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Inhaúma: 

 

Sensores: 1 radar de busca combinada tipo Plessey AWS-4 com IFF; 1 radar de navegação Decca TM-1226; agulhas giroscópicas Sperry Mk-29; 1 radar de direção de tiro Alenia Orion RTN-10XFA; 1 diretora eletro-ótica/laser Saab EOS 400; 2 alças óticas tipo OFDLSE; CME Racal Cygnus (substituído pelo IPqM ET/SLQ1); MAGE Racal Cutlass B-1; 2 lançadores sêxtuplos de chaffs/flares Plessey Shield; sonar de casco Krupp-Atlas DSQS-21C.

 

Sistema de Dados Táticos: CAAIS 450, integrado pelos sistemas WSA-420 e WSA-421 baseados nos computadores Ferranti FM-1600E.

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Espora:

 

Sensores: 1 radar de busca Ar/Superficie Signaal DA05 com IFF; 1 radar de navegação Decca TM 1226; 1 radar de controle de tiro Signaal WM22/41 com diretora radar/optrônico; sonar Atlas Elektronik ASO 4 de busca e ataque; 2 lançadores de chaffs/flares Dagaie; 1 sistema ESM RDC-2ABC; 1 sistema RCM-2

 

Sistemas de Dados Táticos: Signaal Sewaco integrado. 

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Espora: 

 

Deslocamento: 1790 toneladas; comprimento: 91,2 m; largura: 11,1 m; calado: 4,5 m;  velocidade: 27 nós; autonomia: 7200 km a 18 nós; propulsão: 2 motores Semt-Pielstick 16 PC2-5 V400 Diesel com a potência de 20400 hp; tripulação: 100

 

Inhaúma:

 

Deslocamento: 1970 toneladas; comprimento: 95,8 m; largura: 11,4 m; calado: 5,3 m; velocidade: 29 nós, autonomia: 7400 km a 15 nós; propulsão: 2 motores a diesel MTU Friedrichshafen 3940 hp cada e 1 turbina a gás para alta velocidade General Electric (LM2500) de 27490 hp; tripulação: 133

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Tive a oportunidade de conhecer as duas, A Espora em um intercâmbio de 5 dias e fui Imediato da Júlio de Noronha por dois anos.

Em matéria de estrutura a Espora era muito melhor, pois utilizava o conceito das Meko alemãs e a qualidade das chapas de metal era superior.

No quesito eletrônicos as Inhaúma eram um pouco mais modernas.

Motorização, as Inhaúma eram mais complexas e exigiam maior manutenção.

E armamento,  acredito que as Inhaúma foram superdimensionadas, não cabendo tanta coisa para um navio tão pequeno. A Espora por ser mais simples, tem o armamento mais adequado para o tipo de navio.

 

Abração

 

interessante que nos estudos realizados no Brasil, foi apontado que a proa iria se abaixar muito em mares mais fortes mas, resolveram confiar nos estudos de um instituto europeu que indicou que o desenho do casco na proa não teria tal situação (não chega a ser um problema mas......).

 

Lendo a revista Forças de Defesa, há uma materia muito boa sobre o desenvolvimento das Inhauma, onde se constata que as quatro CVs acabaram tendo diferenças pequenas entre elas, como se cada uma fosse um protótipo. No final, como foram sendo construidas rápidamente, e antes que se realizassem os testes, essa questão do mergulho da proa só pode ser sanado na quinta unidade, aprovada anos mais tarde.

 

Na prática a Barroso é uma nova classe, pois tem linhas mais furtivas em sua estrutura, convôo ampliado, proa redesenhada e mudanças no armamento (basicamente um canhão Trinity de 40mm em lugar aos dois anteriores).

 

 

A MB está trabalhando em uma nova classe de corvetas, derivada da Barroso, mas pelo que já li, deverá ter um deslocamento maior (algo em torno de 3000 tn) e contar com misseis SAM!!!!!! Ou seja, uma nova classe muito mais capaz que as Inhauma/barroso.

 

 

...e pensar que tudo isso teve inicio com o desejo de desenvolver um OPV para substituir as Imperial Marinheiro....

 

....e resultou em corvetas tão armadas quanto as Fragatas Niteroi!

Originally Posted by Fábio Duarte:

Tive a oportunidade de conhecer as duas, A Espora em um intercâmbio de 5 dias e fui Imediato da Júlio de Noronha por dois anos.

Em matéria de estrutura a Espora era muito melhor, pois utilizava o conceito das Meko alemãs e a qualidade das chapas de metal era superior.

No quesito eletrônicos as Inhaúma eram um pouco mais modernas.

Motorização, as Inhaúma eram mais complexas e exigiam maior manutenção.

E armamento,  acredito que as Inhaúma foram superdimensionadas, não cabendo tanta coisa para um navio tão pequeno. A Espora por ser mais simples, tem o armamento mais adequado para o tipo de navio.

 

Abração

 

Excelente 

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