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Bão, o Pershing foi um belo tanque, mas acharam que dava pra melhorar, mas estragaram...

 

Vamos lÁ.

 

O Pershing É assim:

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/M26_Pershing

 

 

Esse É o Fireball, que jÁ teve tÓpico atÉ pra ele.

 

Era armado com um canhão M3 de 90mm, mas resolveram rearmÁ-lo com um canhão de alta velocidade T15E1, de 90mm.

Como o recuo era muito grande, tiveram que colocar os pistÕes amortecedores em cima do tanque (acho que nem teria espaÇo dentro da torre).

E como acharam que ele entraria em combate com vÁrios tipos de tanque, resolveram reforÇar a blindagem.

Cortaram uma chapa de 80 mm de um Panther, e colocaram a frente do mantelete.

E na frente do chassi, puseram não apenas uma chapa espaÇada, mas duas chapas blindadas. 

Infelizmente, o peso extra de 5 toneladas jogou o desempenho dele no lixo, e lÁ se foi a "boa idÉia"...

 

 

 

 

E esse cara pegou um M26 da Tamiya, juntou com o set de conversão da Accurate Armour. Gostei do resultado.

 

http://www.hsgalleries.com/gallery04/m26e3jw_1.htm

 

 

Original Post

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Eu sempre penso, quando vejo este Super Pershing, que eles encheram a frente dele de blindagem, mas se acertassem um dos cilindros de recuo que ficava bem exposto sobre a torre, já era o armamento principal. E duvido que a blindagem destes cilindros aguentassem muita coisa...

Tudo bem que o relato é do cara que cuidou do serviço de colocação da blindagem adicional, mas no livro "Steel Traps: The Survival of an American Armored Division in World War II", de Belton Cooper, ele diz que apesar das 7 toneladas a mais - e não 5 - os 550 hp do motor ainda garantiam boa mobilidade, sendo que a perda de velocidade foi de cerca de 8 km/h...

 

E em outro livro que tenho, "Another River, Another Town: a Teenage Tank Gunner Comes of Age in Combat - 1945", o autor John Irvin - que foi o artilheiro desse Super Pershing - diz que o tanque não era tão mais difícil de conduzir e manobrar que o Sherman, apesar do peso bem maior...

 

Os cilindros sobre a torreta não eram para controlar o recuo, mas sim molas para equilibrar o canhão muito longo e facilitar sua operação. O tanque já saiu dos EUA com eles, mas com a blindagem acrescentada ao mantelete na Alemanha, não eram mais suficientes - daí acrescentaram as "orelhas de elefante" e aumentaram o contrapeso na torreta, para facilitar o giro.

 

SP004

 

Anexei abaixo o capítulo do livro do Cooper que conta a preparação do tanque e um artigo do site da história da 3ª Divisão Blindada na WWII, que fala da destruição do Tiger II em Dessau... 

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Last edited by Sergio Menezes

Ah, o kit das fotos tem um erro: esse número "2" na torreta não foi usado em combate. Na verdade, foi aplicado toscamente no tanque quando ele foi recolhido após o fim da guerra e fizeram a maior parte conhecida de suas fotos em um depósito...

A batalha em que ele destruiu um Tiger II pode ser vista no documentário Greatest Tank Battles Season 3 Episode 4 - The Battle for Germany do History. Tá lá no youtube.

Abraço !!!

Sim, era medo dos 88mm.

 

No capítulo do livro que anexei ao meu primeiro post, Belton Cooper diz que vários M26 já haviam sido perdidos ao serem alvo de projéteis antitanque alemães. Ao contrário do que o foi dito acima, só a placa do mantelete era de aço especial, tirado de um Panther. O resto que acrescentaram foi encontrado na oficina em que os americanos trabalharam. O ângulo das placas dianteiras foi calculado para provocar um ricochete, mesmo sendo aço muito mais macio que o usado em blindagens. 

Ah, já que estamos no assunto, posso dizer que o Super Pershing da Hobby Boss é muito bom - e costumava ser barato. E basta o investimento no cano da RB Models para ficar no ponto...

 

 

Mas os equilibradores não funcionam...

 

 

Tive que adicionar meus próprios contrapesos para deixar o cano móvel - mas alinhado como eu queria...   

 

 

 

Acho que vou aproveitar e finalizar o meu para o evento do dia 19 aqui em Sampa... 

Last edited by Sergio Menezes
Originally Posted by Rogerio77:

Eu sempre penso, quando vejo este Super Pershing, que eles encheram a frente dele de blindagem, mas se acertassem um dos cilindros de recuo que ficava bem exposto sobre a torre, já era o armamento principal. E duvido que a blindagem destes cilindros aguentassem muita coisa...

E tem mais.

 

Um tanque tem que ter velocidade, blindagem, armamento e dirigibilidade, não necessariamente nessa ordem, para sobreviver em campo de batalha, além, é claro, de uma tripulação bem treinada às rotinas do carro.

 

O Pershing era um veículo com 46,17t, um motor Ford de 500hp e um torque por tonelada de 10,8hp/ton, tendo como velocidade máxima 20mph ou 32km/h, em estrada, não off road, isso com um canhão padrão de 90mm.

Para efeito de comparação, o Tiger I Ausf E pesava 56t, tinha um motor Maybach HL 230 P45 V-12 de 700hp e um torque por tonelada de 12,5hp/ton que lhe permitia, em estrada, a velocidade de 36,8 km/h.

 

Agora, acrescente ao Pershing padrão uma blindagem frontal reforçada, uma nova arma, molas externas para recuo(mais tarde substituídas por um sistema interno hidro-pneumático), mecanismo de elevação reforçado e a soldagem de grande contrapeso da parte traseira da torre (na soma total de 7 ton), tudo isso mal distribuído e você terá um veículo realmente ficando na situação de "pato sentado" em um campo de batalha, pois seu torque por tonelada cairia para 9.43hp/ton e a velocidade máxima cairia bem abaixo de 26km/h.

Para se ver o quanto isso era sem sentido, ou estúpido, um Sturmpanzerwagen A7V alemão, carro de combate da Primeira Guerra, tinha o peso de 30ton, um motor de 200hp, um torque por tonelada de 6,66hp/ton e uma velocidade máxima de 15km/h.

 

Na verdade, os projetistas americanos, como o fazem até hoje, são partidários da força bruta. Alguns desse canhões de 90mm T15E1 chegavam a ter velocidade de boca de 1143m/s, podendo, com munição HVAP, penetrar 220mm de blindagem RHA (rolled homogeneous armor) a 914m.

 

Além do mais, a blindagem e a arma até poderiam ser acrescentados, mas o que não se sabe é o resultado da rotina de fogo a que o canhão teria submetido o restante do carro e como os protocolos de manutenção teriam sido também alterados.

 

Enfim, foi mais uma experiência de buscar de um carro de combate invencível, não para a época mas para o futuro imediato, já sendo previsto os embates pelos 4 cantos do mundo com os ditos países comunistas.

Abs.

"Agora, acrescente ao Pershing padrão (...) molas externas para recuo (mais tarde substituídas por um sistema interno hidro-pneumático)"

 

Artemius, como eu mencionei acima e de acordo com a ilustração e o capítulo do livro do Belton Cooper "os cilindros sobre a torreta não eram para controlar o recuo, mas sim molas para equilibrar o canhão muito longo e facilitar sua operação. O tanque já saiu dos EUA com eles, mas com a blindagem acrescentada ao mantelete na Alemanha, não eram mais suficientes - daí acrescentaram as "orelhas de elefante" e aumentaram o contrapeso na torreta, para facilitar o giro."

 

Antes do kit da Hobby Boss, o Tamiya era a única opção para fazer o 1º carro-piloto - mas seria necessário comprar o caro set da Accurate Armour, como o modelista das fotos acima fez.

 

Já a Hobby Boss oferece o 1º carro-piloto e também o 2º - ambos OOB, com motor detalhado, PE básico e esteiras LBL funcionais e de vinil. E várias outras versões do Pershing...

 

 

Muito mais negócio, em minha humilde opinião...

Last edited by Sergio Menezes

Falando em Pershing, alguém sabe se saiu cartela de decals pra ele, especificamente os da WWII? Tenho um destes da Hobbyboss na caixa, mas me faltam os decals WWII pra ele.

 

Em tempo: Belo post este aqui.

Originally Posted by Sergio Menezes:

Ah, já que estamos no assunto, posso dizer que o Super Pershing da Hobby Boss é muito bom - e costumava ser barato. E basta o investimento no cano da RB Models para ficar no ponto...

 

 

Mas os equilibradores não funcionam...

 

 

Tive que adicionar meus próprios contrapesos para deixar o cano móvel - mas alinhado como eu queria...   

 

 

 

Acho que vou aproveitar e finalizar o meu para o evento do dia 19 aqui em Sampa ... 

Está ficando muito bacana o seu S.P. meu amigo.    

Eu tenho um ainda na Caixa com este canhao da RB..... 

 

Abs - Manoel Henriques  

 

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