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Galera, alguém teria fotos dos Lynx da nossa Marinha dos tempos que eles usavam marcações em branco como da foto abaixo, ou mais antigas, de quando eram pintados de cinza claro e branco?  preciso ver o que que mudou comparando com o perfil atual.

Estou trabalhando nos profiles deles, primeiro passo para decalque... 

Last edited by Felipe C. Miranda
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Um detalhe importante é que nos nossos Lynx existe uma caixa na lateral esquerda da fuselagem que não vi em nenhum Lynx de outro país.  Na escala 1/72 o Duarte tem um set de correção para o kit da Fujimi que vem com essa peça, mas na 1/48 e 1/32 fica a falta.  

A tal peça é essa caixa com tampo vermelho redondo nessa foto:

Last edited by Felipe C. Miranda

A versão Sul Africana também tem essa caixa. 

Eu gostaria muito de fazer a versão com as marcações da UNIFIL para juntar ao "patche" oferta de um amigo.

A minha preferência vai para a escala 1/72 devido a contingências de espaço mas nem sei se o kit da Hobbyboss é o mais indicado para a versão Brasileira (Super Lynx). 

Não 1querendo só pensar no próprio umbigo mais na 1/48 seria minha opinião, até por ter um airfix alemão que vem com a .50 e também com marcações da ONU.

Para que serve esse " prato vermelho" nos Lynx?

Felipe C. Miranda posted:

A tal peça é essa caixa com tampo vermelho redondo nessa foto:

Depois de alguma pesquisa consegui saber do que se trata:

Transmissor de emergência flutuante ( ELT "Emergency Locator Transmitter")

Ao se desprender da aeronave, por comando do piloto ou pelo afundamento da aeronave,  transmite um sinal de emergência.

 

Felipe C. Miranda posted:

Galera, alguém teria fotos dos Lynx da nossa Marinha dos tempos que eles usavam marcações em branco como da foto abaixo, ou mais antigas, de quando eram pintados de cinza claro e branco?  

Achei estas fotos em fóruns de Portugal:

E esta no site Alide:

 

E um perfil:

Last edited by Rogerio77
Rogerio77 posted:

Também penso que na 1/48 teria mais saída. Há muito mais modelistas nesta escala do que na 1/32, aliás há muito mais modelistas ainda na 1/72 do que na 1/32.

De repente, são poucas versões a fazer... Acho que vai dar pra fazer as tres escalas de uma vez só...  

A versão portuguesa é uma que estará no decalque, mas será que não tem nada personalizado nesse? Vou aguardar a opinião do nosso colega Luiz Pacheco, que saca bastante de versões portuguesas...

A versão usada pela Marinha portuguesa designa-se por MK.95. Tudo idêntica à versão MK.90 da Marinha Dinamarquesa.

Na escala 1/72 contamos com o seguinte kit da Hobbyboss que faz a versão portuguesa diretamente da caixa:

Inclui inclusive decalques específicos mas na maioria incorretos segundo os entendidos.

Na escala 1/48 o kit da Airfix também faz direto da caixa:

e o mesmo acontece com kit da Revell na 1/32 que dispõem de todas as peças necessárias para reproduzir a versão MK.95.

 

Last edited by Luis Pacheco

Observando com mais atenção o kit 1/32 que tenho, que é o Sea Lynx Mk.88, kit 04652, descobri que esse kit só serve pra fazer a versão naval alemã e de alguns outros paises!  Para a versão brasileira e de outros paises que estarão no decalque 1/32 o kit correto é o outro box da Revell 04837, o HAS.3:

O que inviabiliza o kit 04652 é a lança de cauda fixa, que inclusive tem desenho diferente esse design de cauda é visto na versão naval alemã e varios outros paises, menos Brasil, Portugal, Argentina, Nigeria e Royal Navy.

Reparem as diferenças no desenho que fiz das duas caudas:

A Revell oferece apenas a cauda fixa da versão alemã no kit 04652, e por causa do flir no nariz usado na versão alemã, o kit vem com a arvore de pecas onde também tem a cauda dobrável da outra versão, mas não vem a parte fixa da cauda dobrável, que só vem no kit 04837.

Dessa forma a galera que quer fazer Marinha do Brasil na 1/32 corretamente, tem que pegar o kit 04837, Lynx HAS.3 pra fazer a versão mais antiga, e ter os dois pra misturar peças e fazer a versão atual.  Será preciso ver como é nas escalas menores.

Last edited by Felipe C. Miranda

Correcto, Felipe.

Como vi os dois tipos de cauda fui induzido em erro.

Agora para quem quiser reproduzir a versão portuguesa fico na dúvida se vale mais partir do HAS.3 e pedir à Revell a grelha onde consta o "radome", da versão "04652", ou pegar neste último e pedir então a grelha onde consta a lança da cauda do HAS.3.  

Há sempre a alternativa mais barata mas mais trabalhosa de partir para o corte e lixa. 

Obrigado Felipe pela chamada de atenção em relação à versão "lusa". Valeu. 

 

 

Felipe C. Miranda posted:

Desculpe a ignorância, mas o que é o FOD?

FOD de um jeito curto e grosso é o filtro que impede de entrar objetos estranhos ao motor a grade má entrada de ar do Lynx. Não conheço a terminologia correta mais acho que é isso.

Faisca posted:
Felipe C. Miranda posted:

Desculpe a ignorância, mas o que é o FOD?

FOD de um jeito curto e grosso é o filtro que impede de entrar objetos estranhos ao motor a grade má entrada de ar do Lynx. Não conheço a terminologia correta mais acho que é isso.

Se é isso, vem sim.  O jogo de transparências é o mesmo nos dois kits.

Luis Pacheco posted:

Obrigado Felipe pela chamada de atenção em relação à versão "lusa". Valeu.  

Descobri outros detalhes Luiz.  A versão lusa não possui a caixa com tampo redondo vermelho como a brasileira.  mas tem ou outro acessório personalizado no lado esquerdo que é exclusivo.  E tem mais um complicador:  as portas na versão lusa são diferentes, no lado esquerdo a janela da porta deslizante fica mais recuadaDSC09387

No lado direito a janela é quase centralizada:

IMG_9673

Pra essa configuração, na 1/32, teria que ter o kit 04837, com as portas do 04652!  Isso porque as portas defaut da versão no kit 04837 tem as janelas de ambos os lados avançadas na direção do nariz, como na versão brasileira:

DSC03705FotosdoRio-02025

Que salada braba...   Na 1/48 esse problema não existe, pois o kit da Airfix vem com todos os opcionais na caixa.

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Last edited by Felipe C. Miranda

Bem bom que a 1/32 não é a minha escala. 

Para a versão portuguesa, na 1/32, o melhor mesmo, na minha opinião, é partir do kit "04652" e pedir à Revell a grelha onde consta a lança da cauda dobrável. No "04652" constam as portas como você apontou e aquele cilindro na horizontal do lado esquerdo.

 

Luis Pacheco posted:

Bem bom que a 1/32 não é a minha escala.  No "04652" constam as portas como você apontou e aquele cilindro na horizontal do lado esquerdo.

 

Verdade, o cilindro está lá, faz parte da versão alemã...  Menos um trabalho de scratch. 

Last edited by Felipe C. Miranda

FOD = Foreing Object Damage ou dano por objeto estranho, e na MB chamamos de DOE.

Os protetores de FOD ou DOE, são essa capas vermelhas que protegem motores, antenas sensores.

Quanto a "caixa vermelha", realmente é o ELT como o Pacheco falou.

 

LT Motta posted:

FOD = Foreing Object Damage ou dano por objeto estranho, e na MB chamamos de DOE.

Os protetores de FOD ou DOE, são essa capas vermelhas que protegem motores, antenas sensores.

Quanto a "caixa vermelha", realmente é o ELT como o Pacheco falou.

 

Piloto de Lince ,LT Mota? 

 

Essas versões com nose arts complexas não serão incluídas porque aquelas estampas são adesivos fotográficos, fáceis de fazer na escala real, mas impraticáveis em decalque na escala dos kits, no processo de silk screen convencional, além da quantidade enorme de cores ser proibitiva em custos, pelo menos pra mim, na MicroScale.  Só em decalque caseiro, em impressoras fotográficas.  A única versão daquele tipo  que devo fazer é que tem o morcego da Bacardi, pois é uma estampa em cores lisas, compatível com decalque e outra do Rogue em low vis.

Last edited by Felipe C. Miranda
Nem sempre há tantos Lynx prontos para voar no Montijo. Entre missões e manutenção, os 5 Lynx são muitas vezes...poucos.

Nem sempre há tantos helicópteros prontos para voar no Montijo. Entre missões e manutenção, os 5 Lynx são muitas vezes…poucos.

Todos os destacamentos “flight” criam os seus próprios emblemas que usam quer nos fatos de voo, quer nos helicópteros, os chamados “Nose Art” [em cima,

Todos os destacamentos “flight” criam os seus próprios emblemas que usam quer nos fatos de voo (os “Patch”), quer nos helicópteros, os chamados “Nose Art” (em cima, “Dash”). Estes são constituídos por um desenho – que é transposto para o nariz do helicóptero – e ao mesmo tempo constitui o indicativo rádio desse aparelho durante o tempo que se encontra embarcado. Os Lynx que estão na EHM, no Montijo, não os usam. Os destacamentos ao serem activados têm um número de ordem.

O

O “patch” (para uso no fato de voo) do 14,º Destacamento “Lynx” da EHM decorreu em 2004 e designou-se “Dash”.

Repare só nessa estampa: marrom, terracota, cor de pele, azul pálido, azul claro, azul médio e azul indigo.  Só nessa estampa sete cores que não se encaixam em nenhuma outra prevista e algumas cores especiais segundo a tabela da MicroScale...  Esse decalque sairia caríssimo...  Voces precisariam conhecer os bastidores pra entender.

Last edited by Felipe C. Miranda

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