KI-45 1/32 da Zokei-Mura: Pague um e leve quase dois.

Fiz uma montagem a seco, com fita 3M das partes principais extras. Ainda falta muita coisa porque o kit é extremamente picotado, pavoroso mesmo, coisas que em kits normais são feitas em uma peça, nesse tem cinco, seis ou mais partes... Mas o kit monta bem, encaixes perfeitos. Tá tudo ali em duplicata só falta o "por dentro"

Altamente recomendado pintar as peças transparentes com qualquer cor antes de montar, descobri que montar kits transparentes é um pesadelo!

Outro detalhe que é importante lembrar, é que peças transparentes são bem mais frágeis e quebram mais fácil que as opacas.  Isso porque para manter a transparência, pouquíssimo "óleo de banana" que é o responsável pela maleabilidade do plastico, é adicionado, daí com qualquer tração as peças quebram.

As peças que faltam pra montar esse "fantasma" extra como mais um modelo completo são seis sprues.  A Zokei vende eles separadamente e no total dá 4000 Yenes, cerca de 140 Reais, mais postagem.

Original Post

Também fiquei com essa dúvida Ivan, mas no Facebook, em uma comunidade de modelismo  1/32 eu vi ingleses e americanos dizendo que pediram e foram atendidos.  Eu comentei desse detalhe  "for use in Japan only" e eles disseram que podia ignorar isso...   

Assim que me recuperar dessa xuxada vou tentar.  Eles recomendaram fazer o contato por esse email:   shopos@volks.co.jp

Para montar um modelo completo do Ki-45 usando as peças transparentes que já vem com o kit é necessário comprar mais treze árvores com as peças que faltam. Eu mandei um e-mail para o fabricante, pedindo uma cotação para comprá-las, e me informaram que o custo total para adquirir essas árvores, com envio por EMS para o Brasil, é 13.700 Yenes (aproximadamente R$550 no cartão de crédito). Isso se não for tributado na chegada.

Com esse custo, e com o risco da encomenda ser tributada, entendo que não vale a pena adquiri-las para montar um kit e revender outro completo, sem as árvores transparentes (ou as cinzas que são duplicadas como transparentes, se elas foram usadas no primeiro modelo). Mas se a ideia for montar dois modelos, pode até ser interessante. Nesse caso, melhor montar um e verificar se alguma das árvores que faltam para o segundo pode ser substituída por itens feito em scratch, eliminando a necessidade de comprar todas as treze. Pela minha analise, talvez dê para dispensar duas ou três, mas só montando o kit para confirmar.

No meu caso, pretendo montar apenas um, pois o modelo é meio grande e dois ocupariam muito espaço na minha vitrine. Além disso, não existem tantas variações assim nos esquemas de camuflagem desse avião que justifiquem montar um segundo. A montagem também parece ser bem demorada, pela quantidade de peças.

Enfim, espero que essas informações ajudem a quem tem o kit, ou está pensando em adquiri-lo, a refletir sobre a possibilidade de montar um segundo comprando as peças que faltam.

Abs, Ivan

 

Bem Ivan, realmente se for contar TODAS as arvores que fazem um kit completo, dá essa soma de treze.  Contudo algumas dessas árvores são de detalhes muito específicos, como articulações de flaps e cavernames do interior.  Peças perfeitamente dispensáveis para quem não vai exibir as entranhas do modelo.  Eu nem estava cogitando a idéia de comprar os extras pra ficar com um e vender o outro, acho que a galera lá fora que deu essa idéia também não...  Aí realmente não haveria outro jeito.  Essa seria uma solução pra quem quer ter dois pagando um pouco menos, com um menos "exposto", nesse caso são seis as arvores necessárias.

Coisa interessante também seria aguardar a próxima edição do kit, que é a versão de nariz curto, e aí pedir nesse bolo as arvores que fazem a diferença.

Acho até que no seu caso, que só quer um mesmo, voce pode vender as arvores de peças transparentes com uma cópia do manual para quem queira se aventurar no scratch do que falta (essa foi minha idéia inicial para aproveitar tais peças).   Como o kit acabou de chegar no mercado, ainda não há nada pra ele, mas logo vão surgir componentes que farão essa gambiarra, fora quem encara o scratch mesmo...

Não há porque segredo:  São os sprues D, E, F, I, J, P e Q.  Tendo os transparentes, pedindo esses que incluem as carlingas e janelas, mais peças cruciais como cockpit, motores, helices, trens de pouso e longarinas, mais miudezas.  São sete, não seis...

Importante observar que o sprue F, que vem com as janelas laterais e lampadas diversas, tem versão  transparente e cinza.  tem que pedir a transparente.

Felipe C. Miranda posted:

Não há porque segredo:  São os sprues D, E, F, I, J, P e Q.  Tendo os transparentes, pedindo esses que incluem as carlingas e janelas, mais peças cruciais como cockpit, motores, helices, trens de pouso e longarinas, mais miudezas.  São sete, não seis...

Importante observar que o sprue F, que vem com as janelas laterais e lampadas diversas, tem versão  transparente e cinza.  tem que pedir a transparente.

Valeu, Felipe. Vou analisar esses com mais calma.

A propósito, não é para mater segredo. É que não sei se esses detalhes interessam a mais participantes do forum.

Abs, Ivan

Incluir Resposta

Curtidas (1)
Luis Pacheco
×
×
×
×