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The LARC-LX, U.S. wheeled, amphibious vehicle Military Museum Of North Florida, Green Cove Springs, Fla.

O BARC (barcaÇa, anfÍbio, reabastecimento, carga), mais tarde designado como LARC LX (Lighter, anfÍbio, reabastecimento, Cargo), podia transportar 100 toneladas de carga ou 200 homens (o normal era 60t e 120 homens), e foi usado para o transporte de veÍculos de rodas e lagartas, incluindo equipamentos de preparaÇão de praia e carga geral de embarcaÇão para terra ou para pontos de transferÊncia de interiores. Era o único anfÍbio no inventÁrio do ExÉrcito dos Estados Unidos capaz de chegar a uma praia surfando as ondas.

LARC_LX_Perspective

Ele tinha capacidade de operaÇão em solos frÁgeis operando com peso bruto de 144,7 t (54,4t de carga). Era capaz de fazer transbordo de conteiners de 12,2m descarregados por grua, empilhadeiras ou correias transportadoras semelhantes às existentes em aeroportos.

LARC-pic1

M60A2 is driven off LARC 60 amphibious landing craft during the Army exposition PROLOG '85

O veÍculo era movido por quatro motores a diesel de 265hp GMC posicionados nos lados do casco, cada um dos quais dirigia uma roda em terra. Os pares de motores eram acoplado para acionar cada uma das duas hÉlices de diâmetro de 1,2 m. e que impulsionavam o veÍculo na Água. Sua velocidade mÁxima era de 36km em terra e 12 km na Água.

LARC LX props

EspecificaÇÕes:
TripulaÇão: 3
Peso: 88182 kg de carga: 60000 kg
Motor: 4 x Detroit 6stroke 7093cc 265 hp diesel;
Autonomia: 240km em terra e 120km na Água;
Comprimento: 20m
Largura: 8m
Altura: 6m
Velocidade:  12km/ h em Água e 24km / h na terra (com 100t de carga)

O BARC era transportado para o local de aÇão em cargueiros com grandes guindastes.

Tendo feito a sua primeira viagem em 1952, ele viu serviÇo ativo pela primeira vez em 1967, quando eles foram enviados ao Vietnã para apoiar a 101ª Divisão Aerotransportada e a Primeira Divisão de Cavalaria, em 1968.

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A última companhia LARC  do ExÉrcito dos EUA foi desativada em 2001, fechando um ciclo de 49 anos de serviÇo ativo.

Ao que se sabe, existem trÊs LARC oficialmente sobreviventes, atÉ a presente data (2010).

Um no Museu Militar do Norte da FlÓrida, em Green Cove Springs, Fla.,

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outro no Lane Motor Museum, em Nashville, Tennessee e

That is at the Lane Motor Museum in NashvilleScreenShot906ScreenShot907

e outro no Museu Marshall, em Overloon, Holanda.

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Alguns veÍculos foram comprados pelo ExÉrcito da Holanda e podem estar em mãos departiculares, como esse abaixo, à venda por $2 milhÕes.

LARC LX 43 pic1Sbd side LARC LX

Earl Salmons, um sargento reformado do Corpo de Fuzileiros que trabalha no museu de Green Coves relata que 40 dos LARC em serviÇo no Vietnã, ao não mais serem necessÁrios, foram pilotados Oceano PacÍfico adentro e afundados.

 

Sigam o link e vejam mais algumas imagens desse gigante militar e pouco conhecido.ScreenShot908

https://www.youtube.com/watch?v=UD0PfZ82uCg

 

Abs e um Feliz Natal a todos e a suas famÍlias.

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  • ScreenShot908
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Eduardo Blitz posted:

Caramba, carambola, carambolinha! Esse treco é GRANDE. 

Nem sabia que existia.

O que mais chama a atenção não é nem o tamanho mas o quase desconhecimento de um veiculo desse tamanho e dessa importância na logística de um exército.

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