Skip to main content

 

Representar esses mastros sempre me pareceu um desafio no modelismo. Havia antes a soluÇão em photoetch que era uma verdadeira dor de cabeÇa. Mas agora com a tecnologia das impressoras 3D, finalmente surgiu uma soluÇão viÁvel:

 

 

 

 

O que serÁ que ainda vem por aÍ?!?!? 

Last edited by Ricardo P-40
Original Post

Replies sorted oldest to newest

Originally Posted by X-cão:

http://www.automotiveforums.co...thread.php?t=1119215

 

Notem que no post falam de precisão de 15 micra em um dos eixos.

 

[]'s

 

X

Nao e bem nos eixos, mas nas calotas...como e uma superficie curva, e foi impressa em camadas, como a precisao que ele utilizou foi de 50 micra elas ficaram com uns degraus...ele menciona que se ao lixar nao ficar com um resultado bom, ele re-imprimiria as mesmas com resolucao de 15 para ficar mais suave ou eliminar o efeito...

 

Agora, que a tecnologia e muito legal, e que abre um leque enorme de possibilidades para o hobby, e inegavel...

 

Coisas muito legais aguardam os modelistas daqui a alguns anos...

 

Edilson 

Originally Posted by Fabio Moretti:

Pois é as fábricas devem estar com muito receio destas impressoras, isso vai revolucionar não só o modelismo mas muitas outras áreas.

Não acho que seja o caso das fabricas temerem isso, muito pelo contrário. Se a tecnologia se mantiver ao nível dos acessórios, é mais um pretexto para se vender kits, tal como o são os acessórios de resina ou photoetche. Se por outro lado a tecnologia evoluir ao nível de se produzir kits completos, é o caso dos fabricantes se adaptarem para o uso dela a nível industrial. Quem souber se adequar a nova tecnologia, com certeza não vai sair perdendo.

"The build volume is only 60 x 45 x 100mm (X-Y-Z), but the resolution is mind blowing. In the X-Y plane, it is 43 microns, in the Z-plane, it is between 15 and 50 microns".

 

O volume construído é de somente 60 x 45 x 100 mm (X-Y-Z), mas a resolução é estonteante. No plano X-Y é de 43 microns, no plano Z, é entre 15 e 50 microns.

 

Entendi que ele se refere ao EIXO Z (plano Z não tem sentido, pois para definir um plano são necessários 2 eixos).

 

Excelente resolução, de qualquer maneira.

 

[]'s

 

X

Lembrando sempre que a impressora sozinha não faz nada.  O lance é ter o arquivo pra mandar ela imprimir.  Fazer os modelos 3D é que será o lance, não ter a impressora.   

Se hoje, com profissionais que só fazem isso desenvolvendo modelos, a galera cai de pau quando um detalhe do kit fica 1/10 de mm fora dos conformes... Já imaginou a bisonhice que vai ser quando tiver um monte de candango fazendo esdruxulisses e pondo no mercado como modelos pra galera imprimir?! 

Não concordo não, Felipe. Os modelistas tem comparativamente muito mais tempo e tranquilidade pra analizar, desenvolver e mandar imprimir uma peça do que os coitados dos projetistas das empresas de modelos.

Acho que vai acontecer o contrário, pessoas independentes vão se juntar e fazer os modelos, sem pressão, sem chefe dando palpite errado, sem stress. Imagine que um sujeito possa fazer a pesquisa, outro fará o projeto, até em outro país, mandarão prum terceiro adaptar, pedirão palpite nos fóruns, refarão as peças que não estão de acordo porque alguém foi lá e mediu o avião... até o kit ficar pronto.

Se um processo assim tivesse sido feito com esse T-6 1/32 por exemplo, o kit não teria aqueles pelamordedeus que a gente viu.

Eu sou mais otimista que você, dadas as possibilidades. Agora, se vão fazer assim eu não sei.
Last edited by Fernando Estanislau

Tem só um detalhe que eu vejo nisso tudo Estanislau: Sem honorários, será coisa de um projeto levar anos pra acontecer, já que será algo feito nas horas vagas, sem compromisso...  As promessas da Trumpeter serão como um flash diante dessa nova realidade descompromissada.

Apenas complementando a informação original do tópico, esse é o Maryland da Trumpeter com o mesmo cage mast em photoetche. Além da complicação de dobrar e colar o photoetche de forma correta, observe-se que ele não consegue reproduzir com a mesma precisão o formato do mastro:

 

 

 

Last edited by Ricardo P-40
Felipe, ta cheio de gente nesse mundo que rala (e muito) nos modelos e não ganha nada com isso, só o prazer de fazer, e eles concluem os modelos. Por que quando passa pro computador seria diferente?

Quando eu disse tranquilidade e mais tempo não quis dizer necessariamente sem compromisso.
Last edited by Fernando Estanislau

Sinceramente não vejo razão para tanto alarde por conta dessa nova tecnologia. Para mim isso vai acontecer tal como acontece hoje com peças em resina e decalques.

 

Muita gente sabe como fazer uma peça em scratch e como copiá-la em resina, porém nem todo mundo consegue fazê-lo com a mesma qualidade de uma Ayres (apenas para citar um exemplo). O fato desses existirem e até eventualmente piratearem uma ou outra peça da Ayres, não a tiraram até hoje do mercado e nem ela e esses tiraram os fabricantes de kits injetados do mercado também. Eventualmente um o outro desses que começam a fabricar peças de resina no fundo do quintal dão certo e se tornam mais uma marca a dividir o mercado, mas o mais importante é que quem ganha é o consumidor que passa a ter mais uma opção disponível.

 

O mesmo acontece com decalques, muita gente sabe como desenhar um decalque e imprimí-lo numa jato de tinta em casa. Porém na grande maioria dos casos esses só gastam o seu tempo e recursos fazendo isso quando querem algo muito exclusivo que não exista hoje disponível no mercado. Desses um ou outro se especializam em um tema específico (como aviação civil por exemplo)e passam a produzi-los de forma artesanal. Porém raramente essas iniciativas vão muito a frente devido a baixa demanda. Muito mais raros ainda são aqueles como o Felipe que levam a idéia adiante até conseguir produzí-los em escala industrial de forma a se firmarem no mercado.   

 

O que vai acontecer com a impressão 3D será mais ou menos o mesmo. Alguns irão aprender como desenhar as peças com maior ou menor profissionalismo, irão investir numa impressora caseira e produzir em pequena escala. Desses alguns poucos irão se desenvolver e tentar produzir em escala industrial. Porém apenas um pequeno número desses irão produzir de forma que os ganhos compensem os custos a ponto de permitirem que eles se firmem no mercado.

 

No final das contas, nós consumidores teremos novas opções de acessórios, ou até mesmo kits completos, disponíveis no mercado.

 

E sinceramente não acredito muito na idéia de se comprar ou baixar um arquivo e imprimir o kit ou a peça em casa.

 

Em primeiro lugar porque quem desenvolver um produto realmente vendável vai preferir vendê-lo pronto do que se arriscar a vender um arquivo que possa ser facilmente pirateado.

 

Em segundo lugar, também por que acabará saindo mais barato e com maior qualidade para o consumidor final comprar um produto impresso em equipamento industrial do que imprimí-lo em casa.

 

Se a coisa fosse simples assim, ninguém compraria mais decalques pré impressos, bastaria comprar ou piratear o arquivo e imprimí-los em casa. 

Ricardo, você está misturando laranjas com bananas, e ninguém está fazendo "tanto alarde".

Fazer uma peça complexa na tela do computador pode ser mais fácil ou mais difícil que fazê-la na mão, mas algumas coisas são  impossíveis de serem feitas sem determinados tipos de ferramentas. Na tela pode-se fazer, refazer, até ficar boa, e só então mandar imprimir. Se a impressora for adequada, vai ficar melhor do que feita à mão.

Pra essas peças extremamente complexas, a tecnologia vai ser muito bem vinda.

Muita gente sabe fazer scratch, não: pouca gente sabe. E pouca gente sabe copiar também, ou tem paciência. Se fosse muita gente não precisava de sets de detalhe. Essas pessoas podem ser beneficiadas, às vezes o cara não tem talento pra mexer com resina, plástico, mas sabe desenhar a peça na tela e mandar alguém fazer.

Decalque é uma coisa completamente diferente de peças de resina. O único motivo real porque as empresas de decalque estão tranquilas é a ausência de impressão em branco com boa qualidade nas impressoras comuns. que eu saiba só uma marca hoje em dia faz, e custa caro demais. Outro motivo pode ser a qualidade de uma impressão como da Microscale ou Cartograf, que é bem maior que o que se consegue em casa. E també não acho que tem tanta gente que sabe desenhar no computador.

Você assim como o FCM está pensando em se fazer peças pra vender, montar firma, criar marca. Eu estou pensando naqueles modelistas que não querem ganhar dinheiro com modelismo, mas querem ter as maquetes que os fabricantes não fizeram e nem vão fazer.

Eu mesmo quero aprender a desenhar na tela as peças que vou imprimir, para fazer modificações nos meus modelos, sem pensar em vender as tais. Algumas coisas simplesmente impossíveis de serem feitas hoje em dia não são mais. E se eu quiser disponibilizar o arquivo, posso fazer. Outros também poderão, se quiserem.

E não pretendo comprar uma impressora, pretendo mandar imprimir. Provavelmente vou precisar de uma ou duas peças, isso se não copiá-las eu mesmo.

Vocês estão olhando para uma tecnologia nova com olhos velhos.
Last edited by Fernando Estanislau

Fernando,

 

O meu comentário foi mais voltado para algumas opiniõe mais acima no tópico.

 

Sinceramente não acho que eu esteja misturando as coisas. O que eu quis dizer é que iniciativas amadoras de fundo de quintal dificilmente conseguem superar um processo industrial mais elaborado em termos de eficiencia, qualidade e custo. 

 

Não tenho dúvidas que essa tecnologia vai facilitar muito a vida dos que quiserem se aventurar individualmente, mesmo sem estar visando lucro algum. Porém, acho que irá facilitar muito mais ainda a quem estiver pensando de forma empresarial. Observe que no exemplo que eu citei no início do tópico, se juntaram pelo menos duas empresas veteranas no meio do modelismo naval. A Blue Ridge que é uma marca de produtos feitos pela loja Free Time Hobbies e Tom Modelworks que é um tradicional fabricante de photoetches para navios. Isso significa experiencia com o design de peças e com o mercado associados para desenvolver um produto e mais de uma cabeça pensando no projeto.

 

O que eu estou tentando dizer com tudo isso, que a impressão 3D de qualquer forma é mais um passo a frente em termos do modelismo como um todo, tanto para as iniciativas individuais quanto para as empresariais. Mas isso não significa que necessariamente o individuo vai ter autonomia suficiente para fazer melhor ou igual ao produto industrializado, só valerá mesmo a pena fazer aquilo que não houver disponível no mercado, tal como hoje acontece com decalques ou peças de resina.

Ricardo, agora estamos nos entendendo. Então pra finalizar:

Minha opinião é que eu acho sim que a impressão 3D vai revolucionar o modelismo porque:

-pela primeira vez um modelista vai poder fabricar ele mesmo peças muito complexas, que de outra maneira ou seriam impossíveis de fazer ou demandariam material/maquinário muito sofisticado, a custos absurdos. Ainda com a possibilidade de baixa tiragem.

Outras vantagens incluem a possibilidade de eliminar etapas no comércio: se o cara coloca ele mesmo a peça pra vender na internet, ele elimina atravessadores e o produto pode ficar mais barato para o comprador, ou o lucro dele pode ser maior. A Shapeways por exemplo pega seu projeto, imprime, manda pro comprador e lhe paga. Pra mim é um jeito revolucionário de fazer comércio.

-modelistas poderão participar diretamente da confecção de um modelo, em regime de cooperativa (um pode fornecer pesquisa, outro fazer o projeto, outro bancar os custos, por exemplo). Nem precisam estar no mesmo país.

Podem ganhar dinheiro com isso, ou podem fazer filantropia, mas existe também a possibilidade de escambo: Imagine que se você faz um projeto e eu faço outro, no final terminamos com dois projetos em vez de um, e na metade do tempo. Parece um bom negócio.

Abraço.
Last edited by Fernando Estanislau

Fernando,

 

Concordo com vc que todas essas possibilidades existem, tal como já existiram antes com outros acessórios e aftermarkets. Quem é aqui do Rio talvez ainda se lembre do Claudio Ney e da KMD que fazia acessórios para dioramas em resina e gesso nos anos 80, numa época em que praticamente só tinha o Verlinden fazendo isso lá fora. Já conheci diversos decaleiros que desenhavam imprimiam e vendiam seus próprios decalques, isso já na era da internet. Fora outros tantos que fizeram acessórios em resina e photoetch. Porém a grande maioria dessas iniciativas não duraram muito tempo por razões diversas. Ou a criatividade se esgotava, ou se decepcionaram com o retorno do mercado ou outras razões quaisquer da vida pessoal do indivíduo.

 

Acredito até que num primeiro momento vai aparecer um bando de entusiasmados desenhando e imprimindo tudo quanto é tipo de coisa em 3D e tentando colocar no mercado. Mas no final das contas só irão mesmo se firmar aqueles que desenvolverem uma metodologia industrial e empresarial prática que consigam associar qualidade,  preço e nível de interesse no seu produto final. E esses com certeza acabaram sendo muito poucos, tal como já aconteceu com as iniciativas anteriores. Continuo acreditando muito mais que empresas que hoje já estão estabelecidas no mercado de acessórios e que já desenvolveram essa metodologia é que serão as que melhor saberão explorar essa nova tecnologia.

 

Apenas a título de ilustração, durante algum tempo andei acompanhando esse trabalho fabuloso em 3D que um polonês desenvolveu. 

Porém a parte a qualidade do resultado, quantos conhecem esse planador e quantos se interessariam em comprar um kit desses caso ele o disponibilizasse no mercado?

 

http://forum.modelismo-na.net/....php?f=6&t=22182

 

Com relação a união de esforços de mais de um modelista para desenvolver um produto final, isso também já existe no mercado atual. O maior exemplo que me vem a mente no momento é a Pontos que inclui nos seus sets para navios os acessórios de resina desenhados e produzidos pela Veteran Models:

 

 

http://pontosmodel.com/html/35007f1.html  

Last edited by Ricardo P-40

Vejo como possibilidade a venda de arquivos de modelos, por uma Tamiya por exemplo, em formato "open source".

 

A comunidade faria as alterações necessárias em um modelo base já pronto.

 

A Microsoft explodiu de vender Flight Simulator quando sacou que era melhor abrir os arquivos e permitir que a comunidade fizesse seus trabalhos.

 

Claro que 90% não chega na qualidade de um "addon" feito por um empresa séria...mas olha, tem cada coisa excelente, feita e distribuída gratuitamente que dá até gosto de ver.

 

Enfim...é uma possibilidade.

Originally Posted by Foks:

Vejo como possibilidade a venda de arquivos de modelos, por uma Tamiya por exemplo, em formato "open source".

 

A comunidade faria as alterações necessárias em um modelo base já pronto.

 

A Microsoft explodiu de vender Flight Simulator quando sacou que era melhor abrir os arquivos e permitir que a comunidade fizesse seus trabalhos.

 

Claro que 90% não chega na qualidade de um "addon" feito por um empresa séria...mas olha, tem cada coisa excelente, feita e distribuída gratuitamente que dá até gosto de ver.

 

Enfim...é uma possibilidade.

Não ha duvidas que muitas novas possibilidades surgirão, só não acredito que isso signifique o fim do kit injetado tradicional.

 

Além do mais para que esse tipo de iniciativa atraia os grandes fabricantes será necessário que eles arranjem primeiro uma maneira de proteger o arquivo base original, ou correrão o risco de quebrarem como quase aconteceu com a IBM quando lançou a idéia do PC com tecnologia aberta no mercado. 

Sim, agora estou concordando com você, Ricardo, mas continuando a conversa:

Esse planador pra mim é uma coisa desinteressante, mas se fosse um kit injetado também seria. Só que pode ter alguém por aí no mundo que sempre sonhou (como esse cara que o fez) em ter o planador, e de outra maneira talvez jamais o teria na estante.

Também não acho que impressão 3D vai substituir o kit injetado. Ainda não temos a mesma qualidade - já temos boa qualidade de impressão, é certo, mas não está nem perto de uma matriz de aço feita pela Hasegawa, por exemplo, lisinha e espelhada. Mas acho que ia ser muito legal não depender do projetista da empresa acertar pra gente gostar ou não do produto. poderemos fazer de acordo com nossa exigência. Aí vem o que o Felipe falou, tem gente com muita exigência, tem gente com pouca. mas isso já temos: empresas que fazem kits simples, outras fazem refinado.

Acho que a gente vai ver primeiro as grandes (e já estabelecidas) empresas fazendo esse tipo de coisa porque elas já estão no ritmo, os arquivos pra usinagem podem ser parecidos com os de 3D, ou precisarem de pouca modificação. O mesmo profissional que faz uma coisa pode ser capaz de fazer outra.

Mas, quando essa inércia terminar (ainda estamos no começo dessa tecnologia) aí é que vamos ver o que vai acontecer. Quero dizer, quando os modelistas começarem a aprender os programas e puserem a mão na massa. Aí, o mercado é que vai dizer se terão sucesso ou não (o interesse das pessoas).

Não vejo, como o Foks falou, empresas já consolidadas trabalhando em forma aberta. Elas já tem um processo consolidado, e arquivos de computador dificilmente são protegidos, sempre tem um jeito de quebrar a senha ou burlar os códigos de instalação...
Pensei aqui agora num paralelo com cãmeras fotográficas digitais substituindo as de filme, coisa que eu vi de perto acontecer. Demorou um tempo para que as digitais tivessem a qualidade do filme, hoje em dia já ultrapassou (pelo menos na equivalência ao 35mm). Eu mesmo achava que nunca ia acontecer, já que no filme cada molécula, cada cristal de prata é que registrava a imagem, e um sensor jamais teria tal resolução. Ledo engano.

Talvez aconteça o mesmo com as 3D, se eles ficarem baratas, fáceis de usar, e com a mesma (ou melhor) qualidade.
Last edited by Fernando Estanislau

Não há dúvidas de que essa é uma tecnologia nova e que ainda é cedo para se saber quais serão todas as suas possibilidades de aperfeiçoamento futuro. 

 

Também não discordo que para aqueles que tiverem paciência e a habilidade necessária para aprender a usar o programa e desenhar nele, vão aumentar enormemente as possibilidades de se realizar projetos inusitados, tal como fez o cara do planador e com muito mais perfeição do que se faz hoje em scratch. E ainda vou até um pouco mais longe, se por acaso popularizarem os scanners em 3D com a possibilidade de acoplamento as impressoras , aí sim é que as possibilidades serão imensas. Será quase como se inventassem um "sintetizador" de kits, pois qualquer coisa poderá ser copiada.  

 

Porém para um futuro próximo o que eu prevejo mesmo é um aumento da oferta de acessórios e eventualmente kits feitos em 3D, provavelmente por fabricantes já tradicionais no mercado. Não duvido que em breve a Ayres, Eduard e outros tantos também incorporem produtos impressos em 3D nas suas linhas de acessórios. Pelo o que eu sei até agora, o exemplo com que eu abri o tópico foi possivelmente o primeiro produto em 3D comercializado para o modelismo. Na medida em que novos modelos de impressoras industriais mais velozes e mais precisas venham a surgir, essa oferta deverá crescer enormemente.

Com o barateamento e evolução do scaner 3D eu acredito que a coisa vai se agilizar bastante, visto que pra grande maioria ainda sai mais fácil desenvolver uma matriz no scratch do que no computador.  O scaner 3d permitirá que peças espelhadas possam ser produzidas em um clique depois de digitalizadas, ou até mesmo a parte grosseira ser feita na mão para depois ser digitalizada e detalhada.

 Eu acredito que inicialmente esta tecnologia servirá para fazer moldes mais perfeitos para kits em resina, assim como a modelagem por software revolucionou os moldes dos kits injetados, e também mais rapidamente moldes mais perfeitos para aftermarkets, pois tem o investimento no aprendizado do software ou contratação de profissionais, que sempre se acham prima donas, investimento no equipamento também, alguns tentarão começar no fundo de quintal, mas o grande gargalo é a distribuição.

Olá!

 

Trabalho diariamente com os softwares 3D, o Rhinoceros e o Inventor. Se tivesse uma impressora 3D detalharia todos os meus kits modelando as peças e imprimindo em casa. E na minha opinião, as empresas de kit abrirão mais um leque de opções vendendo os arquivos 3D para que as pessoas possam imprimir seus próprios modelos em casa. Além de baratear os kits, as lojas terão um banco de dados atualizado e não terão itens fora de estoque.

 

Abraço

marcelo

Cachorro Louco, não acho que isso vai acontecer. A mesma coisa com livros: as editoras não estão disponibilizando os livros pra download por medo da pirataria, então inventaram uma plataforma dedicada, o Kindle.

Será que inventariam uma interface nova para as impressoras 3D de modo a coibir a pirataria?

Julio Campos, com 400 pratas não se compra uma com a qualidade de impressão que a gente precisa.
Originally Posted by Fernando Estanislau:
Cachorro Louco, não acho que isso vai acontecer. A mesma coisa com livros: as editoras não estão disponibilizando os livros pra download por medo da pirataria, então inventaram uma plataforma dedicada, o Kindle.

Será que inventariam uma interface nova para as impressoras 3D de modo a coibir a pirataria?

 

Concordo,

 

Imagine quantos kits se poderia imprimir com uma única cópia do arquivo. Bastaria uma associação, um grupo ou qualquer amontoado de modelistas comprar um único arquivo e teriam cópias a vontade para todo mundo. Voce acha que os grandes fabricantes vão se arriscar a isso? No final das contas a venda dos arquivos não pagaria nem o custo do desenvolvimento dos desenhos.

Originally Posted by Fernando Estanislau:
Cachorro Louco, não acho que isso vai acontecer. A mesma coisa com livros: as editoras não estão disponibilizando os livros pra download por medo da pirataria, então inventaram uma plataforma dedicada, o Kindle.

Será que inventariam uma interface nova para as impressoras 3D de modo a coibir a pirataria?

Julio Campos, com 400 pratas não se compra uma com a qualidade de impressão que a gente precisa.

bom, vi uma nos EUA com resolução suficiente.

 

agora, tem muitas manhas p/ poder usar uma tbm.

http://makezine.com/2012/12/26...ew-3d-printer-owner/

 

E tem uma outra coisa: essas impressoras demoram muuuuito pra imprimir, às vezes um dia e noite inteiros pra fazer uma única peça. É mais fácil para a produção comercial usar uma coisa tão lenta para criar uma única peça padrão, e depois fazer cópias de resina (que ficam prontas em 15 minutos).

Mas, no caso de peças complexas demais, como o caso da minúscula torre de navio exemplificada aí em cima, aí não tem jeito, tem que deixar a máquina imprimindo (um conjunto de várias de uma vez, já que é pequenina).

Mais ou menos o que a Eduard anda fazendo...

Julio campos, você viu qual nos EUA? Você pegou a peça na mão ou viu só fotos na Internet?
Last edited by Fernando Estanislau

vi um daqueles kits em demonstração. usando PLA pois não tem base aquecida, deu p/ conversar com o representante e manipular umas peças já impressas, achei o acabamento bom.

era 400 obamas o kit não montado, se quisesse montado era mais caro.

mas como citado bem lenta, embora com um volume de impressão de uns 10x10x10 cm.

 

Ainda não tive oportunidade de ver uma peça impressa ao vivo e não conheço o tipo de plástico que é usado. Como é esse plástico? Ele aceita as mesmas colas usadas no estireno ou tem que ser colado com cianoacrilato? 

Bom, deixa eu dar meus pitacos também.

Como muitos sabem, eu sou um entusiasta da tecnologia 3D e venho explorando a aplicação dela no modelismo já há alguns anos.

Com relação a alguns pontos discutidos acima:

 

1. Considerando o nível atual da tecnologia, não tem como uma impressão 3D concorrer com um processo de injeção em plástico tradicional. O custo da injeção é muito menor. A única vantagem de se fazer impresso em 3D é a possibilidade de se fazer algo personalizado ou extremamente complexo, como o Estanislau comentou. Via de regra serão produzidas poucas unidades. Peças simples que serão fabricadas em larga escala ainda o serão através de injeção por muito e muitos anos.

 A utilização de impressão 3D para geração de matrizes ou protótipos dos modelos não é uma coisa nova. Já é uma prática na indústria há anos (na indústria automobilística e aeronáutica há pelo menos 20 anos. Na indústria de kits, talvez seja mais recente, mas imagino que os grandes fabricantes já utilizem há pelo menos uns 10 anos).

 

2. Acho muitíssimo improvável que fabricantes disponibilizem arquivos 3D de seus modelos para serem baixados e impressos localmente. Como eles ganhariam dinheiro neste modelo de negócio?

  O que acho mais provável acontecer é que se formem comunidades de entusiastas por um determinado assunto e então voluntários contribuam, através de seus esforços, com a construção de modelos 3D que ficariam disponíveis para a comunidade, similar ao movimento Open-Source no mundo de software. E, mesmo assim, a qualidade do modelo irá variar muito de um grupo para outro. Será necessária a adoção de padrões para troca dos modelos e consigo imaginar cada fornecedor de software 3D ou equipamento tentando puxar a sardinha para o seu lado.

 

3. O processo de impressão 3D é um processo de fabricação e possui limitações, como qualquer processo físico. Isto significa que não dá para scanear um objeto real, reduzir o tamanho dele para a escala desejada e simplesmente mandar imprimir. É necessário fazer ajustes nas espessuras de parede, eliminar detalhes que não poderão ser impressos e eventualmente separar peças que se deseja imprimir separadamente. E estes ajustes dependem do tipo de material que será utilizado na impressão.

 Isto tudo normalmente já dá bastante trabalho quando se utiliza um software de CAD igual ao que o modelo foi originalmente criado. Um modelo nativo normalmente contém todo histórico de construção, o que facilita imensamente qualquer modificação, especialmente se o sistema CAD for um software paramétrico.

 Mas, normalmente, modelos que se encontram em sites de compartilhamento de conteúdo 3D são convertidos para um formato neutro (o mais comum para impressão 3D é o formato STL), e não possuem qualquer histórico, apenas a geometria na forma de uma malha de triângulos. Editar estes modelos é muito, mas muito mesmo, mais trabalhoso. Por isso, não acredito que esta visão de se baixar um arquivo, ajustar a escala e imprimir seja viável a curto prazo.

 

4. As impressoras 3D com qualidade que considero aceitável para um modelo de aviação ainda são muito caras, na faixa de alguns milhares de dólares. Mas existe sempre a possibilidade de se comprar um serviço. Eu sou fã da Shapeways.

 O mais bacana da Shapeways é que eles criaram um novo modelo de negócio. Eles te dão uma loja virtual, onde vc pode colocar e vender seus modelos impressos em 3D. Eles processam os pedidos, imprimem e enviam para qualquer lugar no mundo. E vc recebe um valor por cada venda. E este valor é definido por vc mesmo. Eu já tenho minha lojinha lá desde 2010: Small Scale Shop.

 Existem alternativas nacionais também, como a Imprima3D. Embora eu não goste muito dos termos deles com relação à propriedade intelectual, já fiz algumas experiências e a qualidade é muito boa.

 

Daria para escrever muito mais, mas tenho que sair agora... Mais tarde tento colocar mais algumas observações.

 

Abraços,

Glehn

Eu já tinha postado isso...

 

Sim, há projetos de kits para impressora 3D, e o Glehn é um dos que mais faz uso, dos modelistas que conheço. Talvez ele possa explicar melhor.

 

Recebi dele um modelo de um Agusta A109 escala 1:144 pra colocar em um modelo de um Visby, que ficou muito bom.

 

Há um modelo de AMX que ele montou "What if" num GB aqui, e dá pra ver bem os defeitos e as vantagens desse método.

 

O problema da impressão em 3D é que as impressões mais precisas, com superfícies mais bem acabadas, que seriam necessárias para modelos em escala, são muito caras, feitas em impressoras com custo muito elevado, enquanto as impressoras com custos menores oferecem superfícies mais "rústicas", que requerem, quando permitem, acabamento com lixas, sendo que algumas resinas plásticas não aceitam bem lixas, removendo porções inteiras, não as deixando lisas.

 

É como tentar lixar com lixas grossas a superfície irregular de um bloco de isopor. irá tirar bolotas que estavam agregadas, sendo que o ideal seria algo "térmico" para deixar a superfície lisa.

 

Normalmente as impressoras que fazem a injeção em camadas oferecem superfícies mais rústicas, e são mais baratas do que as que usam raios lasers pra solidificar a resina líquida, tem maior precisão, porém, custo elevado.

Originally Posted by Felipe C. Miranda:

Lembrando sempre que a impressora sozinha não faz nada.  O lance é ter o arquivo pra mandar ela imprimir.  Fazer os modelos 3D é que será o lance, não ter a impressora.   

Se hoje, com profissionais que só fazem isso desenvolvendo modelos, a galera cai de pau quando um detalhe do kit fica 1/10 de mm fora dos conformes... Já imaginou a bisonhice que vai ser quando tiver um monte de candango fazendo esdruxulisses e pondo no mercado como modelos pra galera imprimir?! 

Você já imaginou o quanto de "projetista/modelista/programador" vai vender os "projetos" dos modelos fabricados, "por fora" (leia-se pirateados)?

Aqui nesses dois linques um pouco mais de pensamento otimista a respeito do tipo de envolvimento que eu acho que vai ser possível, a partir do que algumas pessoas chamam de quarta revolução industrial:

http://www.inovacaotecnologica...5140312&ebol=sim

 

"No movimento do design livre, ou projeto livre, você projeta um componente, peça, objeto ou seja lá o que for e o coloca na rede para que outros possam usá-lo e modificá-lo"

 

http://www.inovacaotecnologica...&id=010170120922

 

""Então eles postaram o código OpenSCAD, que usaram para fazer seu macaco de laboratório, no Thingiverse, um repositório de projetos de código aberto, onde os membros da "comunidade de fazedores" podem enviar seus projetos para todos os tipos de objetos, e receber feedback.

"Imediatamente, alguém que eu nunca encontrei, disse: 'Isso não vai funcionar muito bem, você precisa fazer isso'," conta Pearce. "Nós fizemos uma mudança simples, e agora temos um macaco de laboratório que é superior ao nosso projeto original.""

Incluir Resposta

×
×
×
×
Link copied to your clipboard.
×