No perÍodo entre as duas guerras mundiais, a PolÔnia não tinha qualquer aeroplano naval que levasse torpedos ou mesmo bombas.
Este preenchimento de lacuna foi projetado entre 1933 e 1934, criando o Lublin R-XX.
O Lublin R-XX foi um hidroavião equipado com dois motores do tipo Brisol. O protÓtipo foi concluÍdo na primavera de 1935.
Logo, a mÁquina foi transportado para o aeroporto em Puck, iniciando os testes de voo.
Eles duraram um tempo relativamente longo e foram conduzidas em sigilo absoluto. Apesar de ter uma velocidade, digamos, decente para a Época, ele tambÉm tinha algumas desvantagens, e a mais grave eram os problemas com o posicionamento correto da variÁvel carga. Apesar disso, decidiu-se deixar a aeronave a cargo da Marinha.
Verificando-se as necessidades de alteraÇÕes, ainda em 1935, comeÇou-se a construÇão de uma versão melhorada, designada Lublin R-XXA e que era para ser um modelo de referÊncia para uma versão em sÉrie.
Nesta mÁquina foi revisado a parte da frente da fuselagem, a empenagem, uma nova tampa do motor, os ejetores para cargas de profundidade e as posiÇÕes dos tripulante na cabina e na Área de tiro onde passariam a estar completamente abrigados por torres envidraÇadas.
A construÇão do R-XXA foi interrompida no final de 1935, quando a companhia Pl & G que o construÍa faliu.
Em seu lugar, assumiu a empresa SFR que passou a tocar o projeto, ao mesmo tempo que lhe dava um novo nome: LWS-1.
O trabalho continuou atÉ meados de 1936, quando foi tomada a decisão de abandonar o projeto em favor do projeto LWS-5, uma variante do bombardeiro naval LWS-4 Bison.
EspecificaÇÕes:
Envergadura: 23,65 m
Comprimento: 16,64 m
Altura: 5,90 m
Teto: 5500 m
Alcance: 1650 km
Velocidade mÁxima: 261 km/h
Os Kits
Feito por fabricante polonÊs todo em resina e vacuoform.
Em papel por fabricante tambÉm polonÊs.
Abs e atÉ o prÓximo AP & I.