Boa tarde.
Recebi um aerógrafo Gatti AG-3, mas ainda não fiz a estréia, porque bateu aquele medinho de fazer a limpeza após a pintura, pois eu já ouvi falar que não se deve desmontar para nada. Procede a informação?
Com a palavra os donos de Gatti.
Boa tarde.
Recebi um aerógrafo Gatti AG-3, mas ainda não fiz a estréia, porque bateu aquele medinho de fazer a limpeza após a pintura, pois eu já ouvi falar que não se deve desmontar para nada. Procede a informação?
Com a palavra os donos de Gatti.
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A retrolavagem resolve a maioria dos casos.
Desatarracha a capa do bico, enche o copinho com o solvente da tinta que você usou, puxa o gatilho para trás, tampa o orifício de saída de tinta com o dedo e deixa borbulhar.
Eu repito a operação até o solvente ficar limpo.
Para limpezas mais pesadas eu uso um limpador ultrasônico e, caso a coisa esteja realmente feia mando pro Sr. João Elaga revisar pra mim.
Tenho e uso um AG-3 e declaro, a quem interessar possa, que o acima referido é verdade e dou fé !
Já tenho o meu há 18 anos, no início eu pensava assim, mas cansei de desmontá-lo para limpar, principalmente a agulha e as saídas dos bicos. Nunca tive problemas.
Quando vc sentir que a tinta está fazendo bolhas dentro do copo e não está saindo, é a hora de desmontá-lo para limpar as peças de dentro.
Valeu galera! no FDS vou estrear!
Já desmontei e remontei o meu para limpeza mais de 50x. Acho que ele atualmente tá melhor pra trabalhar do que quando veio novo de fábrica.
Marcelo Raposo posted:Já tenho o meu há 18 anos, no início eu pensava assim, mas cansei de desmontá-lo para limpar, principalmente a agulha e as saídas dos bicos. Nunca tive problemas.
Quando vc sentir que a tinta está fazendo bolhas dentro do copo e não está saindo, é a hora de desmontá-lo para limpar as peças de dentro.
Idem. O cuidado que você deve ter é com a agulha e o bico injetor (para não entortar a ponta). Para evitar danos à agulha ao removê-la (pela parte da frente do aerógrafo), coloco um pedaço de espuma na ponta para protegê-la, e ao recoloca-la novamente no aerógrafo após a sua limpeza, também o faço pela parte da frente do aerógrafo para evitar danos na ponta da mesma.
A retrolavagem funciona, mas tem horas, dependendo do que você utilizou na pintura, que não tem jeito...só desmontando e fazendo uma limpeza.
Infelizmente não tenho ultrassom para limpeza, mas acho que seria a melhor maneira, pois evita a desmontagem do aerógrafo.
Flagship_GOL posted:Já desmontei e remontei o meu para limpeza mais de 50x.
Acho que passei disso pois toda vez que aerografo desmonto ele todinho e limpo. Até por saber que atualmente seria difícil ($$$) comprar outro.
vixe, custa 20,00 a agulha do gatti, eu tenho 3 gatti e tenho agulha sobressalente para os 3, mas nao sai se vou precisar, limpando ele creio ser muito dificil danificar, so se derrubar mesmo e ele tiver sem a protecao da agulha.
Mas é verdade que nao precisa desmontar o gatti, mas isso nao é por preciosismo ou cuidado e sim porque nao precisa, como eles nao tem nada de oring é so usar thinner e fazer retrolavagem, jatear com a agulha retraida 1 cm para tras, jatear uns 2 ou 3 copos cheios que 99% das vezes basta, mas sempre tem que tirar a agulha e limpar ela, se secar tinta nela ela pode grudar na gaixeta. e nao precisa exagerar, é so puxar para tras e colocar com cuidado por tras mesmo.
E se nao resolver nos outros 1% dos casos, como nao tem oring eu tiro a agulha e coloco ele em pe com a ponta para baixo num copo, coloco thinner ate a altura de antes do gatilho (para nao pegar thinner na valvula de ar) e coloco o copo no ultrassom... ja recuperei 5 gatti que estavam com PT la no clube fazendo isso, sempre é tinta que secou na agulha e na gaixeta + o bico entupido.
Ai é so lubrificar a mola, o gatilho, a agulha e pá, esta zerado.
os que precisam desmontar sao os que tem oring porque nao da para mergulhar no thinner ai tem que tirar as pecas para poder colocar elas no thinner
Tenho um AG3 a uns vinte anos. Sempre o desmontei e montei para limpeza. Nunca deu um problema sequer.
Eu também tenho um Gatti faz muito tempo e a única coisa que deu problema foi a rosca (opa!!) do bico. Não aconselho ficar tirando a todo momento.
Mas, eu uso muito Duco, então a limpeza é bem mais fácil...
Abs
Wolney
Wolney posted:Eu também tenho um Gatti faz muito tempo e a única coisa que deu problema foi a rosca (opa!!) do bico. Não aconselho ficar tirando a todo momento.
Mas, eu uso muito Duco, então a limpeza é bem mais fácil...
Abs
Wolney
KKKK...essa foi boa!
Mas agora falando sério, eu pretendo usar Duco e poliéster.
Tô ficando de saco cheio das acrílicas por conta da trabalheira da limpeza.
Gato Gordo posted:Wolney posted:Eu também tenho um Gatti faz muito tempo e a única coisa que deu problema foi a rosca (opa!!) do bico. Não aconselho ficar tirando a todo momento.
Mas, eu uso muito Duco, então a limpeza é bem mais fácil...
Abs
Wolney
KKKK...essa foi boa!
Mas agora falando sério, eu pretendo usar Duco e poliéster.
Tô ficando de saco cheio das acrílicas por conta da trabalheira da limpeza.
que acrilitas esta falando? A limpeza de acrilicas e automotivas é a mesma... diferente é enamel.
Sabado eu passei verniz PU em um Kit e esqueci no AG2, sai para almocar e nem lembrei de limpar.
Domingo fui usar e ai vi a MMMM que tinha feito, estava com PU seco no copo, no corpo, no bico... Pensei: ja era perdi o aerografo
ai deixei de molho no thinner de retoque no ultrassom e foi amolecendo, limpei com escovinhas, thinner, ultrassom, thinner de PU, ultrassom, acetona pura, ultrassom, limpeza com escovinha, deixar de molho horas no thinner PU, ultrassom, ai estava limpinho, ai enchi o copo com xilol para finalizar e pá. zerado. Por isso que eu gosto do gatti e do lince que nao tem nada de o-ring, se tivesse ia ter que procurar oring porque o processo de salvamento com certeza ia desintegrar todos.
Para quem usa DUCO, jamais faça retrolavagem num IWATA.
giordano posted:Para quem usa DUCO, jamais faça retrolavagem num IWATA.
acho que depende do Iwata... eu tenho 4 (HP-SB, CM-SB, CM-C Plus e Eclipse), dos que eu tenho:
os Custom Microm nao pode usar solvente, so tinta a base de agua, foram feitos para aquarela (ilustracao) e tem um oring de borracha bem onde mistura o ar com a tinta, esses é facil ir para o vinagre.
o HP-SB pode ( Teflon™ needle packing for automotive or other solvent-based paints)
o Eclipse tambem pode (Solvent Resistant O-Ring)
Afinal de contas, o que é esse tal ultrassom que vocês usam para limpeza?
Flagship_GOL posted:Afinal de contas, o que é esse tal ultrassom que vocês usam para limpeza?
é aquelas lavadoras ultrassonicas usadas por eletronicos, por ourives, por dentistas...
eu tenho a instrutherm que acho que é a mais barata hoje, 235 reais, mas nao recomendo, muito fragil, ja trocaram uma vez e ela ja parou de funcionar, mas do nada voltou a funcionar.
de dentista custa 650 reais para cima, e tem outras.
se eu fosse comprar hoje compraria no ebay por 85 reais, so procurar por ultrasonic cleaner
Que bacana. Ainda não conhecia! Valeu!
A propria Gatti tem o serviço de limpeza do aerografo .
bem, eu salvei meu AG2 com verniz PU seco dentro domingo, no clube ja salvei uns 4 ou 5 gatti com PT.
acho que ter uma dessas ultrassom e aprender a limpar sem desmontar conforme o aerografo (se for resistente a thinner ou nao) é obrigatorio, ainda mais pelo preço de 85 reais do ebay com frete gratis.