Uma especificaÇão da Marinha emitida em 1933 visava a substituiÇão do hidroavião torpedeiro LatÉ 290, em serviÇo a partir de 1934.
Esta ordem de serviÇo pedia um novo torpedeiro e a empresa LatÉcoÈre desenvolveu o modelo 298, uma versão mais moderna do seu antecessor.
A LatÉcoÈre 298.01 voou pela primeira vez em Maio de 1936.
O LatÉ 298 foi uma monoplano de asa mÉdia de construÇão metÁlica, com exceÇão das superfÍcies em lona da cauda de madeira, com uma hÉlice de passo variÁvel. Era um hidroavião de trÊs lugares com asas afiladas.
Ele podia carregar um torpedo sob a fuselagem que era lanÇado a 100 metros da superfÍcie d´Água.
O protÓtipo foi bem sucedido e uma encomenda de 127 aeronaves foi aprovada pelas autoridades francesas.
VÁrias versÕes foram desenvolvidas, todas caracterizadas por um interior redesenhado. O LatÉ 298A foi entregue em Outubro de 1938.
O LatÉ 298b foi equipado com controles duplos e asas dobrÁveis.
Finalmente, o LatÉ 298D teve comandos duplos e asas fixas. Todos estes dispositivos entraram em serviÇo atÉ o armistÍcio de Junho de 1940.
Um dos LatÉ 298D foi fornecido com uma gÔndola de observaÇão ventral e recebeu o nome de LatÉ 298E.
Metralhadora Darne modelo1933 para proteÇão.
A montagem do LatÉ 298 em Biscarosse.
Um LatÉ 299, derivado do 298, foi fabricado visando ser uma aeronave de reconhecimento, bombardeio e torpedeiro, voando em julho de 1939. Apenas dois exemplares foram construÍdos.
Durante a campanha na FranÇa, oito esquadrÕes operacionais foram equipados com essas aeronaves sendo duas a bordo do transporte de hidroaviÕes "Commandant Teste".
Algumas foram utilizadas em ataques à unidades motorizadas alemãs entre Boulogne e Somme, um tipo de missão para a qual esta aeronave não estava preparada.
Como sempre, olha se a turma do Adolfo não ia dar uma experimentadinha...
ApÓs o armistÍcio, seis unidades permaneceram em serviÇo com a autorizaÇão das comissÕes alemãs e italiana.
Ao final da guerra, alguns LatÉ 298 terminaram seus dias na escola de Hourtin, em 1951.
No total, foram construÍdas 177 aeronaves.
O kit para quem gosta de montar pequenas joias...
E um kit 1/48 Latecoere 298B da Azur, montado por Ioannis Giavassis.