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Comecei a assistir um filme da série "santos ou soldados", aonde a máquina em ação é um hellcat M18.  Então fiquei pensando e fui dar uma investigada.

Este caçador de tanques foi a máquina que mais destruiu tanques alemães e com menos baixas ( sic wikipedia) foi projetado pela Buick, com suspensão tipo Cristie, pouca blindagem e o motor de avião continental de 520 hp da ford e cambio automático tipo hidramatic da GM ( paixão do meu pai nos chevy 51), uma saladinha de frutas !!!! Mas parece que funcionou bem, foi produzido até 1950. Quase não se fala sobre êle, o famoso é o primo Sherman.

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Bom dia.

O problema com o M18 foi que, no papel, ele funcionava e em campo, não.

No papel, com cinco tripulantes, com seu motor radial de 400hp em 2400rpm, refrigerado à ar e movido à gasolina, seu peso de 19,5 toneladas e suspensão por barra de torção, faziam com que ele andasse em estradas pavimentadas com velocidade máxima acima de 96km., sendo o mais rápido veículo com lagartas da 2ªGM.

Seu armamento principal foi uma de três diferentes versões do canhão de 76mm, designadas de M1A1, M1A1C e M1A2, a mesma série de canhões principais montados nos tanques M4 Sherman de segunda geração. Não havia armamento secundário no carro, exceto uma .50 em anel circular no alto da torre aberta.

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Apesar da boa recepção por parte dos militares americanos adeptos do tanque-destróier, em virtude da pressa em colocá-lo em produção, uma série de falhas surgiram.

Muitos defeitos eram de projeto que foram minimizados ainda na linha de montagem, mas outros surgiam quando dos seus testes.

Seus maiores problemas era a sua incapacidade em lidar com os novos tanques alemães, Panther, TigerI e II e Stugs, sua torre aberta vulnerável, sua blindagem mínima preocupante aos tripulantes, seu motor à gasolina, perigosos e voraz, seu pequeno armamento defensivo e exposto e sua suspensão por barras de torção que o tornavam algo parecido com os blindados alemães, havendo casos de perda de veículos por fogo amigo.

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Isso acabou ficando tão sério que o Comitê de Armamento recomendou que as primeiras 684 unidades do M18 construídas voltassem à fábrica para serem submetidas a modificações. No final, 640 carros foram convertidos na fábrica da Buick em um veículo utilitário blindado de torre aberta, o M39.

O M39, que passou a ter apenas três tripulantes, tinha como funções básicas substituir o utilitário blindado de reconhecimento M20, como trator rebocador de armas antitanques ou como transportador blindado de pessoal M3/M3A1, quando podia levar até 8 soldados equipados. Manteve apenas a .50 no anel circular como armamento.

Há quase nenhum testemunho fotográfico dos seus 2 meses de atuação na Europa. Não foi utilizado no Pacífico, bem como outros modelos de veículos de torre aberta, pela sua vulnerabilidade em virtude da agressividade das táticas das equipes antitanques japonesas.

Seu uso mais intenso foi na Guerra da Coréia.

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 O M18 não foi esquecido.

Foi um projeto que no papel tinha tudo para dar certo, mas perdeu o tempo adequado para entrar em combate.

Além de falhas intrínsecas ao projeto, novas táticas de uso de blindados e unidades de apoio modificaram o ambiente onde veículos com as características do M18 podiam alcançar sucesso.

Espero ter ajudado nessas breves colocações.

Abs,e um bom domingo a nós e nossas famílias.

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Last edited by artemius111

Estou concluindo um da AFV, mas digo que é uma lambança montar a suspensão deste bruto, porem ate que fica bonito.

Comprei o DVD do filme citado só pra ver como ele se comportava em combate, filme não é de todo ruim.

Beleza Artemius por esclarecer este assunto, também estava curioso.

Abs.

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