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Este é um kit que montei quando criança, um dos, senão o primeiro, que pintei.

Daqueles que sumiram no tempo e eu me peguei olhando e pensando como seria montá-lo hoje.

O molde original é de 1960, segundo os amigos da Scalemates.

https://www.scalemates.com/kit...-jolly-roger--194292

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O navio era também uma atração na Disneylândia, e nele funcionava um restaurante, chamado “Chicken of the Sea”.

Foi lançado no Brasil nos anos 70, com esta caixa aqui, que foi a que tive:

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Atualmente o navio não existe mais, nem é comercializado com este nome. Por conta de direitos autorais, hoje ele é vendido assim:

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É o mesmo molde, no entanto.

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Minha intenção é pintá-lo à la Disney.

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Todas as referências necessárias podem ser encontradas aqui, creio:

https://www.davelandweb.com/chickenofthesea/

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Last edited by Adrix
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Eu não me lembro muito bem da montagem que fiz há uns 40 anos, mas creio que o plástico era marrom claro.

O que mais me chamou a atenção nesta encarnação do navio, além do plástico preto, é que os moldes parecem estar muito, muito gastos.

Marcas de ejeção nas portas dos canhões. Só tem de um lado.

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Há riscos e rebarbas em várias peças. O que mais chama a atenção, porém, é o quanto estão empenadas.

Vejam aqui o encaixe a seco das metades do navio.

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Essas laterais deveriam afinar para o centro, para se encaixarem com a peça que faz a popa.

Vejam, porém, a distância.

Se junto por baixo, afasta em cima.

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Se junto em cima, afasta embaixo.

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A peça do convés também. Deveriam ser ângulos de 90o.

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Está tão curvada para baixo, que não encaixa na posição.

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O que fiz foi usar uma técnica que nunca havia usado: escaldei as peças. Esquentei água até começar a borbulhar (antes de ferver) e imergi as peças na água quente até que amolecessem um pouco. Levou 1 minuto e meio.

Daí fui curvando as peças na posição de encaixe, com as mãos mesmo, e, quando satisfeito, passei-as na água fria.

Não ficou um alinhamento perfeito, mas deu uma boa melhorada.

As laterais:

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O convés:

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No novo encaixe à seco, consegui um alinhamento razoável, mantido no lugar por fita adesiva, mas sem tem que forçar.

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Vista de cima.

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Não reparei que a ponta também tinha um pequeno desalinhamento. Não sei se devo cozinhar as partes novamente.

Com o casco:

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Estou aqui pensando qual a melhor forma de colar isso, e manter o alinhamento das peças.

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Last edited by Adrix
@Edson-BSB posted:

Show, Adrix!!

Se a escala é 1/72, por que não retira esses canhões fake e coloca uns na escala?

Eu colaboro com uns para você, mas em resina.

Abraço.

Oi, Edson.

O kit traz os canhões do convés superior, individuais. Bonitinhos, até. Copiáveis, creio.

Não sei, porém,  se quero ter o trabalho de abrir as janelas de cada um dos canhões, simular um interior etc.. Mas vou pensar.

Abração,

Oi Adrix,

Lembro desse kit tb. Foi um daqueles que quase cheguei a montar.

Os moldes antigos tem esse problema. Encontrei tb algo assim em alguns Airfix 1/600.

Sugestão - para desempenar experimente um secador de cabelos. É menos perigoso do que a água fervida e mais fácil de controlar. Obtive bons resultados com um deles, tanto em kits de plástico como de resina.

[   ]s

Last edited by paulors
@Adrix posted:

Obrigado, Paulo. Precisa aquecer muito tempo para amolecer? É fácil perceber?

Eu costumo usar na potência de aquecimento máxima e vou testando aos poucos, aumentando gradualmente o tempo. É preciso ter cuidado pois alguns materiais amolecem mais rápido. No último casco em resina que corrigi foi bem rápido. Mesmo assim fui fazendo aos poucos. Aquecendo, testando, aquecendo e por aí em diante.

[  ]s

Last edited by paulors

Beleza! Que bom que funcionou.

Depois que eu passei a usar o secador, tb abandonei a água quente. Era difícil de controlar. Com o secador vc corre menos riscos. O segredo é ir fazendo aos poucos.

[  ]s

Obrigado, Anderson.

Sabe aquele desejo de muitos de nós, de remontar o que montou na infância, só que melhor?
É o que espero. Meu primeiro, montei há uns 40 anos. Foi a estréia da minha primeira (e única) caixa de tintas Ki-Cores.

Adrix,

Montagem fabulosa, não lembro de ter visto este modelo da Revell Kiko, senão provavelmente o teria montado, pois é muito simpático

Interessante como muitas peças vieram tão tortas, embora isto fosse bem comum nos Kiko, geralmente não era tão pronunciada nos importados!

Acompanhando...

PlastiAbraços

@Adrix posted:

Hoje foi dia de putty. É aquele Tamiya de tubo, que endureceu e eu piquei e coloquei em um vidro de cola vazio com acetona de farmácia.

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Dica:

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Last edited by Sidney

Este kit trás boas lembranças da infância... consegui adquirir um intacto, recentemente no eBay!
E em 1975 estive pessoalmente diante dele na Disney.... hoje não está mais lá (não sei que fim levou...)
Na web garimpando é possível encontrar muita coisa e fotos à respeito!

Pequena atualização. Estou aqui estudando se é melhor montar a cabine antes ou depois do primer e pintura.

Enquanto isso, vi que um de meus reparos não deu certo. Havia uma pequena fresta entre o casco e a peça da popa. Dobrei um pedacinho de fita de marcador e colei lá. No encaixe seco dava certo.

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Vi agora que a fita desceu na montagem. Não consegui puxá-la para cima. Deixar a fresta não dava, daí estiquei um sprue e colei lá. Tentei até lixá-lo, para ficar reto como o casco, mas não dava certo. Ficava movendo na hora de colocar no lugar e não dava alinhamento plano.

Daí que colei ele redondo mesmo.

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Prezado Adrix,

estou acompanhando.... meu kit ainda está desmontado, mas verifiquei o encaixe do convés e não encontrei fresta... o que noto é um encaixe muito precário entre as peças, e que pode causar deslocamentos facilmente e criar estas 'frestas'.... principalmente se a peça estiver empenada... por sorte acho, meu kit está bom e sem empenos!

Abs!

Ando meio lento por aqui. Estava buscando uma cor boa para o convés. Eu gostei da Sand Beige da ModelMaster (esquerda) e a tradicional Wood deck tan, da Tamiya (direita).

BA59856A-05C5-446E-B178-5AA1B2F40AAFEu tinha pensado em fazer a base em uma e alternar algumas ripas na outra, mas não gostei muito do teste que fiz. Acabei deixando tudo Sand Beige, que achei que ficou bonito. É um pouco mais escuro que a Deck tan, puxando mais para o vermelho, acho.

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Eu deixei secar três dias, e fui mascarar sem envernizar. Percebi que estava soltando em alguns pontos, apesar de ter lavado o modelo e do primer... Tive que retocar.

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Enquanto isso, vi que as novas instruções para o cordame estão anos-luz à frente das da falecida Kikoler. Até dá para ter esperanças! 😄

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Last edited by Adrix

Vamos nós. Colei a fita algumas vezes nas costas da mão, para reduzir a aderência. A ver.

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Resolvi usar uma tinta adequada a um modelo vintage. 😄

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O vermelho foi bem. Ô cor chata para limpar.

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Last edited by Adrix

uma  das  dicas  pra  aprimorar  um  pouco o deck inferior dos  canhoes ... abrir  a  janela destes...  retira  o canhão estruxulo.... fazer  um  anteparo   com  pedaço de  plastico retangular   alongado....não esquecer  de  pinta-lo de  preto  fosco..... fazer um apoio  com  pedaço de  sprue  deixando 3 ou 5  mm de  distancia da  tira de  plastico do casco do barco, use  como  apoio  os  espaços  entre as  janelas ....  usar  agulhas  de  injeção ou plastico  vazado como  sendo  o  canhao... pode  pintar o canhão  de  cobre  ou latão...

quanto as   persianas  da  janela. lateral do canhão ..ou  voce  usa  putty e lixa ...ou  encobre os  rombos  com pedaços  de  plastico cortados na  mesma  medida....ou  vai cortando  e  lixando aquelas  plataformas  de  pesca,,,lixa  e  depois  encobre  com  pedaços de  plastico  simulando  uma  persiana de  janela....

esse  kit e legal......realmente  saiu  como pirate  ship  ou  peter  pan ship..

...tenho um  mas  um  dia  um  ladrão roubou o carro  e  algumas  peças  que  estavam sendo  refeitas forma roubadas com  alguns  materiais de  plastimodelismo...agora  vou  ter  de  tentar  refazer  ou copiar  de  algum  outro  kit  no  futuro ...plastiresiabços.... paulo renato morgado sp - sp

ahhhh  e  outra  ideia  e  de fazer  os  vitrais  posterirores da  cabina  do capitão.. ....pegue tela  metalica   quadriculada ..ou de  plastico mesmo  tipo rede  de  mosquito,....retire  o plastico  original e   cole  no  lugar...... depois  primer  e tinta  da  suposta  parte  de  madeira  que ficou...use  cola  branca ou de  pva  ou de  isopor  tingida  com por  exemplo  guache   ou  use  verniz  vitral  colorido...verde---amarelo...azul...laranja...ou  para  cada  quadradinho  da  tela  uma  cor....trabalhoso mas  fica bonito......

claro que  o modleista  pode  usar  o que  ja  esta´ so  vai  dar  trabalho de pintar  janelinha  por  janelinha ..

plastiresiaços  paulo r  morgado  - sp - sp

Parado, mas não morto.

Comecei a pintar portas e janelas, mas ainda não estou feliz com o resultado.

Escolhi então uma cor para o fundo do casco. Vi que passavam um monte de coisa, tipo alcatrão, nesses navios, abaixo da linha d’água.

Usei o Smoke da Model Color, diluído no Banzai. Achei que ficou simpático.

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Mascarando, pintando e aguardando para retocar os frisos.
Os bons livros do ramo mandam pintar antes, mascarar e daí pintar as áreas maiores do casco. Os frisos, porém, são da largura de uma linha Corrente, e não consegui cortar a fita de mascarar assim fininho. Daí está indo do jeito difícil.

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Adrix,

belo trabalho de modelismo nostálgico. Como vimos faz lembrar a muitos de nós como nos divertíamos nos anos sessenta, setenta,...não lembrava mais dos detalhes macabros desse kit.

Parabéns pela coragem de encará-lo e muito obrigado por compartilhar.

Abraços

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Pouco talento meu, mesmo. Curiosamente, aerografar tem sido mais fácil que detalhes em pincel.

Aí o serviço não rende.

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eu sugiro que seja feito com pincel quadrado, usando ele de lado e com entelagem, eu faço sempre assim nos meus, e a tinta eu não diluo muito pois no máximo nestes frisos passo duas cotas de pintura, o que conta mais é a entelagem, se for bem feita não vai passar nada para o outro lado. assim que finalizado retirar a mascara e se passou para o outro lado cobrir as falhas com pincel fino e um bom oculos lupa.



boa sorte

@Adrix posted:

3BB025DD-6DD0-48B0-B86D-A36F5D4371AE3178DAE9-4974-421E-905B-2611CADB597EEstou meio encruado aqui. Não estou conseguindo pintar os frisos com bordas bem definidas, mesmo mascarando, e isso está me desanimando um pouco. Hora vaza para um lado, retoco, vaza do outro.

Pouco talento meu, mesmo. Curiosamente, aerografar tem sido mais fácil que detalhes em pincel.

Aí o serviço não rende.

Está bonito! E vou te falar, mesmo com toda a idade, se bem montado e pintado, se torna uma das primeiras coisas que saltam aos olhos, quando se olha no armário dos modelos.

Sobre as linhas, tente protege-las com máscara e use o aerográfo, com a cor do outro lado, para apagar os excessos.

[    ]s

Sidney

realmente  esse  kit  e  que  nem  gato---tem  7 e tantas  vidas ...vem  como  jolly..como pirate...como peter  pan...como ghost..    como se  diz,  em  quimica - lavoisier-  no  mundo ( do modelismo)  nada  se  perde ...tudo  se  transforma (so  muda  caixa ..tampa  decalques..as  vezes  quem injeta....no  fundo .. ces"t  la  meme  choise...

seguindo  modelo ..plastiresiabços  paulo rmorgado  spo - sp

Pintando com canetinha.

Insatisfeito com a falta de precisão que tenho obtido no pincel, vi que, no Japão, já há umas canetinhas da Gunze, com a tinta deles, para pintura de Gundam.

Comprei umas por aqui, mas a tinta é outra, e o amarelo, que me interessa, parece marca-texto.

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As douradas são um pouco mais interessantes, mas ainda sim achei-as limitadas para áreas maiores.

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Resolvi, então, trazer as originais. Um conjunto normal, um metalizado. Levaram um tempão de navio.

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Pontos favoráveis: a tinta é própria para plástico. A cobertura é muito boa. O dourado é sensacional.

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Ponto fraco: aprendizagem. Se apertar muito, ou se ficar muito na vertical, vaza. Eles avisam na embalagem.

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Além disso, ela seca bem rápido. Você passa uma vez, e, se não esperar secar, a segunda passada tira a primeira demão. Tem algo assim também comentado nas instruções.

Vejam nos ossos:

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Ainda assim, acho um recurso promissor para os detalhes, como as flores e espadas aí do navio.

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Tenho usado um Gundam Marker preto para retoques e tem funcionado bem na correção de pequenas partes. Ainda não havia experimentado em áreas maiores como essas de sua montagem. Vou fazer isso quando surgir uma oportunidade.

Eles costumam aparecer no Mercado Livre.

[  ]s

Adrix, eu fiz uma caixa certa vez para a cara-metade, e para escrever nela, usei essa caneta Posca, com tinta ouro. Uma beleza, e tem outras cores e  várias espessuras, acho que seriam perfeitas para detalhes.

Caneta Uni Posca Pc-5m Várias Cores

https://lista.mercadolivre.com.br/caneta-posca-ouro#D[A:caneta%20posca%20ouro]

Adrix, eu fiz uma caixa certa vez para a cara-metade, e para escrever nela, usei essa caneta Posca, com tinta ouro. Uma beleza, e tem outras cores e  várias espessuras, acho que seriam perfeitas para detalhes.

Caneta Uni Posca Pc-5m Várias Cores

https://lista.mercadolivre.com.br/caneta-posca-ouro#D[A:caneta%20posca%20ouro]

Bom saber. Essa eu não conhecia. Pela descrição, é bem parecida.

Last edited by Adrix

otima alternativa, mas eu tenho um sujestão que uso e tenho tido resultados bons.

Pincel redondo fino para os relevos, pinceladas bem leves como se estivesse fazendo sombreado, mesmo que fique fora depois use um line mark (pincel de ponta bem fina, acho que 0,5) para tirar o borrado nas partes baixas (no caso o preto).

juntamente com um oculos de aumento (aqueles de estética) darão a precisão para sua mao.



boa sorte e bom trabalho =)

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