Skip to main content

O Ro.37 bis em Vigna di Valle

 

 O BIS Ro.37 durante o trabalho de montagem de Vigna di Valle

 

 

O museu da ForÇa AÉrea de Vigna di Valle (ItÁlia), apÓs uma restauraÇão que durou cerca de um ano e um perÍodo subseqÜente de exposiÇão no museu da aviaÇão de Volandia (VA ), agora a aeronave IMAM Ro.37 Bis (IMAM - (Industrie Meccaniche Aeronautiche Meridionali), biplano de reconhecimento da segunda metade dos anos 30 serÁ colocado em exposiÇão.

 

Il Ro.37 bis durante i lavori di rimontaggio

 

O aparelho foi encontrados pelos soldados italianos no Afeganistão em 2006 e tem como número de sÉrie 11341. Ele fazia parte de um lote de aeronaves vendidas para os Estado Afegão em 1937 e permaneceu em funcionamento atÉ 1941.

 

O IMAM Ro.37 foi um dos aviÕes italianos mais comum de observaÇão aÉrea, na segunda metade dos anos 30. Foram construÍdos 621 unidades para os esquadrÕes da Regia Aeronautica e serviu em todas as frentes e em todas as campanhas. 

 

Em 1937, a ForÇa AÉrea do Afeganistão comprou 16 cÓpias da versão Ro.37a com motores radiais Piaggio P.IX 550 cavalos de potÊncia. 

 

A restauraÇão foi possÍvel graÇas à descoberta de vÁrias carcaÇas de RO 37a em uma sucata nos subúrbios a nordeste de Cabul.  

 

 

Com isto os destroÇos do avião foram resgatados e levados para a ItÁlia, onde, graÇas a um cuidadoso trabalho de restauraÇão por especialistas e com a curadoria da ForÇa AÉrea, ele foi recuperado o seu esplendor original.

 

 

O IMAM Ro.37bis serÁ exposto ao público e irÁ juntar-se o prestigioso "primo" IMAM Ro.43 (versão "hidro"). 

 

Il Ro.37 bis durante i lavori di rimontaggio

 

 http://www.aeronautica.difesa....isaVignadiValle.aspx

 

  

Last edited by Milan
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Eis um belo achado. Tenho 2 kits deles em 1:72 (versão motor em linha e motor radial) que não estavam nos planos de serem montados agora...mas depois disso, acho que entrarão brevemente no hangar...

Originally Posted by guacyr:

E levaram as sucatas na maior, sem pagar nada aos afegãos?Afinal era sucata, né?

Não sei não...O valor de uma sucata está ligada ao tamanho do seu sorriso na hora de perguntar o preço.

O bom de lugares como o afeganistão é q ainda se encontra essas pérolas por lá. Até alguns FT-17 já foram encontrados por lá.

 

Como é um país com clima de montanha e seco pra danar, isto é um fator que acaba ajudando na preservação destas preciosidades.

Originally Posted by guacyr:

Acho  que para os afegãos os italianos ainda fizeram um favor de retirar aquele lixo, e não estariam levando relíquias.

O que é lixo para uns, pode ser o tesouro de outros.

 

 

[]s!!!

Falando em recuperação de joias raras, como anda aquela história dos Spitfires Zero Km enterrados na antiga Birmânia ???

 

Eu tinha até apostado com alguns colegas daqui...preciso saber se ganhei ou não

Após a queda do muro de Berlin, e consequentemente da União Soviética, muitos colecionadores guiados por russos/locais, vasculharam território russo atrás de preciosidades da WWII, aeronaves e blindados e encontraram muitos aparelhos, os próprios russos tiveram grandes números de tanques alemães em seu inventário, sendo muitos deles entregues aos exércitos árabes que lutaram contra Israel, e alguns capturados pelos isralitas estão exibidos em museu a céu aberto perto de Jerusalém.

Originally Posted by Destino:

O bom de lugares como o afeganistão é q ainda se encontra essas pérolas por lá. Até alguns FT-17 já foram encontrados por lá.

 

Como é um país com clima de montanha e seco pra danar, isto é um fator que acaba ajudando na preservação destas preciosidades.

Não tenho 100% de certeza mas creio ter lido em algum livro que foram os FT 17 que fizeram frente aos primeiros T55 soviéticos.....

Originally Posted by Ron Jeremias:

Acho lindo esse avião !

 

A Classic Airframes não tinha ele na 1:48 ?

 

Abs,

 

Rafael

As duas versões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×