JEEP KAISER NO EB?

Este veículo nunca serviu ao EB.  Ele foi Serviço Geodésico Interamericano (IAGS), sendo utilizados em levantamentos cartográficos, principalmente no Pará e Mato Grosso e em 1972 foram doados ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para seus censos populacionais. 

 

Tenho um amigo que tem um desses. Realmente são muito fortes e espartanos.

E a Duvida Continua no Segundo Forum Indicado existe esta descrição.

"A versão militar da Kaiser Gladiator denominada Kaiser-Jeep M-715 não é um veículo comum no Brasil. Quatorze delas vieram para o Brasil em 1970 para integrar o Serviço Geodésico Interamericano (IAGS). Foram utilizadas em levantamentos cartográficos, principalmente no Pará e Mato Grosso e em 1972 foram doadas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para seus censos populacionais.

Sua operação normal era muito onerosa, principalmente em função do elevado consumo de combustível, razão pela qual esses veículos sempre estiveram em bom estado. O IBGE leiloou 13 dos M-715 em 1990 e a unidade restante em 1999.

Chegaram ao Brasil, também, outras unidades (aproximadamente 20) adquiridas pelo Exército Brasileiro. Durante quase 4 anos de produção, foram fabricadas pouco mais de 20 mil unidades."

Retirado de outro forum que ñ existe mais

 

Anônimo - 03/05/2008

Kaiser´s M715 do IBGE

Há varios anos fiz o levantamento e o IBGE recebeu 13 unidades M715 para trabalharem no " Serviço Geodésico Interamericano". Junto com elas vieram alguns caminhões REO, M37 e Ford Bronco.
Estes veículos não pertenciam ao IBGE e sim às forças armadas dos EUA e estavam apenas " cedidas". Inclusive quem fazia a manutenção destas (ou pelo menos o apoio logístico para manutenção) era a própria embaixada americana de Brasília. Por isso as originárias do IBGE eram ainda originais, até a data do leilão no início dos anos 90. O leilão ocorreu exatamente em virtude da " doação " dos veículos ao IBGE, o qual não conseguiu fazer a manutenção adequada destes. Segundo o pessoal civil da época que participou do leilão, teve até briga (troca de tapas!) durante o leilão e após este em um restaurante da cidade.

As do exército brasileiro foram TODAS descaracterizadas pela Bernardini em um contrato de repotencialização. Dizem que algumas escaparam, mas todas que vi até hoje oriundas do EB tiveram retiradas até mesmo o painel de instrumentos.

Ainda existem alguns desmanches de veículos militares no nordeste que têm kaisers M715 em péssimo estado e sem mecânica ou detalhes. E originadas de leilões do EB.

Assim, além das 13 do IBGE, já vi outras 8 que passaram pelas mãos da Bernardini, contando com as que estão em sucatas (2 em Natal-RN e 2 em Recife-PE)

Temos informação que existem 2 em Navegantes (SC) e o Steindorff no RS tem mais 2.Fora as que estão no RJ (uma ou duas) fazendo passeio em favelas.

Assim, o total não chega a 30 unidades não.

Poderíamos fazr um cadastro aqui, com quem tem uma colocando o número de série, ano, estado do carro e cidade que está localizado.

O que acham ???

 

 

 

Anônimo - 18/05/2008

M715 no Brasil

Boa noite Dennis, como está ??
Nunca mais te encontrei no Sambódromo aqui em SP !!
Quando vier por estas bandas me avise via e-mail, ok ??

Há pouco tempo atrás eu tive acesso ao vasto acervo fotográfico do amigo e entusiasta Ângelo Meliani. Lá eu pude ver várias fotos das décadas de 80 e 90 onde apareciam diversas Kaiser's M715, muitas em excepcional estado, outras nem tanto, algumas jogadas ou em pedaços por aí nos desmanches pelo Nordeste. Diante das fotos, pude constatar que não existem apenas 30 ou 40 viaturas como eu mesmo imaginava. Acredito que este número gire em torno de 70 viaturas (no máximo). É difícil levantar exatamente este número, mas atualmente sei de 7 carros aqui em SP (5 na capital, uma em Taubaté e uma em Ribeirão Preto), 1 em Goiás (destroçada... tenho fotos), 2 em Brasília, 1 no Maranhão, 1 em Cuiabá, enfim, além daquelas que o amigo citou devem existir outras perdidas por aí... tenho fotos de quase todas dentre estas que citei, deixe seu e-mail para trocarmos fotos e dicas. E a sua M-715, como anda ?? Aguardo seu contato, grande abraço Leonardo

 

estou de volta, foi nacionalizado.

Motor Silverado 6 cilindros com injeção eletrônica cambio de F-4000 de 5 marchas e direção hidráulica também silverado, os aros e pneus originais ainda tenho guardado, mas foram feitos um jogo de aros 20 onde utilizo pneus 900x20 e  o restante da transmissão permanecem originais.

Originally Posted by jgap:

toma http://www.4x4brasil.com.br/fo...eep-kaiser-m715.html

 

na boa aceita um conselho que já foi até dado ai acima

compre um land rover melhor mais barato e com  pecas pra manutencao

a não ser que vc seja  um milionario excentrico

 

desculpem a falta de sinais o teclado ta morrendo

Pode até ser mais barato e com mais peças de reposição, mas não é mais resistente que a Gladiator...muito pelo contrário...

PS: Sei disso pois tenho 2 Defenders...

Concordo com o amigo acima eu tenho o M-715 e uns 5 amigos tem defenders e andamos juntos sendo que eu ainda passo pelos lugares mais difíceis, mas no ultimo ano todas as defenders foram para manutenção eu só  troquei  um retentor do cubo de roda que ainda era original 1969. Obs: não desmerecendo a defender que perto de outros Jeeps da um show.

Prezados, como estou voltando, postagens antigas estão sendo visitadas por mim, e esta foi uma delas.

Anexo 3 fotos de jeeps Kaiser ainda na ativa no EB, Realmente o painel é completamente diferente do original.

Kits só conheço coisa muito antiga, dos Mitsubishi, que eram iguais aos Kaiser, dois e ambos conversões:

- Okumo - Mitsubishi CJ3B J4A Jeep (2004)

- Toy Craft Berg - Mitsubishi (1987 ou 88) (este eu tenho, ainda não montado)

Abrsk_01k_02k_03k_04

Attachments

Fotos (4)

Incluir Resposta

Curtidas (2)
MÁRCIO PINHOOmarr
×
×
×
×