Não tinha conhecimento do assunto. Lembro que o nome "Lavi" pertencia a um projeto antigão, que foi abandonado para compra de F-16, se não me engano.
http://iaf.co.il/Templates/HOM...09-42120-en/IAF.aspx
Não tinha conhecimento do assunto. Lembro que o nome "Lavi" pertencia a um projeto antigão, que foi abandonado para compra de F-16, se não me engano.
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Sim, o Lavi era um caça canard que não foi pra frente, os EUA liberaram F-16 para Israel, sendo que esses poderiam colocar aviônicas próprias, desde que abandonassem o desenvolvimento dele.
O nome Lavi (Leão Jovem) então, foi usado para o novo treinador/caça leve, o M-346, comprado da Itália.
Posso estar enganado, mas muita coisa do projeto Lavi foi passado para os Chineses.
Ayres
Posso estar enganado, mas muita coisa do projeto Lavi foi passado para os Chineses.
Ayres
Muito se fala disso , mas acho que os chineses copiaram o desenho do avião e só. Israel, como colônia americana, não trairia os EUA com a China.
Ele já está 100% operacional por Israel ? Se não, temos de aguardar a pintura operacional.
Aliás, se até a colônia já mudou de jato de treinamento, quando será que os EUA substituirão os idosos T-38 ? E por qual treinador ?
A "colônia", como você chama, ficou muitos anos com os Fouga Magister, que não aceitavam atualizações, era um treinador muito deficiente, um "pulo" pra depois voar os modernos jatos de combate.
Os EUA "ainda" estão bem servidos com os T-38, já que ele é superior a todos os novos treinadores, perdendo apenas para as novas aviônicas.
Desses novos, o único supersônico é o coreano T-50, então, o mesmo leva uma certa vantagem, mas...
...a Boeing e a Saab não estão dispostos a perderem esse contrato:
...a Boeing e a Saab não estão dispostos a perderem esse contrato:
A Embraer tinha de entrar nesta. Já está cheia de parcerias com os dois, já pensou, desenvolver junto com eles o AT-30 Super Xavante ! Sonhar não custa nada
Seus sonhos serão (se sair o T-X) realizados:
Ao ser derrotada na escolha dos novos caças da FAB, a Boeing chamou a atenção pelo tom conciliador do seu comunicado.
Lamentou, mas evitou criticar, como fez a francesa Dassault, a escolha do sueco Saab Gripen no lugar de seu F/A-18. E sugeriu mais operações no Brasil, onde é parceira da Embraer.
Consultada, a Boeing diz que manterá o acordo para ajudar a vender o promissor cargueiro militar KC-390 da Embraer no exterior. Mas não é só.
Em 6 de dezembro passado, 12 dias antes do anúncio da licitação dos caças, a Boeing e a mesma Saab que a derrotou no Brasil associaram-se para disputar um bilionário programa de aviões de treinamento para a Força Aérea dos EUA.
É negócio de gente grande, para produzir por baixo 350 aviões na próxima década. E qual foi uma das primeiras empresas consultadas para participar do projeto a ser apresentado? A Embraer, diz a Boeing.
Como já será o palco principal da integração dos sistemas do Gripen no Brasil, a Embraer também poderá ficar no centro de um dos principais programas militares do mundo.
Você pode perguntar se não é estranho a Boeing e a Saab serem aliadas, e certamente haverá francês especulando sobre o resultado da compra da FAB. Quantas vezes não ouvi que “os EUA preferem ver a vitória de um avião sueco com partes americanas do que a de um francês”.
Pode ser, mas mesmo o Gripen deverá ter um radar francês, feito por uma das vendedoras do derrotado Rafale. É assim nesse mercado.
Donna Hrinak, a influente representante da Boeing que virou o jogo em seu favor e só se viu derrotada pela caguetagem de Edward Snowden, sempre disse que os caças seriam “a cereja do bolo, mas não o bolo”.
De tempos em tempos, há a chance de a indústria dar um salto tecnológico. Os famosos jatos regionais da Embraer são filhos do programa ítalo-brasileiro do caça AMX. Algo semelhante pode estar à porta.
FONTE: Folha de São Paulo, via Notimp
Seus sonhos serão (se sair o T-X) realizados:
Rapaz...se a Embraer se une a essas duas de vez, estamos feitos!...
E o melhor e que faz sentido: A Embraer e altamente respeitada e considerada por parte das concorrentes mundo afora...
E toma pau, Dassault!...
Edilson
Vamos ficar no aguardo, mas se essas parcerias vingarem...............
Vamos ficar no aguardo, mas se essas parcerias vingarem...............
Voto com o relator.