que escolheram motores que não davam a potencia que o avião necessitava, o resultado disso é que para o avião cair, bastava se distrair um pouco...

 

Erro de projeto?  Economia porca?  Talvez ambas...

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Resumidamente, o problema do avião eram os motores subdimensionados.  Isso significa que escolheram motores que não davam a potencia que o avião necessitava, o resultado disso é que para o avião cair, bastava se distrair um pouco...

 

Erro de projeto?  Economia porca?  Talvez ambas...

  Felipe, nem um nem outro. Havia planos de se fabricar motores mais potentes na Argentina e estes equipariam a aeronave. O que ocorreu foi que questões políticas atrapalharam todos os projetos e acordos para fabricação de aeronaves, motores e etc.... e isso acabou atrapalhando não só os projetos em andamento (como os Pulqui II e III) bem como os já em fase de entrega (Calquín).

 

  Em suma, Política + recursos suspensos = Projetos mal acabados ou encerrados.

 

  Abração.

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